Grupo B: MG Metro 6R4

Posted Posted by Pipe in , , Comments 3 comentários






Estive fora esse fim de semana e hoje por conta de compromissos de trabalho, e por isso o blog andou meio parado. Mas o mês não pode terminar sem o post da série Grupo B, e o escolhido para representar essa incrível época do Rally é o MG Metro 6R4.

A Austin Rover, construtora britânica de carros que já havia lançado o modelo de rua miniMetro no início dos anos 80, resolveu desenvolver uma versão de corrida para disputar Rallys, principalmente o recém-criado Grupo B de Rally, nascendo assim o Metro 6R4. Com desenvolvimento da equipe Williams, o carrinho contava com tração nas quatro rodas e um motor V6 aspirado 3.0L com 410HP, diferente dos principais concorrentes que já possuíam motores turbo. Para esse modelo de corrida poder ser homologado, uma versão de rua mais mansa com 250HP também foi construída e colocada a venda, algo em torno 200 carros, sorte de quem tem um hoje em dia.

O carro estreou no final da temporada de 85 com um ótimo terceiro lugar, mas na primeira metade da temporada de 86 não conseguiu manter o ritmo, abandonando todas as provas, muito por conta de problemas com o motor. Logo depois o Grupo B foi extinto devido a vários acidentes fatais com pilotos e espectadores, e o 6R4 terminou a temporada disputando campeonatos nacionais de Rally e provas de Rallycross por equipes particulares, onde obteve mais sucesso.

As primeiras vezes que vi esse carro achei bem estranho, até feio com essa asa no pára-choque frontal, mas depois me acostumei e simpatizei com ele. O modelo mais clássico é o azul e branco das primeiras fotos, mas também teve esse vermelho e amarelo abaixo que foi pilotado por Didier Auriol, vencedor do campeonato francês de rally em 86. Alguns ainda correm até hoje em dia em eventos de clássicos como os carros das últimas fotos.


E abaixo um vídeo de Colin McRae acelerando tudo em um brinquedo desses.


VW Fun Cup

Posted Posted by Pipe in , , Comments 7 comentários



Carro da polícia nas pistas.

Já faz algum tempo que achei fotos desses Fuscas na internet, simpatizei com eles, mas não sei bem porque nunca tinha postado. Recentemente o Leandro falou deles lá no Fórmula Total, e mais recentemente ainda o Lui George descobriu a categoria, me passou informações e sugeriu o post, que finalmente estou conseguindo botar no ar.

Essa é a VW Fun CUP, criada originalmente na Bélgica, é um campeonato de corridas de resistência entre Fuscas (ou Beetle para quem é de fora) que duram entre três e sete horas. Após o sucesso na Bélgica, a categoria se espalhou por vários outros países europeus e hoje tem até uma prova de 25H em Spa, a mais importante do calendário, que reúne equipes de todo o continente, e a de maior duração do mundo.

Mas não são Fuscas comuns, na verdade só a carroceria tem a forma dos besouros por cima de chassis de corrida. Atualmente a maioria dos carros utiliza motor VW/Audi 1.9L TDI com 160HP a diesel, e caixa de câmbio da Audi de 5 velocidades. A vantagem da categoria é o baixo custo para correr e manter os carros, o que proporciona grids sempre lotados como é possível ver na última foto. Vale ressaltar que o campeonato belga corre nos mesmos fins de semana do BTCS, categoria da moda na Europa já mostrada aqui algumas vezes.

Eu curti muito os carrinhos, bem maneirinhos mesmo os fuscas com visual de corrida, o da polícia é demais, e acho que deve ser muito divertido pilotar um besouro desses. Aqui no Brasil tem gente correndo com Fusca na Classic Cup em São Paulo e acho que em corridas de terra no sul. Muito legal ver a iniciativa de manter esse que é um dos carros mais conhecidos e vendidos do mundo, nas pistas.





Largada do bando de besouros.

© 2008 "Patoc". All rights reserved.

Red Bull Racing: Sauber F1

Posted Posted by Pipe in , , Comments 2 comentários


Sauber C15 - 1996 (H. Frentzen)


Sauber C16 - 1997 (G. Morbidelli)

Sauber C17 - 1998 (G. Alesi)

Sauber C18 - 1999 (G. Alesi)

Vi agora pouco que a série de pinturas da Red Bull ainda não tinha aparecido esse mês, então escolhi os carros do tempo em que a marca tinha parceria com a equipe Sauber na F1. É, antes desse carro "em branco" da atual temporada a equipe de Peter Sauber teve ótimos patrocinadores, sendo a marca de energéticos talvez o que tenha durado mais tempo, juntamente com a Petronas sempre junto deles, e atualmente nos carros da Mercedes GP. A parceria teve início em 1996 e foi até 2004, quando a Red Bull comprou a Jaguar Racing e montou sua própria equipe para a temporada de 2005 da Fórmula 1.

Em todos os nove anos as pinturas sempre foram parecidas, sendo que no começo tinham umas listras na lateral e nos últimos anos o bico do carro ficou branco, no mais, a mesma combinação sem graça do azul escuro com um verde claro estranho. Segue uma foto do carro de cada ano para que vocês possam tirar suas próprias conclusões. Se fosse pra escolher um, ficaria com o C17 de 1998, que me pareceu mais interessante.

Sauber C19 - 2000 (M. Salo)

Sauber C20 - 2001 (K. Raikkonen)

Sauber C21 - 2002 (N. Heidfeld)

Sauber C22 - 2003 (H. Frentzen)

Sauber C23 - 2004 (G. Fisichella)

Nissan Skyline R34 GT-R - Pennzoil

Posted Posted by Pipe in , , Comments 3 comentários


Estive fora o dia inteiro ontem e não pude atualizar o blog, mas finalmente terminei o curso de pilotagem e consegui ser aprovado com um bom tempo de volta, sendo assim já posso ser considerado um Piloto de Competição Graduado B, ok, grandes coisas, rsrs. Valeu muito a pena, e agora é correr atrás pra tentar fazer uma corrida ou outra, e aos poucos ir me firmando.

Mas enfim, dando continuidade ao que interessa, esse é o Nissan Skyline R34 GT-R da Pennzoil, que disputou entre 1999 e 2003 a categoria GT500 do JGTC (Japan Grand Touring Car Championship), também conhecido como Super GT. Era baseado no Skyline de rua, só que com uma série de adaptações para corrida, como o motor 2.7L de 500HP. O carro é bem maneiro, com um visual agressivo e a pintura era show. Ele foi substituído em 2004 pelo 350Z e posteriormente pelo Nissan GT-R.

O Skyline ficou muito conhecido após o filme Velozes e Furiosos 2, pois o protagonista (Paul Walker) tinha um belo modelo branco e azul. Mas esse é um carro clássico no Japão, e sonho dos apaixonados por carros no mundo todo.

O Skyline na frente do irmão mais novo Nissan GT-R.

Spitting Fire: Lotus T127 F1

Posted Posted by Pipe in , , Comments 4 comentários



Fotos de cuspidas de carros de fórmula sempre são especiais por não serem tão comuns de se achar como em carros de turismo ou protótipos, e essa quem mandou foi o amigo e um dos maiores colaboradores do blog, Leandro Castro (blog Fórmula Total).

O carro em questão é a belíssima Lotus T127 que disputa a Fórmula 1 esse ano, e que trouxe o famoso nome da equipe de volta a principal categoria do automobilismo após vários anos. Na foto vemos o carro do finlandês Heikki Kovalainen, e a clássica pintura verde e amarela é o grande destaque da máquina, uma das mais bonitas no grid atual da categoria. Já o desempenho deixa muito a desejar, muito embora estejam melhorando a cada corrida e sejam a melhor equipe estreante do ano. De qualquer forma já está valendo a participação só pelos belos carros nas pistas, e por proporcionar clicks incríveis como esse.

Panoz Esperante GT-LM

Posted Posted by Pipe in Comments 2 comentários




Depois de construir protótipos de corrida durante alguns anos, a Panoz, fabricante de carros americana, resolveu desenvolver uma versão de corrida do modelo de rua do roadster Esperante, nascendo então o Panoz Esperante GT-LM na metade dessa década. Com o apoio da Elan Motorsports, o Esperante GTLM disputou a Trans-Am em 2004 obtendo bons resultados. O motor era um Ford V8 4.6L supercharged.

Já para a disputa da temporada de 2005 da ALMS, o motor foi substituído pelo Ford MOD V8 5.0L com aproximadamente 500HP. Logo no início o carro venceu em Road Atlanta, mas depois por problemas de durabilidade de alguns componentes, sucumbiu ao domínio dos Porsches, incluindo aí a primeira participação em Le Mans.

Em 2006 a Multimatic Motorsports desenvolveu um GT-LM, e venceram as 12H de Sebring na GT2, com David Brabham, Scott Maxwell e Sebastien Bourdais revesando a pilotagem do #50. Os outros, #81 e #82, eram da equipe Team LNT, e entre outros bons resultados venceram as 24H de Le Mans daquele ano na LMGT2. Também competiram em 2007 no BGTC e na LMS.

O #21, e na minha opinião o mais bonito, é da equipe Panoz Team PTG, que disputou a ALMS em 2007, 2008 e 2009 com esse carro, antes eles corriam com uma BMW M3 com uma pintura parecida que acho que já postei por aqui. Não sei dizer se continuam correndo com ele, mas imagino que sim. O carro é maneiro, um visual diferente, meio bicudo como os carros da marca costumam ser, e ainda por cima andam bem.

Bonito cockpit do carro.

Eau-Rouge

Posted Posted by Pipe in , Comments 2 comentários


Inspirado pela foto recente dos veículos históricos alinhados em Spa, resolvi fazer um post diferente, sem fotos de carros de corrida que são a essência desse blog, mas sim fotos de um ícone do automobilismo, e talvez uma das mais conhecidas, desafiadoras e espetaculares curvas da história, a Eau Rouge.

Localizada no famoso Circuito de Spa-Francorchamps na Bélgica, a Eau Rouge é um "S" de alta velocidade que sozinha concentra vários fatores aerodinâmicos espalhados normalmente em uma volta inteira de uma boa pista. O ponto de frenagem fica dentro da curva a esquerda, e logo depois vem uma subida repentina combinada com uma perna a direita, que causa uma força G tão intensa que dificulta o manejo dos pedais na hora, e na sequência o ponto de saída é "cego", não dando pra ver direito a continuação da pista. Isso combinado com a alta velocidade de entrada, faz a curva ser uma das mais temidas do mundo. Para se ter uma idéia, um carro de turismo faz ela entre 160 e 180Km/h, e um F1 a uns 300Km/h.

Com tamanha imponência, a Eau Rouge já fez algumas vítimas fatais ao longo dos anos, como Stefan Bellof em um Porsche 956 em 1985 nos 1.000Km de Spa, e Guy Renard durante as 24H de Spa em 1990 com um Toyota Corolla GT. Sem contar inúmeros acidentes graves com outros pilotos.

O Interdomin mandou essa foto da curva em um dia de neve.

E para não ficar só nas fotos, abaixo segue um vídeo que achei no Blog do Mulsanne com um Porsche 911 1965 entrando de lado na Eau-Rouge, demonstrando muita habilidade e frieza do piloto. Vale destacar também o ronco da reduzida do Mustang branco na entrada da curva. Dá pra ter uma pequena idéia do que falamos acima.


Pit Stop: 24H Nurburgring

Posted Posted by Pipe in , Comments 2 comentários



O dia hoje está mais corrido do que nunca e só consegui parar para atualizar o blog agora, e mesmo assim como precisa ser um post rápido, escolhi falar da série Pit Stop que anda meio sumida. Quem me mandou as ótimas imagens foi o amigo Leandro Castro (blog Fórmula Total), velho parceiro aqui do blog que sempre envia coisa legal.

As fotos são de Pit Stops das 24H de Nurburgring desse ano, acima o Porsche 911 GT3 R Hybrid da Porsche Team Manthey, e abaixo o Audi R8 LMS da Phoenix Racing, dois belos exemplares que participaram da corrida.

Eu volto com mais calma no fim do dia para mais atualizações.


Nas Entranhas: GT40

Posted Posted by Pipe in , Comments 6 comentários



Então gente, como muitos devem ter acompanhado, há um tempo atrás o Flávio Gomes publicou uma série em seu blog com esse tipo de desenho, mostrando os carros de corrida por dentro. Eu acho bem legal e semana passada encontrei por acaso um site com vários desenhos desses, e gostaria de saber com vocês o que acham de iniciar uma série só dessas imagens, já que o Flávio não publica mais a dele. O nome Raio-X seria o mais óbvio, mas era o nome da série do Flávio, então seria legal usar outro nome como "Por Dentro" ou algo do tipo, quem quiser pode sugerir nomes também.

Aguardo as opiniões dos amigos.

Ah, já ia me esquecendo, o desenho em questão é do famoso Ford GT40 da Gulf com seu belo motor. Não deixe de clicar em cima da imagem para ver em formato maior, vale a pena pelos detalhes.

*Atualizado
Depois do apoio de todos que se manifestaram, a nova série Nas Entranhas está oficializada. O nome foi sugerido pelo Tohmé, e escolhido após análise de outras 298 sugestões. Aguardem pois tem muita coisa legal pra aparecer dessa série aqui.

Copa Chevrolet Montana

Posted Posted by Pipe in , Comments 3 comentários






Não rolou nada de bom aqui nesse fim de semana, vacilo meu, estive boa parte dos dias no autódromo para acompanhar a Stock e a noite tive outros compromissos. Aliás estou em débito com o blog, com os comentários e peço a paciência dos amigos que aos poucos as coisas vão se normalizando.

Eu curto muito a Stock, a corrida foi muito boa com muitas disputas e ultrapassagens, e tinha um ótimo público presente. Pude visitar o Allan Hellmeister nos boxes, que além de piloto da categoria é instrutor lá da Escola de Pilotagem que estou fazendo, e excelente pessoa. Além da Copa Caixa Stock Car (o nome completo da categoria principal) também teve corrida do Mini Cup Challenge, com os belíssimos Mini Cooper, e da Copa Chevrolet Montana, que imagino que muita gente ainda não conheça.

Essa categoria com bolhas da picape da Chevrolet é a fusão das antigas Copa Vicar (Stock Light) com a Pickup Racing, e estreou esse ano contando inclusive com a presença do Nelsinho Piquet na primeira corrida. Escolhi algumas fotos dos bólidos da categoria para mostrar aqui. O visual dos carros ficou show, em geral picapes de corrida sempre são bonitas, mas essas "Montanas" ficaram muito maneiras. "Montanas", porque na verdade são chassis tubulares com carrocerias de fibra de vidro por cima (as famosas bolhas), e debaixo do capô um motorzão V8 5.7L com 340HP, que faz um barulho de respeito.

As corridas são sempre muito boas, como eram as categorias anteriores, e são transmitidas ao vivo pela Rede TV. Para quem estiver de bobeira no fim de semana vale a pena acompanhar.