Carga Rápida: Alfa Romeo 155 T6

Posted Posted by Pipe in , , Comments 10 comentários



E por falar em Alfa, a primeira Carga Rápida desse mês é essa Alfa Romeo 155 GTA que disputou o ITC, campeonato Italiano de carros de turismo, em 1992. É bem parecido com os 155 que disputaram a DTM. E impressionante a quantidade de gente de olho na retirada do carro de dentro do caminhão, cena comum na Europa e nos EUA, mas pouco vista por aqui onde os carros chegam com os autódromos fechados e o público não tem acesso a isso.

*Atualizado
O novo amigo Roger informou que o ITC teve início em 1995, logo o carro dessa foto não seria o 155 GTA, ou então a data de onde eu peguei estava errada, ou então o nome do campeonato está errado, ou então esse carro era um modelo da DTM. Bom, seja lá que modelo for valeu o registro, e se alguém tiver certeza da resposta é só falar que eu atualizo.

*Atualizado 2
Muito bom, muito bem, em primeiro lugar gostaria de agradecer a quem participou com novas informações e pontos de vista. Muito foi dito e acho que chegamos a uma conclusão sobre essa carro. Ele não correu no Campeonato Italiano de Turismo, nem no ITC (Internacional Touring Car Championship), que foi uma tentativa da FIA de expandir a DTM para outros países fora a Alemanha, e que não durou muito, e nem na DTM.

O Lui George trouxe provas que indicam que esse é o Alfa Romeo 155 T6 de Giampiero Simoni, que correu no BTCC (campeonato britânico de turismo) em 1994. Além do nome do piloto no vidro traseiro e da ausência do body kit diferenciado presente nos carros da DTM, esse vídeo mostra o carro em ação e confirma ser o exemplar do BTCC. Vale ressaltar também que esse carro estreou nessa temporada de 94, e de cara conquistou o título de construtores e piloto com Gabriele Tarquini, o atual campeão do WTCC, companheiro de Simoni na época.

Abaixo uma outra foto do 155 de Simoni visto de frente, belo modelo.


10 comentários:

Caco disse...

Por essa falta de contato do público com carros e pilotos, é que o automobilismo brasileiro está do jeito que está. Claro que não vai ser isso que vai mudar nosso automobilismo. Mas pequenos detalhes como esse é que seduzem o público e torna o esporte cada vez mais forte...

Roger disse...

amigo, uma correção, o ITC só começou no ano de 1995 e durou até 1996. Teve prova em interlagos no ultimo ano e eu fui!

Parabens pelo blog!

Pipe disse...

Fala Caco, concordo com tudo que vc disse, o nosso automobilismo não faz por onde para atrair mais o interesse do público, uma pena mesmo. O pessoal lá fora dá aula de como criar o interesse nas pessoas, os organizadores das principais categorias daqui deviam dar uma olhada lá pra ver se aproveitam alguma coisa.
Valeu, abraço.

-----------------

Fala Roger, seja-bem vindo e valeu pelos parabéns. Obrigado também pela correção, eu não sabia dessa informação sobre o ITC, vai ver onde eu peguei a foto a legenda estava errada ou eu me confundi, enfim. Fique a vontade para voltar mais vezes.
Abraço.

Pedro Costa disse...

OLá, tudo bem?

Esse modelo é o Alfa Romeo 155 do DTM.

Acho eu....

Um abraço.

Pedro Costa

Fórmula Total disse...

Em 1995 Alboreto e Larini correram na DTM com a Alfa. Portanto, a data 1992 para o ITC esta errada. Mas o modelo do carro esta corretíssimo: é uma Alfa 155 V6 DTM. E existe até um modelo que tem duplo escapamento que eu vou te mandar.

O DTM acabou em 95 e em 96 começou o ITC, que só durou uma temporada. Depois, o DTM voltou em 2000 e o ITC foi pro saco.

Anônimo disse...

Pessoal, vamos esclarecer as coisas, o DTM, Deutsche Tourenwagen Meisterschaft, ou campeonato de turismo alemão recebeu a entrada da Alfa Corse em 1993. Corriam inicialmente Nicola Larini e Alessandro Nannini. Larini de cara foi campeão, provavelmente com este carro da foto. Em 1995 a squadra corse recebeu outros pilotos entre eles o jovem Giancarlo Fisichella mas Larini e Nannini eram os principais (Alboreto nao corria na DTM). Com o sucesso estrondoso da DTM em todos os anos (Hockenheim reunia 200mil pessoas! isso mesmo, 200mil) a FIA resolveu entrar na parada e criou o ITC, International Touring Car Championship em parceria com a ITR entidade organizadora do DTM e os campeonatos acomteciam em paralelo com basicamente os mesmos pilotos mas em pistas diferentes. DTM era basicamente na Alemanha e o ITC no resto da Europa. Corriam nos 2 campeonatos a Mercedes, a Opel e a Alfa. Os motores eram V6 2.5L com aspiração natural, tração integral, toda eletronica banida da F1 e consequentemente custos muito altos. Em 1996 a categoria foi unificada no ITC e, com a má administração da FIA, foi a falencia com a saída da Opel e da Alfa.
Roger

Anônimo disse...

Pipe, permita me corrigir. O Michelle Alboreto correu sim no DTM.

Seu blog, quando achei, entrou na hora nos meus favoritos.

abs
Roger

Lui George disse...

Ola Pipe, dei uma procurada pela internet e achei as seguintes informações. Primeiro sobre a sigla ITC que aparece na legenda da foto. Talvez ela não se refira ao antigo Campeonato Italiano de Turismo e sim ao Campeonato Internacional de Turismo, que foi o nome que o DTM ganhou com a internacionalização da categoria a partir de 1995. Só que, procurando o nome do piloto que está escrito no vidro traseiro do carro, eu achei o piloto Giampiero Simoni que pilotou pela Alfa Romeo no BTCC nos anos de 1994 e 1995 e na etapa realizada em Diepholz do DTM/ITC em 1995, e pelo o que pesquisei sobre ele, em 1992 ele estava na Fórmula 3000, logo, é provavel que a data esteja errada.
Bom, então vamos as probabilidades, olhando a falta dos avantajados "body kits" presentes nos carros do DTM, eu imagino que este seja um Alfa Romeo 155 T6 do BTCC, no ano de 1994, pois foi nese ano que foi usado esse modelo de aerofolio. O carro estreiou no BTCC em 1994 e no seu ano de estréia a Alfa conseguiu os titulos de construtor e de piloto com o italiano Gabriele Tarquini, piloto que também é o atual campeão do WTCC.
Bom, e para finalizar, eu achei uma sequencia de 3 videos com imagens do carro em ação, inclusive uma com o carro sendo carregado no caminhao e se percebe claramente que a traseira é igual a da foto e tambem com imagens da perua Volvo 850 que já apareceu no blog. So um conselho, coloque no mudo porque as musicas de fundo sao horriveis, a ponto da propria pessoa q "upou" o video pedir desculpas na descrição. Ai vai os links:
http://www.youtube.com/watch?v=puPCOu7TF9o
http://www.youtube.com/watch?v=puPCOu7TF9o
http://www.youtube.com/watch?v=yPmwAMdxIcs&feature=related
abraço

Leo disse...

O carro é um Alfa 155 BTCC 1994 e o piloto é o Giampiero Simoni.

Pipe disse...

Fala Pedro,
Também cheguei a pensar que era o 155 da DTM, mas o Lui provou que é o do BTCC, mesmo. De qualquer forma valeu pela participação.
Abraço.

----------------------

Fala Leandro,
Valeu pelas informações cara, também me confundi com esse carro, mas o Lui confirmou aí que é o exemplar que correu no BTCC. Mas valeu de qualquer forma.
Abraço.

--------------------

Fala Roger,
Ótimos esclarecimentos cara, obrigado, entendi agora um pouco mais dessa confusão de campeonatos na década de 90, rs. Impressionante também o número de espectadores da DTM, devia ser incrível assistir as disputas ao vivo mesmo.
E como sempre a FIA estragando um campeonato, esse ITC tinha tudo pra ser um sucesso, uma pena.
E valeu por favoritar o blog cara.
Abraço.

----------------------

Fala aí Lui,
Mais uma vez vc salvando a pátria por aqui, rsrs. Valeu mesmo pelas informações e pelos vídeos. Aliás muito maneiro os vídeos, os pilotos trocando tinta direto, muito show as corridas.
Com essas informações passadas por vc ñ tem como negar, realmente é o carro do BTCC. Impressionante sua técnica apurada de pesquisa, rs.
Falou cara, grande abraço.

-------------------

Fala Leo, desculpe, mas não me lembro se é a primeira vez que vc comenta aqui. De qualquer forma seja bem-vindo e valeu pela informação.
Abraço.