![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhv0Fc4JrS_0zqTG71HjNnmppFBkrR852funIxHH8brTyU9-DzF-Kq0l6uVrKPfG52PwjlOIz7wXRg1ecdLxPeZxZXVSR_2-Jydnepg3jIJM3qNcpPpIApOKCe86tlNFJiE3qDXg_1fnG_i/s400/BMW+March+M1+%23002.jpg)
MKI Le Mans 1979, equipe March, não se classificou.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi0_CMsFQ0oJT0bpJYXIJM-b54EsqYB5wYtlMv40KWuUYaOXNFZ8WE9I2QN7_zotZZ4t9kuFmuqgcJFzJxR08tKysJt5_5vSqpSi5LyvmSd8BJeyI4z2qK5ljwxCT4euPj5NXB1yNO6b88F/s400/BMW+March+M1.jpg)
MKI 1979, equipe March.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiZCNTyMH3K_SapRyWGXo0crodccmBf_yM0xWg8-pg7CadQrGNWux6LtTRml0Lx7kkd-3kDR7aH-AYLPv0xKxA7PqWXvY_LHIIx-9GPGwjdfZsyqBwZUYKin35270xJ9moPHj9wZMGwNc_Y/s400/BMW+March+M1_2.jpg)
MKI 1980, equipe March.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjQGGgnPUDScqd-JWOXk-7ZSRIunR_VIRyy0x2mhmNcG7cpQjP57hPev58ntsmPnYZcFXgNRcrWex4kFpObLDy3wd2cFbaEJNu_3X8w3Rv7UaGbL6ichNeqIU8PckWjsXd6c7iMCOmhQD7O/s400/WatermarkedImageHandler+ashx_GTX+M1.jpg)
MKII 1980, Busby Racing.
Por falar em M1, estou para postar essa há um tempo. Na verdade eu tinha a foto de uma que me chamou a atenção pelo visual incomum, e ao buscar mais informações achei mais outras fotos. Essa é a BMW March M1, que disputou o Campeonato Mundial de Construtores e o IMSA Championship entre os anos de 1979 e 1980. Na época muita gente se surpreendeu quando a BMW contratou a empresa inglesaMarch Engineering para cuidar da transformação da M1 em Grupo 5 " Silhouette.
Um novo chassi monocoque de alumínio foi criado, e a semelhança com o modelo de rua era apenas em alguns traços externos da carroceria. A idéia inicial era botar um motor mais forte, com 800HP, só que ainda estava em desenvolvimento e não foi possível aguardar, então seria utilizado um V6 3.5L de 480HP mesmo. Interessante que em uma das demonstrações antes de estrear oficialmente Marc Surer foi responsável por guiar o carro. Ele apareceu aqui no blog há alguns posts atrás e sempre esteve envolvido com a marca alemã.
Já quase na data de estrear o campeonato, a FIA resolveu mudar as regras, e para ser homologado um carro precisaria ter pelo menos 400 unidades de rua produzidas, o que foi um tremendo baque para a fábrica. Vários interessados desistiram de comprar o carro, e apenas dois foram construídos. Um ficou para a March correr pela BMW, e o outro foi adquirido por Jim Busby que já competia no IMSA nos EUA e se interessou em levar o carro pra lá. Infelizmente para se adequar a nova regra da FIA, o carro precisou sofrer alterações no motor, o que o deixou em total desvantagem frente aos adversários. Das pouco mais de 10 corridas que participaram (os dois exemplares), em apenas uma conseguiu chegar ao final, no caso o de Bubsy. Nas outras o carro sofreu com inúmeros problemas e quebras, e foi um decepção e tanto, inclusive nas duas tentativas de disputar as 24H de Le Mans. Uma pena, esse visual "Silhouette"caiu bem na M1, merecia melhor sorte.
Foram dois exemplares, mas três modelos ao todo. O MKI da March, o MKII de Busby, que depois recebeu um motor Chevrolet V8 5.0L, e o MKIII, que na verdade era o MKI recuperado após um acidente.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEivnRG064g26ZrC1UN4GZot1xoru93vzYYdlxuNXoEevH_VLgKKnV_B3aaSrVAX-TqAxekguvFtTXoXGmUplmv_uohqldaRvVPHsuwxti4HYvqDNv5peBCiyNH1uMqGUQgO-bVtxTwlMjUJ/s400/BMW+M1+P6+3.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhqgKgWfxpYg_lUlIAQGpJJ8lMiqrvuuxMqoWUhqzDpLPKBItRO5pwbi5e-r7OTFyzHg6LE2Znm84IDbBffb08qP1Teym4l8S64KpuikQksFiOwCII2e6pQpA7ytWFDhKZe4o-Tumpm0b8H/s400/BMW+March+M1_4.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh-NUwAzWpf_i6hlkwL_m7vx2956x1xiBCC0PVBXEmmvnFudiCRAivgdmR0-7pUOxyNJoVKMnMRQs1V_4pFhlYGSB5VkxSdw-FeS2iSv8_LuTUFjD5Dn_7-AUro2JTQf0z3PE6YgL-SUDi1/s400/Imagem1-1.png)
Le Mans 1980, MKIII equipe March.
3 comentários:
Ficou meio deformado...
Eu achei legal, conheço pouca coisa desse modelo vou até dar uma olhada no youtube e ver se encontro vídeos desse "bichinho" em ação.
Fala Tohmé, esse estilo Silhouette de ser sempre deforma um pouco os carros mesmo, mas até quenão achei ruim não.
Valeu, abraço.
-----------------------
Fala Volney, eu também não conhecia não, e achei interessante. Se vc encontrar alguma coisa é só mandar que eu atualizo aqui.
Valeu, abraço.
Postar um comentário