Embora a Porsche não tivesse mais intenção em participar de competições de rally no início da década de 80, a Rothmans, patrocinadora oficial da fábrica no Grupo C, solicitou que eles desenvolvessem um carro para disputar a temporada de 1984. A ideia inicial era usar o projeto do 959, mas como estava atrasado eles acabaram criando o Porsche 911 SC RS, que é o carro deste post. O acordo era que a Porsche produziria o carro, a Rothmans patrocinaria e a David Richards Prodrive desenvolveria e competiria com a máquina.
Para ser homologado 20 unidades foram produzidas, cinco ficaram com a Prodrive para correr pelo Rothmans Porsche Rally Team, e o restante foi vendido como carro de rua. O motor traseiro era um 6 cilindros Flat-6 3.0L com 300HP e toda a parte de suspensão, freios e carroceria foi cuidadosamente preparada para competição. Os carros foram inscritos no Europeu de Rally e no Middle Eastern Rally, onde tiveram ótimos desempenhos chegando a vencer o campeonato MER e ficando em segundo no Europeu. Vale destacar que no ERC um dos exemplares foi pilotado por Henri Toivonen que dividia o tempo pilotando um Lancia 037 no WRC.
Em 1985 com a chegada dos novos foguetes do Grupo B com tração integral, os carros baseados em modelos de produção acabaram sendo desfavorecidos. Consequentemente o programa do SC RS foi descontinuado, embora a equipe ainda tenha participado de alguns rallys no campeonato Irlandês e no Middle Eastern, obtendo vitórias e outros excelentes resultados como um terceiro lugar geral no Tour de Corse.
Disputando o Tour de Corse em 1985.
2 comentários:
Se eu não me engano, teve alguns exemplares do 911 que também participaram do Paris Dakar na década de 80.
Esse carro é um mito!
Fala Volney, não sei se desse 911, mas teve um 959 que ganhou o Dakar e tinha essa pintura da Rothmans.
Falou, abraço.
Postar um comentário