Vauxhall Vectra - BTCC 2010

Posted Posted by Pipe in , , , , Comments 5 comentários



Para aproveitar esse fim de Domingo escolhi alguns dos Vauxhall Vectra que disputam o BTCC na temporada deste ano. Vauxhall é a filial da GM para os países onde se dirige do lado direito, como Inglaterra e Japão. Apesar do nome, esse Vectra não tem muito a ver com o nosso brasileiro, talvez os faróis lembrem um pouco e acho que só.

Esse modelo já participa do campeonato inglês há algum tempo, gosto dele, e as pinturas que algumas equipes utilizaram esse ano deram um destaque interessante ao carro. O primeiro todo preto é do piloto italiano bi-campeão da categoria, Fabrizio Giovanardi, com seu número característico #888 da equipe Uniq Racing. O outro "discreto" preto com detalhes em rosa é da Pinkney Motorsport do piloto David Pinkney, e o colorido simpático é da Pirtek Racing que sempre utilizou essa pintura em seus carros.

*Atualizado
O Rui Amaral passou uma informação interessante. Um Vauxhall foi o primeiro carro a vencer o mundial de construtores da Fórmula 1 em 1958, a equipe era muito forte e contava com nomes como Stirling Moss, Tony Brooks e Lewis-Evans. Isso mostra como essa ligação da marca com o esporte a motor vem de muito tempo e dura até hoje, não mais na F1, mas em outras categorias importantes e competitivas.

E o Alysson acrescentou que esse parece ser o Opel Vectra OPC fabricado pela Vauxhall, que tem um motor V6 2.8L Turbo com 276HP, capaz de atingir 260Km/h.



5 comentários:

Rui Amaral Jr disse...

Pipe, o Vauxhall foi o primeiro carro a vencer o mundial de construtores de Formula Um em 1958. Era uma equipe fortíssima com Stirling Moss, Tony Brooks e Lewis-Evans. O vencedor do mundial de pilotos aquele ano foi Mike Hawthorn pilotando Ferrari.

Abs

Rui

Alysson Prado "Balo" disse...

Pipe esta geração do Opel/ Vauxhall Vectra ficou a venda na Europa por estas duas divisões da GM e pela Saturn nos Estados Unidos de 2002 até 2006, quando o Insignia estava sendo preparado. Esta terceira geração não veio ao Brasil, uma vez que o atual Vectra nacional na verdade é uma versão 'abrasileirada' do Opel/Vauxhall/ Saturn Astra sedan. Esta versão do BTCC se parece com a Opel Vectra OPC, ou VRX para o modelo fabricado pela Vauxhall, que contavam com um motor V6 de 2.8 litos turbo e 276 caavlos de potência, o suficiente para ir de 0 a 100 Km/h em 6,5 segundos e velocidade máxima de 260 km/h.

LINKS:

http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en|pt&u=http://www.tuninglinx.com/html/vauxhall-vectra-vxr-20061.html

http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en|pt&u=http://www.parkers.co.uk/cars/reviews/vauxhall/vectra-vxr-2005.aspx

abs.

ALYSSON PRADO "BALO"

Guilherme Akatsu disse...

Ainda sonho com o retorno da stock dessa forma, um carro de verdade com motores de cada montadora brigando por desempenho e tecnologia

Pipe disse...

Fala Rui, valeu pelas informações, eu não sabia que essa marca tinha corrido na F1, e quanto mais vencido um mundial. Pelo visto tem muito mais história pra contar do que eu pensava.
Falou, abraço.

--------------------

Fala aí Alysson, ótimas informações. Esse nosso "Vectra GT" que na verdade é o Astra europeu é uma vergonha mesmo. Agora que vc mencionou o OPC e o VRX eu me lembrei que tenho ótimas fotos deles, são muito maneiros, realmente, vou ver se posto eles em breve.
Os links estão jogando pro google translator, mas sem nenhum texto, vai ver deu erro, mas tá valendo mesmo assim.
Abraço.

---------------------------

Fala Guilherme, seria muito bom mesmo ver a Stock novamente com carros de verdade, apoio de várias montadores e tudo mais. Infelizmente eu acho que a tendência é nunca mais voltar a ser como antes. As bolhas dominaram a categoria a maioria das montadoras não estão nem aí pra ela. Eu até gosto, assisto as corridas e tal, mas poderia ser muito melhor mesmo.
Abraço.

Anônimo disse...

Apenas corrigindo, a primeira equipe a ganhar o campeonato mundial de construtores foi a inglesa Vanwall, que, até onde eu sei não teve conexão alguma com a Vauxhall.