Lotus 1965, Bi-campeã

Posted Posted by Pipe in , , , Comments 2 comentários

Jim Clark na Indy 500 de 1965 com a Lotus 38.

Lotus 33 de Jim Clark.

Essas fotos e as informações foram dica do Caranguejo quando perguntei a ele se existia alguma equipe na história que tinha conseguido se dar bem tanto na F1 quanto na Indy. Pois bem, o amigo "enciclopédico" como muito bem definido pelo Rui Amaral, informou que a única equipe a conseguir tal feito foi a Lotus no ano de 1965 quando conquistou o campeonato mundial de pilotos e construtores na Fórmula 1, e venceu a Indy 500, uma das provas mais importantes de todos os tempos.

Mas para isso a equipe de Colin Chapman contou com o talento do lendário Jim Clark, que venceu seis corridas na F1 com a Lotus 33, e na única corrida da Lotus 38 venceu a Indy 500, liderando 190 das 200 voltas. Realmente foi uma situação especial e diferenciada, que muito provavelmente nunca mais será vista na história automobilismo devido a forma como tudo é organizado hoje em dia.

Aproveito para mostrar um vídeo que achei no blog do Saloma que mostra alguns momentos da Indy 500 de 1965, belas imagens.


2 comentários:

Rui Amaral Jr disse...

Uma dupla do barulho, Jim e Chapman,acredito que sou o fã nº de Jim.
A briga com A.J. Foyt é um espetaculo à parte. Dois gigantes em plena forma. Acredito que Clark era mais piloto que Foyt, mas os dois estavam em plena forma.
Foyt certa vez perguntado quem era seu assessor de imprensa respondeu "meu pé direito!"
Obrigado pela referencia.

Um abraço

Rui

Pipe disse...

Fala Rui, eu infelizmente não conheço muito da carreira dele, mas pelo pouco que vi deu pra notar que era um piloto fora de série mesmo, desses que não se vê mais hoje em dia.
Agora muito boa essa resposta do Foyt, vou guardar isso pra usar um dia, rsrs.
Falou, abraço.