Pit Stop: J. Stewart Matra-Ford MS80

Posted Posted by Pipe in , , , Comments 7 comentários



Eu estou meio insistente com fotos da F1 desde o fim do mês passado, mas é que tenho encontrado muita foto legal pela internet. Nessa por exemplo estão os mecânicos ajeitando Sir Jackie Stewart, e seu capacete inconfundível, no carro antes de uma saída para a pista. O carro é um Matra-Ford, ok, mas alguém faz idéia do modelo ao certo e o ano? Onde eu peguei a foto não dizia.

*Atualizado
O Claudio Paes Leme informou que esse é o Matra-Ford MS80 de 1969, com o qual Jackie Stewart conquistou seu primeiro campeonato mundial. Depois o Caranguejo lembrou que nessa foto o motor está sem uma parte da carenagem que incluía a asa traseira, como é possível ver na foto abaixo do mesmo carro na pista.


7 comentários:

Tohmé disse...

De cima se vê as belas linhas da Tyrrel.

Claudio Paes Leme disse...

Oi Pipe,
bom dia.

O modelo do Matra Ford é MS 80 de 1969 e foi com ele que Jackie Stewart conquistou seu primeiro título mundial. No ano seguinte a Matra se recusou a fornecer o chassis para a equipe de Ken Tyrrell pois eles corriam com motor Ford e os franceses queriam fornecer apenas o pacote completo.
Aí a Tyrrell foi correr de March que estreou na F1 naquele ano (1970).

Abraço

Claudio Paes Leme

Anônimo disse...

A Matra MS80 tinha uma versão 4x4, que correu algumas vezes em 69, a MS84. Pilotada pelo Johnny Servoz Gavin, era o típico carro complicado. A foto é excelente Pipe, pois nos dá uma exata noção do cockpit por cima. Stewart já com o capacete integral, o carro equipado com os pneus Dunlop e o motor Cosworth destapado. Havia uma pequena carenagem que incluia o aerofólio traseiro, que cobria tudo.
Caranguejo

Tohmé disse...

Oooops, Matra...

Pipe disse...

Fala Tohmé, tá perdoado, rsrs. Mas sem dúvida, linhas bonitas
Abraço.

-------------------------

Oi Claudio,
Obrigado pelos esclarecimentos e pelas infos. Já atualizei no post.
Abraço.

------------------------

Fala Caranguejo,
Valeu também pelas informações. Botei uma foto lá do carro "completo".
Abraço.

Caíque Pereira. disse...

Amigo,
Estava procurando fotos dos F1 Matra e encontrei sua Pergunta...ela está respondida apenas no ano: 1969, mas o modelo é o MATRA MS 84, o único F1 com tração nas quatro que marcou pontos na F1, em Watkins Glen com o Servoz-Gavin. O Stewart e o Beltoise também correram com este carro , mas o Servoz-Gavin correu 2 ou tres vezes e na penultima foi 6º colocado.

Um abraço,

Caíque.

Caíque Pereira. disse...

Pipe,

Falei sobre a foto em P&B, pois a colorida é uma MS 80. O que o Caranguejo falou é verdade sobre a carenagem da MS80, pois na MS 84 o escapamento era lateral (repare na MS80 que o escapamento -os tubos - são por baixo) e a carenagem era muito menor.