Desafio: BMW M3 E92

Posted Posted by Pipe in , Comments 6 comentários



Encontrei agora a pouco essa foto em um link enviado pelo amigo Leandro Castro há um tempo atrás, achei demais. Além da silhueta por conta do flash de luz, só dá pra ver no carro o farol, a lanterna e os discos de freio acesos, linda imagem. Aliás, estou quase iniciando uma série de fotos de discos acesos, que é uma negócio muito bonito de ver.

Mas então, pra não revelar assim tão fácil, alguém se arrisca a dizer qual o carro na foto?

Dica, foi nas 12H de Sebring desse ano.

* Atualizado
O Interdomin e o Ricardo mataram fácil essa, talvez pela minha dica, rsrs. Mas o carro em questão é a bela BMW M3 E92. Segue abaixo uma foto do carro de dia.

Esse post marcou o início oficial da série Desafio (ou outro nome melhor que me venha a cabeça depois). Na verdade já rolaram vários outros desafios aqui, mas agora estou oficializando.

*Atualizado 2
Copio abaixo as informações passadas pelo camarada Lui sobre esse carro e também sua trajetória na corrida.

"Como já foi respondido pelos colegas, se trata de um BMW E92 M3 GT2, da equipe Rahal-Letterman Racing, que pertence ao famoso piloto norte-americano Bob Rahal, que é pai do também píloto Graham Rahal, que hoje compete na Indy. A equipe possui suporte oficial da BMW, que além de oferecer o suporte técnico, também cede seus pilotos oficiais para a equipe. Bom, esse carro, inscrito com o numero 90, foi pilotado nas 12 horas de Sebring por Dirk Muller, Joey Hand e Andy Priaulx, esse último famoso por ser tri-campeão do WTCC. O trio havia conseguido a pole position na classe GT2 para a prova, inclusive com o tempo recorde de volta na pista para carros GT2, mas, devido a uma punição, foi obrigado a largar em último. Porém, mesmo com esse revés, fizeram uma ótima corrida e terminaram na terceira posição na classe, que junto com o segundo lugar do outro M3 da equipe, fizeram um ótimo resultado para a BMW."

Muito bom, valeu mesmo Lui!


Ligier JS2

Posted Posted by Pipe in , Comments 4 comentários




Para mim Ligier era apenas carro de Fórmula 1 até me deparar com esse belo carro esporte da construtora francesa. Esse é o Ligier JS2, que disputou corridas de endurance no início da década de 70. Sendo que as principais participações foram nas 24H de Le Mans de 1974 e 1975.

O motor era o famoso Cosworth DFV com 410HP, e um dos carros chegou em segundo lugar em sua categoria na prova de Le Mans de 75 pilotado por Jean Louis Lafosse e Guy Chasseuil, já o outro guiado por Henri Pescarolo e François Migault abandonou após um acidente.

Gostei do carro, do visual, da asa traseira, das rodas, da pintura, enfim, o carro é maneiro. Meio viagem, mas me lembra a Ferrari F-40, pelos faróis e pela aerofólio eu acho.



Disputa interna.


A caminho do grid.

Carga Rápida: Ferrari ?

Posted Posted by Pipe in , Comments 4 comentários



Mais uma foto antiga da série Carga Rápida. Não sei dizer o ano mas chutaria década de 60 ou 70, e também não sei dizer o modelo do carro, apenas que parece ser uma linda Ferrari conversível.

O caminhão, um Fiat 642 RN, já apareceu antes aqui no blog, só que pintado de azul e transportando Maseratis. Sem dúvida, uma bela máquina também. Olhando assim tem mais pinta de ônibus do que caminhão, e se for ver acaba sendo as duas coisas mesmo.

Palmer Jaguar JP1

Posted Posted by Pipe in , Comments 7 comentários



Alguém já viu esse carro? É o Palmer Jaguar JP1, um protótipo de dois lugares desenvolvido no início de 2004 pela empresa de eventos automotivos britânica, Palmer Sports. Essa empresa organiza eventos no autódromo Silverstone Circuit em Northampton, para grandes corporações, disponibilizando uma série de carros de turismo, fórmula ou protótipos para pessoas comuns, além de ser um centro de pilotagem e preparação de carros. A empresa fica em Bedford, a 32km da pista.

Esse protótipo foi feito no estilo dos carros de Le Mans, com um grande trabalho aerodinâmico e tudo que um carro de corrida precisa ter. A maior diferença é o lugar do instrutor exclusivo ao lado do piloto, responsável por dar todas as dicas de como levar o carro ao limite. O motor é o mesmo do Jaguar X-Type, só que mais "apimentado" pela Cosworth, ficando um V6 3.0L com 250HP, com câmbio sequencial de 6 marchas. Em um carro que pesa apenas 650Kg, essa potência faz com que ele atinja 100Km/h em apenas 3,6 segundos, e chegue a uma velocidade final de 280Km/h, nada mal para quem está começando...

O visual do carro é interessante, bem futurista, e essa pintura da Jaguar é demais, sem dúvida melhor do que fazer aulas em Celtas ou Palios...

Nesse link do site da Palmer é possível ver dois vídeos desse protótipo em ação, clicando em "Enjoy a Flying Onboard Lap" (vídeo onboard com o instrutor dando as dicas para um a aspirante a piloto, engraçado no final quando ele gesticula várias vezes pro cara reduzir a marcha, mas ele não obedece). E também um breve vídeo do carro na pista em "See the JP1 in Action". No site deles também é possível ver todos os carros que eles disponibilizam e conhecer melhor como funcionam os eventos.




Subaru Impreza WRX Wagon

Posted Posted by Pipe in , Comments 0 comentários




Wagons (ou peruas) de corrida são incomuns, mas sempre chamam a atenção pela beleza. A última que postei acho que foi uma Lancer Evo nesse link mês passado, que por coincidência tem as mesmas cores desse carro.

Esse é o Subaru Impreza WRX Wagon da piloto americana Jamie Thomas, isso mesmo, a piloto, pois é uma mulher quem dirige esse carro. Disputou em meados dessa década competições oficiais de Rally na América do Norte, como o SCCA Northwest, e chegou a conquistar o título em sua categoria em 2003, além de obter inúmeras outras vitórias em Rallys diversos. Não sei se ainda corre, mas muito legal ver mais uma mulher vitoriosa nesse esporte tido como "masculino".

E destaque pro carro, bonita perua de corrida. Aliás a pintura é muito parecida com a do antigo carro da Eurofarma na Stock, segue na última foto para conferência.


Pinturas muito parecidas, será que alguém se inspirou em alguém ou é apenas coincidência? Vai saber...


Spitting Fire: Dodge Viper Competition

Posted Posted by Pipe in , , Comments 3 comentários

Cuspida dupla. Foto de Fernanda Freixosa.



O primeiro dia da semana costuma ser meio chato com a volta a rotina depois do fim de semana. Mas aqui no blog é assim, a semana começa pegando fogo, rsrs, forçado isso. Mas ok, esses são alguns Dodge Viper Competition que passaram pela antiga GT3 Brasil (atual Itaipava GT Brasil), soltando belas cuspidas. Aliás esse carro merece um destaque maior aqui, vou providenciar um post sobre ele em breve.


Lamborghini Gallardo - Super GT

Posted Posted by Pipe in , Comments 2 comentários



Estou com muita foto maneira de carros da Super GT, e hoje resolvi colocar essa linda Lamborghini Gallardo da categoria GT 300 nessa seqüência de fotos da categoria. Depois vou pingando aos poucos para dar uma variada.

Essa foto deve ser em algum teste do carro por conta da pintura "limpa", mas é lindo demais preto com as rodas douradas, belíssimo carro.

Super GT - 1ª Etapa e Onboard

Posted Posted by Pipe in Comments 4 comentários

Continuando no Super GT, seguem dois excelentes vídeos indicados pelo amigo Lui George. O primeiro, um resumo da primeira etapa do campeonato que ocorreu na semana passada. Destaque para a vitória do brasileiro João Paulo Oliveira a bordo de um Nissan GT-R, e a batida feia entre dois desses novos Honda HSV 10 mostrados no post anterior.

Esse campeonato é muito maneiro, com muitas disputas e ultrapassagens, vale a pena acompanhar.


E abaixo um vídeo onboard do Honda HSV 10. Sensacional! O volante é lindo,e detalhe para o piloto reduzindo as marchas com apenas um dedo.


Valeu Lui!

Honda HSV 10 GT

Posted Posted by Pipe in , Comments 5 comentários




Após um dia pra lá de parado aqui no blog, me deparei com mais essa obra de arte japonesa, esses caras sabem como fazer carro... Esse é o Honda HSV 10 GT, que estréia esse ano no Super GT no Japão, um dos campeonatos de turismo com carros mais bonitos da atualidade.

No fim do ano passado, a Honda anunciou que lançaria no campeonato de 2010 um sucessor para o consagrado NSX. O momento foi bastante oportuno pois nesse ano a Toyota vem com tudo com o Lexus LF-A (mostrado nesse post), além de manter o excelente SC430, e a Honda não poderia ficar para trás. O HSV 10 é baseado no novo Acura / Honda NSX, que não será lançado em versão para as ruas (o projeto da versão de rua foi cancelado). Por conta disso a Honda precisou de uma autorização especial da organização da Super GT para inscrever o carro, pois para correr lá os carros precisam ter modelos de produção em série. O motor é dianteiro, um V8 3.4L com pouco mais de 500HP.

Muito se espera desse carro, e da briga que ele vai travar com os Lexus, vou tentar acompanhar. Nas fotos aqui, modelos que já estão em teste, um mais bonito do que o outro. A aparência do carro é fantástica de qualquer ângulo que se olhe, e essa fileira de leds no farol dá um visual incrível.

No vídeo um aperitivo do ronco dessa máquina, música para os ouvidos dos apaixonados por carros.

*Atualizado
Segundo informação do Volney, na primeira corrida da temporada semana passada um Honda HSV 10 desse terminou na terceira colocação. Sem dúvida uma boa estréia. E pelo que eu vi da corrida, eram cinco Hondas, e andaram muito bem o tempo todo, chegando a liderar a prova. Pena o acidente entre dois deles no meio da corrida. Mas ficou claro que a briga vai ser boa esse ano.



Lola T70 MKIII - 67 e 68

Posted Posted by Pipe in Comments 7 comentários



Sei que a Lola T70 MKIII apareceu nesse post semana passada, mas achei essas fotos desses modelos que também são Lola T70 MKIII, só que com a dianteira diferente, com um farol apenas de cada lado ao invés do farol duplo do modelo mais conhecido.

Achei essa versão linda demais, são de 1967 e 1968, e portanto anteriores ao outro modelo. O motor era um Chevrolet V8 5.0L com 425HP. Esses modelos das fotos disputam as Classic Endurance Racing pela Europa. Como deve ser legal assistir a um evento desses.


Banks Sidewinder GMC Sierra

Posted Posted by Pipe in , Comments 3 comentários


Me amarro em picapes de corrida de turismo, são sempre maneiras. Essa é a Banks Sidewinder GMC Sierra, a primeira e talvez única picape de corrida a Diesel. Foi desenvolvida por essa preparadora norte americana, Banks Sidewinder, para disputar a National Auto Sport Association (NASA) nos EUA no ano de 2006, uma série de endurance.

O motor diesel é um V8 twin-turbocharged 6.6L Duramax com 650HP, e o mais impressionante, o torque de 800lb. E vale destacar que essa potência foi limitada para evitar quebras, senão seria maior ainda. Infelizmente a experiência na pista parece não ter sido boa devido a quebras, mas o carro andava junto com os melhores enquanto esteve competindo. Abaixo um vídeozinho do carro sendo testado, belo ronco do "V-oitão".

Nissan Silvia Turbo Super Silhouette

Posted Posted by Pipe in Comments 10 comentários


Esse é o Nissan Silvia Turbo Super Silhouete, primo do Nissan Skyline Super Silhouette que apareceu por aqui nesse post em janeiro passado. Esses carros tem um visual bastante incomum e característico, com linhas extremamente retas e marcaram época no Japão no início da década de 80. Eu particularmente acho bem maneiro.

Esse Silvia com um motor 4 cilindros 2.1L com 570HP, foi pilotado pelo herói de corrida japonês Hoshino Kazuyoshi, que venceu o Fia Group 5 em 1982 com ele. Esse piloto teve um breve passagem pela F1 alguns anos antes, quando pilotou em duas corridas. É muito respeitado no Japão e atualmente possui uma equipe no Super GT.



Largadas: GP da Europa 1985

Posted Posted by Pipe in , , Comments 12 comentários



Pra começar o dia, mais um desafiosinho da série Largadas. Alguém arrisca ano e pista?

As duas primeiras posições estão fáceis, mas se quiserem informar também fiquem a vontade. E uma dúvida minha, cadê o Senna?

*Atualizado
É isso aí, o Julio matou mais uma. É no GP da Europa de 1985 em Brands Hatch. Os pilotos da frente na foto são Nelson Piquet de Brabham e Nigel Mansell de Williams, mas na primeira fila estavam Senna de Lotus e Keke Rosberg também de Williams, que não aparecem na foto.

Mansell venceu a corrida, conquistando sua primeira vitória na categoria. Completaram o pódio Senna e Rosberg. Vale destacar que na primeira volta Senna fechou Rosberg quando ia ser ultrapassado, que acabou rodando, e Piquet que vinha logo atrás não conseguiu evitar o toque no alemão. Resultado, Piquet fora da corrida e Rosberg com um pneu furado teve que parar nos boxes para trocar. O Julio também indicou esse vídeo sobre a corrida, muito bom. Como era mais interessante de se ver a F1 naqueles tempos.

*Atualizado 2
Mais uma atualizada nessa foto que deu o que falar. O Caranguejo informou que Prost conquistou seu primeiro campeonato após essa corrida mesmo chegando em quarto lugar. E também que ao lado de Piquet na foto está Keke Rosberg e não Mansell como havíamos dito.

Fiat Linea TC 2000

Posted Posted by Pipe in , Comments 7 comentários



Faz um bom tempo que não aparece um carro da TC 2000 aqui. Para quem não conhece, é uma das principais categorias de turismo da Argentina, ao lado da Turismo Carretera e da Top Race (TRV6).

Eu acho essa categoria bastante interessante, há uma grande participação de montadoras que não se envolvem com o automobilismo aqui no Brasil, fazendo com que o grid seja sempre cheio e muito variado. E um dos maiores atrativos são os carros "de verdade", que acabam sendo uma propaganda do produto, ao contrário da nossa Stock, onde as carrocerias são apenas bolhas e não atraem tanto as fábricas, mas nada contra também, acho até que deveriam ter mais modelos de bolhas por aqui. E vale lembrar que vários pilotos da Stock também correm algumas etapas desse e dos outros campeonatos argentinos citados durante o ano, por terem custos mais baixos, e serem tão ou mais competitivos que o nosso.

Mas então, esse belo carro das fotos é o Fiat Linea da equipe Fiat Pro Racing Team, que marcou a volta oficial da marca ao campeonato argentino no ano passado após alguns anos de ausência. O motor é um 4 cilindros 2.0L (limite da categoria, por isso o "2000" no nome) com aproximados 310HP, potência razoável, suficiente para ótimas disputas. Achei que nessa versão de corrida o carro ficou lindo, bem melhor que o de rua. A pintura e as rodas também dão um destaque pro carro.

E não poderia deixar de falar do Trofeo Linea, categoria monomarca estrelada pelos Lineas que estreia esse ano aqui no Brasil, com apadrinhamento do Felipe Massa. Fará parte do Racing Festival que também contará com uma categoria de Fórmula e outra de motos. Está prometendo, vamos aguardar...

*Atualizado
O Lui informou que desde o ano passado, por conta de corte de custos, a categoria vem utilizando um motor único para todos os carros. São motores Ford 2.0L com 320HP, preparados pelo Orestes Berta, o mesmo que prepara os motores da F3 Sulamericana, e também da equipe oficial da Ford na TC2000, que é acabou sendo a única equipe a utilizar o motor da mesma marca do carro.


Carga Rápida: Ferrari 312P

Posted Posted by Pipe in , Comments 6 comentários



Essa quem mandou foi o amigo Interdomin, fantástica a foto. O carro é uma bela
Ferrari 312P, que disputou Le Mans em 1969. No canto direito todo desmontado está outro carro que não dá pra identificar.

Não sei nem muito o que dizer, são aqueles momentos únicos que nos fazem viajar na imagem e no tempo, e querer estar ali na hora em que estavam acontecendo. Muito maneiro mesmo.

Spitting Fire: BMW 3.0 CSL

Posted Posted by Pipe in , Comments 3 comentários



E pra fechar bem essa sequência da BMW 3.0 CSL nada melhor que uma boa cuspida de fogo, aliás cuspida de respeito. E essa pintura também é muito maneira, lembra a da M1 da Basf.

BMW 3.0 CSL - Parte 2

Posted Posted by Pipe in , , Comments 5 comentários


O CSL sendo perseguido por um Porsche 935 da Martini.

O lindo CSL pintado por Frank Stella.

O CSL colorido pintado pelo Alexander Calder.

E aqui a segunda parte de fotos do fantátisco BMW 3.0 CSL. Pelo modelo acima preto e branco (pintado por Frank Stella) com as enormes entradas de ar na lateral, dá para entender o motivo do apelido Batmóvel.

E abaixo mais alguns modelos em corridas de históricos recentes. Esse carro é lindo demais mesmo.