Audi Sport Quattro S1 do Grupo B.
Continuando com a mini-série... logo após o Quattro A2, ainda em 1984, a fábrica lançou o Audi Sport Quattro, o primeiro Grupo B de verdade, desenvolvido especificamente para isso, e que tinha uma série de atualizações em comparação ao modelo anterior. O motor passou a ter 450HP, e esse carro foi responsável pela temporada mais vitoriosa da Audi no rally, conquistando os títulos de pilotos e construtores. Não vou entrar em maiores detalhes dele pois é bem parecido visualmente com os que vimos no post anterior, e esse post aqui é mais sobre o próximo e mais marcante modelo, o Audi Sport Quattro S1.
Com a chegada do Peugeot 205 T16 no final de 1984, a Audi se viu seriamente ameaçada pelo mini-foguete francês e resolveu investir mais na evolução do Sport Quattro, mesmo tendo ele se saído tão bem. Surgiu então no final de 1985 o Sport Quattro S1 com seu visual radical e diferenciado, com uma asa traseira enorme e um body kit super agressivo que tinha o objetivo de aumentar o downforce. Mas a maior diferença estava no motor, que fez do S1 o carro de rally mais potente da história, começou com 500HP e chegou a ter 600HP em 1986. No entanto o nível dos competidores também havia evoluído e o S1 só conquistou uma única vitória, no rally de San Remo de 85. Em 86 com o acidente fatal de Henri Toivonen a Audi se retirou do Grupo B, mas revelou que tinha um motor de 1.000HP pronto, que acabou nunca sendo usado, e que os pilotos que testaram haviam considerado indirigível.
Essa potência absurda do S1 junto com os 1.090kg de peso fazia ele atingir 100km/h em apenas 3,1 segundos, marca igual a de superesportivos. Por conta disso e por querer conquistar maior visibilidade no mercado norte-americano, a Audi também resolveu inscrever o S1 na famosa subida de
Pikes Peak em 1985, e logo de cara venceu com
Michèle Mouton batendo o recorde. E venceu também em 1987, só que com
Walter Röhrl na pilotagem. Esse sucesso e a exposição nos EUA fez a Audi decidir participar da TransAm em 1988, e acabou no desenvolvimento do magnífico
Audi 90 Quattro IMSA GTO, que já vimos
nesse post.
Sem dúvida essa família Quattro tem muita história para contar, e está marcada para sempre na história do automobilismo e principalmente do rally. Pelo sucesso que a Audi conquistou nas pistas e nas ruas nos anos seguintes, e pela quantidade de carros 4x4 que vemos hoje, se tem uma noção do legado que esses carros deixaram.
Audi Sport Quattro S1 que competiu em Pikes Peak nos EUA.
Audi Sport Quattro de 1984.
Audi Sport Quattro de Michèle Mouton em Goodwood em 2006.