Pironi x Villeneuve

Posted Posted by Pipe in , , , Comments 6 comentários



Ainda no mundo da F1, essa vem da minha recente coleção de fotos interessantes, que aliás não pára de crescer. Nessa imagem não aparece nenhum carro, ok, mas é numa pista e mostra um momento marcante e curioso na história da categoria, e que aposto muitos devem ter visto ao vivo, ou ao menos se lembram. Eu ainda não era nascido, mas já coletei algumas informações que como sempre podem ser complementadas pelos amigos bem mais entendidos.

Esse é mais um momento da história em que a famosa Ferrari tentava botar em prática seu "jogo de equipe, só que na verdade acabou não dando certo porque o piloto que deveria ser o coadjuvante se fez de desentendido e ignorou o pedido da equipe. Palmas pro piloto, Didier Pironi e sua personalidade forte, coisa que na minha opinião o Massa deveria ter tido esse ano, mas deixa isso quieto que já passou.

Pois bem, isso aconteceu no final do GP de San Marino de 1982, Gilles Villeneuve vinha na liderança da corrida a ponto de garantir a vitória, quando inesperadamente foi ultrapassado por seu companheiro de equipe, Pironi, contrariando a ordem da Ferrari de que mantivessem as posições. A placa veio depois da ultrapassagem, e pedia para Pironi ir mais devagar, "Slow", para que seu companheiro o ultrapassasse. O francês ignorou completamente, sentou a bota e ganhou a corrida. Isso abalou a amizade dos pilotos que não se falaram mais depois, e não tiveram tempo de se entender, pois no GP seguinte na Bélgica Gilles sofreu o trágico acidente que tirou sua vida e levou embora um dos maiores nomes da F1. Alguns dizem que o incidente de San Marino abalou o psicológico do canadense, e pode estar entre as causas de seu acidente fatal. Seja o que for, eu lamento que os dois não tenham tido tempo pra bater um papo e resolver tudo.

6 comentários:

Rui Amaral Jr disse...

Pipe, a história remonta 1979 qd Jody foi campeão tendo Gilles sido seu escudeiro. E nada tem das ultimas palhaçadas da Ferrari ( era Schummi inclusa )os dois eram rapidissimos e Gilles agiu de má fé. O Caranguejo tem um ótimo texto sb.

Um abraço

Rui

Tohmé disse...

Pipe, não faço parte desse esterismo brasileiro de que o Massa não devia ter feito isso ou aquilo.

Pra mim, o cara é funcionário de uma corporação e deve obedecer ordens. E o fez de forma visivel propositalmente. Pra mim a Ferrari deveria meter um pé na bunda de Massa...

Rui Amaral Jr disse...

Desculpe o erro Pipe, quem agiu de má fé foi o Pironi. Gilles tinha a corrida nas mãos e tirou o pé, aí o francês foi lá e papou.

Abs

Rui

Rafael Oliveira disse...

Pipe...

Posso estar enganado, mas se não me falha a memória, após a morte do Pironi, a esposa dele teve gêmeos, e os nomes dos bebês foram Gilles e Pironi.

Abs.

Rafael Oliveira.

Rafael Oliveira disse...

* Corrigindo: Didier e Gilles

Abs,

Rafael Oliveira

Pipe disse...

Fala Rui, pois é, o Pironi não quis nem saber e passou direto contrariando a ordem da equipe, por isso que eu fiz a comparação, mas isso é coisa de piloto mesmo, chega na hora a emoção fala mais alto e os caras só pensam na vitória. Mas ei, peraí, vc sabe disso muito melhor do q eu, rsrs.
Falou, abraço.

----------------------------

Fala Tohmé,
Eu também não sou desses não, concordo que o cara fez o que mandaram correndo o risco de botar seu emprego em risco, acho certo. Mas acho que alguns pilotos no lugar dele não fariam, sei lá, vai ver falta um pouco mais de alguma coisa nele. Mas dar um pé na bunda acho demais, rsrs, mas achei engraçado o jeito como vc falou.
Abraço,

--------------------------

Fala Rafael,
Vc não está enganado não, eu li isso em algum lugar também. Os filhos gêmeos se chamam Didier e Gilles, achei muito legal essa iniciativa mostrando que se talvez tivessem mais tempo poderiam ter se entendido, uma pena.
Valeu, abraço.