Spitting Fire: Jaguar XJ 220

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Pensando bem, esse é o último post do mês, o Jaguar XJ220 da Martini do post anterior cuspindo fogo na série mais quente desse blog... Nossa, forçada essa, rsrsrs.

Enfim, bela "cuspida". Uma pena a foto ser tão pequena, mas não podia deixar de botar aqui.

Martini Racing: Jaguar XJ 220

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Uma das poucas fotos que encontrei do carro na pista, muito bonito.



E o último post do mês (nossa esse mês bati o record de postagem, rsrs) é de uma série que anda meio sumida, a Martini Racing. O belo carro em questão é o Jaguar XJ 220 que disputou o Italian GT Championship em 1993. Não encontrei muitas informações específicas desse carro, a não ser que correu sem o apoio oficial da fábrica, diferente de outros XJ220 que chegaram a disputar Le Mans. Mas essa pintura da Martini ficou show nesse carro, valorizando a agressividade dele.

O motor original dessa máquina é um V6 3.5L com 542HP e não acredito que tenha sofrido muitas modificações para as pistas. Até a chegada da McLaren F1 em 1994, esse era o carro em produção mais rápido do planeta, atingindo 350Km/h, nada mal.

O modelo da foto está a venda em uma tradiocional revendedora britânica (Sturgess of Leicester) pela bagatela de 135.000 libras, alguém se habilita?

Nascar: Chevrolet Nova 77

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*Atualizado com informações do novo amigo Guilherme Rosa, valeu cara!

Muito maneiro esse Chevrolet Nova que disputou a Nascar em 1977. Essa foto é no Festival de Goodwood em 2005, evento de carros de corrida históricos que acontece todo ano na Europa.

Segundo o Guilherme, o dono do carro é o ex-piloto (ou piloto, não sabemos bem) da Nascar, Gene Felton, que restaurou o carro e levou ao Festival, bela iniciativa.

Procurei mas não achei mais informações de motorização e nem mais fotos desse modelo disputando a principal categoria norte-americana. De qualquer forma nessa da foto é possível notar o visual meio invocado desse carro com essas rodas e esses" pneuzões" característicos na Nascar até hoje em dia. Sem falar na pintura preta que valoriza o carro.

Proto MR400

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Alguém já viu e sabe dizer que carro é esse? Ok, é da Ferrari, mas onde peguei a foto não dizia nada. Deve ser carro de demonstração já que cabem duas pessoas. De qualquer forma achei bonito, e a pintura também é maneira.

*Atualizado
Com a enorme e impagável ajuda dos amigos Lui George e Leandro Castro, e uma dica do Joel, seguem informações desse carro misterioso. Em primeiro lugar não é uma Ferrari como supus, apenas o motor é da fábrica italiana e por isso o "Powered By", um V8 3.5L com 400HP.


São os protótipos MR 400 de uma empresa belga chamada Scuderia Maranello especializada em Ferraris e Maseratis, tanto venda de novos e usados, como restauração, preparação de carros de corrida e fabricação de peças especiais. Segundo informação do Lui, o carro pode ter tido como base o Reanult Sport Spyder devido a semelhança dos dois, como é possível ver na última foto.

O Joel comentou que esse tipo de carro com dois lugares e um instrutor do lado costuma ser usado em aulas de pilotagem lá na Europa, o que faz muito sentido. Mas talvez haja alguma competição pois são muitos modelos diferentes.

Seguem abaixo fotos de links enviados pelos amigos e nos comentários um link enviado pelo Lui com um vídeo do carro acelerando na pista, muito bom. O carrinho é simpático.

Muito obrigado pela ajuda galera, vocês deram show!





Abaixo o Renault Sport Spyder que pode ter servido de inspiração para o protótipo.

McLaren F1 GTR 1997

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Há algum tempo atrás apareceu aqui a McLaren F1 GTR de 1995, mais parecida com o carro de rua. Essa é a McLaren F1 GTR de 1997, que disputou o Fia GT, Le Mans e algumas outras competições. Diferente da outra, essa tem a traseira mais longa e trabalhada, o famoso "Longtail", com o objetivo de aumentar o Downforce na parte de trás, lembrando assim os concorrentes da época Mercedes CLK GTR e Porsche 911 GT1. Só foram produzidas dez unidades desse modelo.

E apesar do motor BMW 6.0L V12 com 600HP, ela não conseguiu bater de frente com os concorrentes alemães em desempenho. Já em beleza é disparada a vencedora. Muito bonito mesmo o carro, talvez um dos mais maneiros que já passaram pelas competições. Em 98, com a dificuldade em acompanhar os desenvolvimento da Mercedes, a BMW resolveu descontinuar o projeto e investir no vitorioso protótipo BMW V12 LM, que apareceu alguns posts atrás.



Nascar: Montoya

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Há um bom tempo não aparece um carro da Nascar por aqui, e seguindo a sugestão do amigo Lui George, esse é o carro do ex-piloto colombiano de F1, Juan Pablo Montoya, na principal categoria de automobilismo norte-americana nessa temporada de 2009. O bólido vermelho com patrocínio principal da Target e bolha de Chevrolet Impala SS realmente é bonito, apesar de minhas restrições quanto ao desenho da traseira desses carros, mas a pintura vermelha chama a atenção. Esse ano o piloto entrou nos playoffs e fez uma boa temporada diferente do ano passado, quem souber mais pode informar que atualizo aqui.

Abaixo o modelo da Dodge com pintura da Texaco que ele usou nas temporadas de 2007 e 2008. Eu curto muito carro preto, e sempre gostei dessa pintura da Texaco que já apareceu em carros da Stock aqui no Brasil. E por último um modelo de testes branco que também achei maneiro.

F1: McLaren MP4/22 Laranja

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Ainda sobre F1 e pegando um gancho no post recente sobre a pintura vermelha da Williams FW20, essa é a McLaren MP4/22, de 2007, com uma incomum pintura laranja no que parece ser a versão de testes. Nada a ver com o prata e vermelho da versão que disputou o campeonato. Não achei feia não, só diferente. No capacete é possível ler "Pedro", o Pedro De La Rosa, piloto de testes da equipe.

Lotus 97T Senna

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Nunca havia postado foto de piloto aqui, mas essa não podia deixar passar porque não se trata apenas de um piloto, mas sim O Piloto, um dos maiores de todos os tempos. Achei bonita e curiosa essa imagem com Senna sentado desolado e pensativo atrás do carro, que por sinal se trata da famosa e bela Lotus 97T.

Alguém saberia dizer onde e quando se passou isso e o que aconteceu exatamente?

Conto com a ajuda dos experts em F1 para poder atualizar aqui no post.

*Atualização
Com a ajuda do expert em F1 Joel (Sport Protótipos) complementada pelo também expert Leandro (Fórmula Total), ambos amigos aqui do blog, foi possível saber mais detalhes dessa foto. Se passou no ano de 1985 em Portugal na pista de Estoril, quando por algum defeito o carro deixou Senna na mão durante o treino.

Vale destacar que ele acabou conquistando sua primeira vitória na F1 debaixo de chuva nesse fim de semana. No link indicado pelo Leandro nos comentários é possível ver os melhores momentos da corrida narrados pelo próprio Airton.
Valeu pela ajuda galera!

Spitting Fire: Audi 90 Quattro IMSA GTO

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Como prometido, o belo Audi 90 Quattro IMSA GTO cuspindo fogo pelo diferente escapamento lateral.

E abaixo, o ronco incrível e apaixonante do motor turbo dessa máquina. Não tem vídeo, é só som mesmo, e a "espirrada" da turbina nas trocas de marcha é demais. Pilotar esse bicho deve ser umas das melhores sensações que existe...

*Atualizado com vídeo de dentro do carro acelerando, emprestado do amigo Anderson (EU) do blog Burnout Racing. Valeu pela dica cara. Nesse link que ele enviou têm alguns outros vídeos desse carro acelerando e vale a pena conferir.


Audi 90 Quattro IMSA GTO

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Esse é mais um carro que descobri pelas minhas andanças na internet e me surpreendi, achei diferente e muito lindo esse modelo, o Audi 90 Quattro IMSA GTO de 1989, que para muitos é um marco na história, sendo um dos carros de corrida 4 portas mais "selvagem" e avançado tecnologicamente que já passou pelas pistas.

Com a proibição do famoso Grupo B do WRC pela Fia em meados dos anos 80, muitos fabricantes incluindo a Audi resolveram repensar seus investimentos no automobilismo. Mas após as vitórias e títulos no Rally, o que fazer então com a tecnologia Quattro? Migrar para os campeonatos de Turismo foi a conclusão que chegaram.

Eles iniciaram essa nova fase em 88 na American Trans Am Series com o modelo Audi 200, que depois posso colocar uma foto aqui, e obtiveram bons resultados. A escolha pelos EUA foi porque a marca andava em baixa por lá. Mas em 89 eles resolveram partir para um campeonato menos restritivo e construíram um carro para o IMSA GT Championship, o Audi 90, o verdadeiro assunto deste post. Esse campeonato era uma espécie de ALMS da época com divisão de carros GTs e Protótipos.

A máquina possuía a tração integral Quattro, e um motor turbo 5 cilindros 2,2L com 720HP, em uma incomum carroceria comprida e achatada feita em cima de um chassi tubular. Atingia 335Km/h e fazia de 0-100 em apenas 3,5 segundos. Ganhou 7 das 13 corridas da temporada, sendo que não participou de duas provas que eram de longa duração. Infelizmente a fábrica resolveu encerrar esse projeto no fim do ano e voltou as atenções para a DTM, onde conquistou o título no primeiro ano e está presente até os dias de hoje.

Achei esse carro muito maneiro. As rodas são lindas e diferentes, totalmente fechadas e a pintura também é bonita. Estranho só esse escapamento "gigante" saindo pela lateral, mas que deve ter alguma explicação.

No próximo post esse carro cuspindo fogo, e o som indescritível do motor...


Spitting Fire: Ford Escort RS Cosworth

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Para quem pensa que carro de Rally não cospe fogo, está aí um Ford Escort RS Cosworth que corria no Grupo A mostrando uma "cuspida" de respeito.

Esse foi o carro oficial da Ford durante o final do anos 80 e boa parte dos anos 90 no campeonato mundial de Rally (WRC). Debaixo do capô um motor Cosworth 2.0L Turbocharger com 227HP. Sem esse monte de farol o carro é até bonito.

BMW M3 CSL GTR

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Muito lindo esse modelo de BMW M3 que corre no DSC (Dutch Supercar Challenge). Na verdade foi chamado de BMW M3 CSL GTR pela equipe que desenvolveu o carro, pois diferentemente da M3 GTR (E46) que apareceu aqui, esse carro foi feito em cima do modelo M3 CSL (E36) de rua, totalmente preparado e modificado para as corridas.

O motor é um V6 3.2L com 380HP, que faz o carro ter um desempenho nas pistas semelhante aos Porsches GT3 Cup e as Ferrari 360 Challenge.

O que mais me chamou a atenção nesse carro, além de sua beleza natural ampliada pela roupagem de corrida com um aerofólio enorme e um belo body kit, foi a pintura. O vermelho vivo com o branco quadriculando na traseira achei muito maneiro.

Abaixo com a pintura toda vermelha ainda, bonita também.

Lamborghini Diablo GT-R

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Feriadão, muita gente pegando a estrada e pelo menos aqui no Rio um sol de rachar o dia inteiro. E para esse belo dia não passar em branco resolvi postar essa que é para muitos a melhor, mais bonita e mais violenta Lamborghini de todos os tempos, desconsiderando a Reventón, lançamento recente da marca, que não duvido nada qualquer dia desses aparecer nas pistas da Europa.

Enfim, essa é a Lamborghini Diablo GT-R, lanaçada no ano 2000, evolução da versão GT, ou SR-V que diputava a Diablo Supertrophy. O motor era um impressionante V12 6.0L com 590HP, que fazia de 0-100 em apenas 3,4 segundos e alcançava 348Km/h. Motor tão potente quanto o da BMW do post anterior, que era um protótipo feito para disputar Le Mans.

Não encontrei histórias desse carro nas pistas, o que fez e conquistou, mas sem dúvida é lindo e exclusivo demais, aliás, tudo o que a fábrica italiana faz é absurdo e ignorante.




BMW V12 LMR

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Aproveitando o "gancho" do post anterior, a dica do meu camarada Leandro e o fato de não aparecer um protótipo por aqui há um tempo, esse é o BMW V12 LMR, fruto de uma parceria entre a montadora alemã e a equipe de F1 Williams, como comentado no post aí debaixo. Desenvolvido para disputar corridas de longa duração, venceu as 12H de Sebring e correu na ALMS, mas seu maior feito foi a conquista das 24H de Le Mans em 1999, no ano de estréia do modelo.

O motor era um BMW S70 6.1L V12 com 590HP que podia chegar a 342KM/h na reta Mulsanne em Le Mans. Seus concorrentes diretos eram carros famosos que já deram as caras por aqui como o Audi R8R, Toyota GT-one, Porsche 911 GT1, entre outras máquinas de respeito.

Em 2000 a parceria entre as duas empresas se estendeu para o Fórmula 1, e a montadora resolveu focar todos os seus esforços na principal categoria de automobilismo. Mas para não jogar fora todo o trabalho em cima do vitorioso V12 LMR, decidiram participar apenas na ALMS onde ganharam algumas corridas, mas acabou não sendo da forma como se esperava, e então a máquina foi aposentada no final da temporada.

A parceria entre a BMW e a Williams veio até esse ano quando os alemães resolveram não dar mais continuidade ao trabalho na F1, onde também não conseguiram atingir os resultados esperados. Uma pena, mas talvez não devessem ter saído das provas de endurance mesmo...

O protótipo é bonito, com linhas elegantes e agressivas ao mesmo tempo. Destaque para a grade com o símbolo na frente do carro, uma marca dos carros de passeio.

F1: Williams FW20

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Já estava há um tempo sem aparecer uma máquina da F1 por aqui, essa é a Williams FW20, que disputou o campeonato de 1998 com os pilotos Jacques Villeneuve, o campeão do ano anterior, e Heinz Harald Frentzen.

Com a ida do principal projetista Adrian Newey para a McLaren em 96 (tendo contribuído para o projeto de 97) e a desistência da Renault em fornecer motores para a categoria, a equipe foi muito afetada. Esses dois, Newey e Renault, foram os responsáveis pelo domínio da equipe no início dos anos 90.

O carro era equipado com um motor Mecachrome V10 com 775HP, e a clássica pintura azul e branca da Rothmans deu lugar a essa vermelha da Winfield. Como era de se esperar o desempenho foi decepcionante tendo em vista as campanhas vitoriosas nos anos anteriores, terminando em terceiro no campeonato de construtores com apenas três pódios, e nenhuma vitória, muito distante das rivais Ferrari e McLaren.

Eu não me lembrava desse carro da Williams, mas achei bonito, estranho é o pica pau no bico do carro, alguém sabe por quê? No ano seguinte ela seguiu esse mesmo padrão, bem diferente mesmo do azul ou branco que estamos acostumados a ver, que voltou a aparecer nos carros em 2000 após a parceria com a BMW, que começou em 99 com o vitorioso BMW V12 LMR em Le Mans, e depois se transferiu para a F1. (contribuição dos amigos Lui George e Leandro Castro).

*Atualizado
Segundo pesquisa do amigo Leandro, o Pica-Pau no bico do carro seria para promover o jogo Woody Woodpecker Racing lançado pela Konami no fim da década de 90. Seria uma ação semelhante a que fizeram em 93 quando eram patrocinados pela Sega e tinham o Sonic na lateral dos carros. Só o Leandro mesmo pra achar essas coisas, saca muito de F1, valeu cara!

Red Bull Racing: F430 GT3

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Essa série andava meio sumida, mas não é por falta de conteúdo, ainda tem muito a ser mostrado da marca do touro vermelho nas pistas. Nas fotos, modelos de Ferrari 430 GT3 que disputam o Fia GT. O da segunda foto parece ser o modelo mais atual.

O motor é o mesmo da versão F430 Challenge das ruas, um V8 4,3L com 550HP, capaz de atingir 315Km/h, e fazer de 0-100 em 4 segundos.

Acho essa Ferrari muito linda, e ainda vou fazer um post só pra ela com fotos de outros exemplares de corrida.

Clássicos: Maserati 300S

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Para dar uma variada, o carro de hoje é um clássico da década de 50, o Maserati 300s.

Foi desenvolvido pela fábrica italiana para disputar o campeonato de endurace WSC (World Sportscar Championship) em 1955, e correu até 58. O motor é um 3.0L com 3 carburadores Weber e aproximadamente 245HP, baseado no motor do Maserati 250F. Era capaz de atingir 290 Km/h.

A primeira temporada do carro foi bastante ruim, mas já em 56 ele conseguiu conquistar os 1.000Km de Nurburgring e o vice-campeonato mundial. Entre os pilotos que tiveram o prazer de guiar essa máquina, estão lendas como Stirling Moss, Carrol Shelby e Juan Manuel Fangio, nada mal.

Sem dúvida, um belíssimo e elegante exemplar do que era o automobilismo antigamente. A dianteira do carro e o escapamento lateral dão um toque especial. Dos 28 carros produzidos, muitos ainda disputam campeonatos de históricos como esses das fotos.