McLaren F1 GTR

Posted Posted by Pipe in Comments 2 comentários


Sem dúvida, um carro clássico, e um dos mais rápidos e caros já produzidos, o McLaren F1 GTR.

Derivado do carro esportivo de rua, o GTR foi desenvolvido para disputar corridas nas categorias GT (Fia GT, British GT, Le Mans e etc), e ficou mais conhecido após a vitória em 1995 das 24 Horas de Le Mans, aliás, tudo quanto é carro já ganhou essa corrida hein?! rsrsrs, brincadeira.

Motor BMW S70 V12 6.1L, 640HP. 0-100Km/h em 3 segundos. Veloc. Máx aproximada 350Km/h. E por incrível que pareça, mais fraco que o modelo de rua, que por alguns anos foi o carro mais rápido do mundo.

Seus adversários diretos mais famosos na época eram Ferraris F-50 e F-40, e Porsches 911.

Esse carro é muito lindo, com um desenho que se mantém moderno até os dias de hoje. Detalhe para a curiosa posição central da direção. E é uma lenda por tudo que representou, sendo respeitado por todos os especialistas ao redor do mundo.

Me lembra o Saleen S7 que disputa o Fia GT, depois posto uma foto dele. Mais informações sobre essa máquina podem ser encontradas aqui.


Porsche Racing: 935 K3

Posted Posted by Pipe in Comments 0 comentários


Aproveitando o gancho do post anterior, esse é o Porsche 935 K3, agora visto de frente e de lado também. Lançado em 1979 era uma evolução do vitorioso K2, e ganhou as 24 Horas de Le Mans no mesmo ano da estréia com Klaus Ludwig.

O motor um 3.1L Turbo com uns 750-800 HP, bastante violento para a época.

Interessante é que descobri que um de seus concorrentes era o Zakspeed Ford Capri, que já apareceu por aqui nesse post mês passado.

Um belo exemplar de Porsche de corrida, com esse aerofólio enorme e os faróis bem pra fora no para-choque, vale a pena apreciar as fotos...



Esse é o modelo K2, que originou o K3 das fotos acima.

Spitting Fire: Porsche 935 K3

Posted Posted by Pipe in , Comments 0 comentários



Como estou postando de casa, e as fotos que pensei pra hoje estão no computador do trabalho, vou ter que improvisar. Mas é um improviso que vale a pena, no Spitting Fire dessa semana um Porsche 935 K3 no Classic Endurance Racing em Spa.

Acho muito legal essa foto, e esse carro, e no próximo post iniciarei uma série dos Porsches de corrida, que dando uma olhada maior descobri que tem muitos modelos espalhados pela história.

Bentley Speed 8

Posted Posted by Pipe in , Comments 1 comentários


O modelo Bentley Speed 8

Fala galera!
Desculpe pela demora em atualizar o blog, mas tive alguns problemas nos últimos dias que me tomaram muito tempo e energia, mas agora estamos aqui novamente.

E seguindo uma excelente dica do amigo Leandro Castro (do blog Fórmula Total), esse é o Bentley Speed 8, derivado do Bentley EXP Speed 8, um protótipo desenvolvido originalmente para disputar as 24 horas de Le Mans, que acabou conquistando em 2003.

O EXP Speed 8, modelo que originou esse, marcou o retorno da Bentley a corridas após 73 anos ausente das pistas.

No Speed 8, o motor era um V8 Twim Turbo 4.0L com aproximadamente 600HP.

Realmente um carro muito lindo e exclusivo, que eu não conhecia. Um dos protótipos mais bonitos que já vi, muito melhor do que aquele com dois lugares que tem por aí. Valeu pela dica Leandro!

E pra aproveitar essa categoria, postarei mais fotos desses protótipos, que são belos e exóticos, e valem a pena conhecer.


E esse é o modelo original EXP Speed 8, mais fraco, V8 3.6L

Spitting Fire: Audi A4 DTM

Posted Posted by Pipe in , , Comments 2 comentários



E aproveitando o post da DTM, o Spitting Fire dessa semana é um Audi A4 da categoria alemã. Acho essa foto sensacional, com o carro cuspindo uma labareda incrível.

Não é a toa que é a foto da identidade do blog, que já estava mais do que na hora de pintar aqui.

DTM

Posted Posted by Pipe in , , Comments 0 comentários



Já postei vários carros da década de 90, mas estava faltando eu mostrar a DTM atual, que na minha opinião é uma das categorias de turismo mais maneiras hoje em dia. Possuem tração traseira e motores V8 4.0L com 470HP.

Os carros são uns dos mais bonitos que tem por aí, simplesmente ignorantes.

Correm Mercedes Classe C e Audis A4 de verdade, e não chassis tubulares com bolhas por cima (nada contra).
Alguns pilotos famosos já passaram por lá, como é o caso de Jean Alesi, Mikka Hakkinen, Frentzen e atualmente Ralf Schumacher, que não tem arrumado nada por enquanto.

Vale lembrar que muitas da modificações dos novos bólidos da Stock Car Brasil foram baseadas nesses carros da DTM, e realmente o estilo da carroceria lembra muito. Tomara que eles continuem usando essa fonte de inspiração.


A marca de energéticos marcando presença em mais uma vez categoria top.

Pajero Rally Raid

Posted Posted by Pipe in , , Comments 2 comentários


Esse carro apareceu no blog Fórmula Total a pouco tempo ilustrando o que pode ser encontrado a venda em um site especializado em comercializar veículos esportivos, ou de corrida.

Mas me chamou a atenção e por isso resolvi postar aqui também. Esse é o Mitsubishi Pajero Rally Raid, construído para disputar provas de Rally em 1992. O carro ganhou a primeira corrida que disputou, e fez algum sucesso. O motor desenvolvia algo entre 360 e 450 HP.

Achei o carro bonito, diferente, robusto e a pintura caiu bem. Um carro de Rally com letra maiúscula mesmo.

Mais informações, fotos e caso alguém se interesse em comprar pra botar no Rally dos Sertões ou na Mitsubishi Cup, podem ser encontradas nesse link.


Clássicos: Ferrari 250 GTO

Posted Posted by Pipe in Comments 2 comentários


Tô pra postar esse carro há um tempo mas sempre acabo postergando por causa de outros carros. Mas esse é histórico, antológico, um mito das pistas, e por isso já está mais do que na hora dele aparecer por aqui.

A Ferrari 250 GTO, reverenciada mesmo depois de quase 50 anos. 
Esse carro foi construído para as pistas, unicamente voltado a participar de corridas. O motor um V12 3.0L com 300HP, era capaz de levar o carro de 880Kg a incríveis 280Km/h.

Ela garantiu o título de construtores de 1962, 1963 e 1964 para a fábrica italiana, fazendo história. E só foi derrotada depois pelo não menos lendário Ford GT40.

A 250 GTO foi eleita agora na década de 2000 por diferentes revistas especializadas como um dos maiores carros esportivos e Ferrari de todos os tempos.
Não é a toa que hoje em dia ela chega a valer mais de 20 milhões de dólares nos leilões da vida. Conquistando também o título de um dos carros mais caros da história.

Realmente é muito lindo o carrinho, mas haja grana...


F1: Benetton B188

Posted Posted by Pipe in Comments 0 comentários


Inicio hoje a série de Clássicos da F1 com esse Benetton B188, que é sem dúvida um dos mais belos exemplares dos anos 80.
Sei que já rolou um carro dessa equipe dois posts atrás, mas o que eu posso fazer se eles sempre fizeram carros legais e diferentes?!

Esse modelo disputou a temporada de Fórmula 1 de 1988, e parte de 1989. Utilizava um motor Ford V8 aspirado, e foi pilotado por Alessandro Nannini, Thierry Boutsen, Johnny Herbert e Emanuele Pirro.

Na primeira foto o piloto japonês Takuma Sato desfilando em algum evento recente na Europa, e na foto abaixo o modelo da época com o Nannini.


Ginetta G50 - GT4

Posted Posted by Pipe in , Comments 0 comentários



Esse é o Ginetta G50 GT4, preparado originalmente para disputar corridas na categoria GT4 britânica em 2008. Categoria essa que foi criada em 2008 mesmo, para se posicionar abaixo da GT3 com custos de aquisição e manutenção menores.

Atualmente esse carro está apto a participar em qualquer campeonato de GTs na Europa na GT4. Entre seus adversários estão o Aston Martin N24 e o Nissan 350 Z.

Tirando a última foto, todas as outras são exemplares desse carro no Fia GT desse ano. Não sei informar como ele vem se saindo no campeonato, e se alguém souber é só dizer por favor. Aliás, gostaria de uma dica de como acompanhar as corridas do Fia GT, tem algum canal no Brasil que passa, ou na internet?

Bom, o motor é um Ford Cyclone Motec M800, 3.5 L V6 com 295 HP.

O carro é bonito, me parece uma mistura de Corvette com Aston Martin e Porsche. Pela quantidade de modelos diferentes nas fotos, parece que está fazendo sucesso.

Dica da Semana: F1 Nostalgia

Posted Posted by Pipe in , , Comments 2 comentários



Dica muito legal essa semana. O Blog F1 Nostalgia do "Rianov Albinov". Um apaixonado pela Fórmula 1 de antigamente que sempre atualiza o site com fotos e informações dos carros de antigamente. Vale muito a pena sempre dar uma conferida pra ver os últimos posts.

E para ilustrar selecionei essa foto da Benetton do Gerhard Berger de 1986. Nunca tinha visto essa carro antes e achei muito maneiro, bem diferente não só pelas cores da carroceria, mas dos pneus também que não consegui chegar a uma conclusão exata do porque cada um ser de uma cor. Vai ver era proposital por causa do estilo do patrocinador, bem irreverente. Se for isso mesmo, é uma idéia muito maneira que provavelmente não deve ser permitida hoje em dia. Se não for isso, fiquem a vontade para dizer aí para que servia.

A1GP Brasil

Posted Posted by Pipe in , Comments 0 comentários

Carro da temporada atual, 2009. Bonito, o cinza parece o do Copersucar, mas não tem nada de Brasil.

Bom, fui pesquisar melhor o carro do Brasil na A1GP e achei vários modelos diferentes.

Esse cinza com amarelo marca texto da primeira foto é o que representa o país atualmente, com o piloto Felipe Guimarães, e patrocínio de um banco. Eu acho bonito, mas realmente não tem nada de Brasil nele, e está faltando mais identificação com as cores nacionais, mesmo que isso deixe o carro mais feio.

Abaixo alguns modelos que foram usados nas temporadas anteriores. Essas fotos só me dão mais certeza de que verde com amarelo não cai bem em carro de corrida...

Temporada 2008. Meio sem graça.


Temporada 2007. Não era das piores.


Temporada 2006. Meio exagerado, e só dá pra entender desse ângulo mesmo.

Fia GT Brasil - Corvette C6

Posted Posted by Pipe in , , Comments 0 comentários



Estou um pouco atrasado, mas vale a pena destacar a estréia de um carro brasileiro na principal categoria do Fia GT na Europa, a GT1.

Esse carro é o Corvette C6 da foto, e os pilotos são os brasileiros Enrique Bernoldi e Roberto Streit, e o holandês Xavier Maassen, que já é piloto da categoria. A equipe é nova também, a Sangari Team Brazil.

Essa estréia foi nas 24 horas de Spa-Francorchamps na Bélgica no fim de Junho, e infelizmente o carro teve que abandonar a prova após uma batida do Streit. Mas o desempenho foi acima do esperado, e o time brasileiro chegou até a liderar a prova por quase 10 voltas, sob o comando do Bernoldi, após largar na quarta posição.

As expectativas são as melhores possíveis para as próximas provas, porque foi provado que equipamento e piloto não são problemas.

A pintura não ficou das piores não, vide a do Cacá Bueno na TRV6 alguns posts atrás que é pior, mas é difícil ver um carro com tema brasileiro ficar bonito, e chamar a atenção pela beleza, e com esse não foi diferente. A não ser o carro do brasil na A1GP, onde não foi priorizado o verde e amarelo, uma combinação infeliz mesmo. Postarei a seguir...

F3 Européia

Posted Posted by Pipe in Comments 0 comentários



Mais uma rapidinho no fim do dia pra não passar em branco. Aproveito e atualizo duas séries de uma vez.

Esse é o carro do Pedro Henrique na F3 Européia. Ele foi vice-campeão da F3 Sul Americana ano passado e esse ano está tentando a sorte no velho continente. Boa sorte pro garoto, que alcance seus sonhos e objetivos.

Vou ver se encontro informações sobre motorização para atualizar depois.

É preciso dizer que o carro está muito lindo com essa pintura preta com faixas prata e vermelho?

Ficou animal! Eu tenho tendência a torcer por carros que gosto da pintura, não sei se é só comigo isso.

Destaque para o patrocinador bastante conhecido no Brasil, e acho que a Parmalat também patrocina ele. Excelentes parceiros nessa empreitada.

Opel Calibra DTM

Posted Posted by Pipe in , Comments 7 comentários


Para o dia não passar em branco, mais um clássico das corridas de turismo alemães na década de 90, Opel Calibra, que correu entre 93 e 96 na DTM, conquistando o título desse último ano.

Entre 93 e 95 o motor era um 2.5L V6 24v preparado, com 420 HP, e entre 95 e 96 utilizavam um 3.2L V6 24v com 570 HP, um aumento de potência bastante considerável.

Vale destacar que um dos pilotos do Calibra na época era Alexander Wurz, que posteriormente foi para a Fórmula 1.

*Atualizado
Corrigido por um leitor anônimo. O Opel Calibra DTM tinha um motor 2.5L com 500HP.


Fórmula Truck

Posted Posted by Pipe in , Comments 0 comentários


Caminhão Volkswagen

Caminhão Mercedes

Os caminhões da Fórmula Truck não são carros, mas são de corrida e por serem tão maneiros e diferentes merecem estar aqui.
É dita a categoria mais popular do automobilismo brasileiro, e faz tanto ou mais sucesso do que a Stock Car, sempre lotando os autódromos por onde passa. E é um exemplo de administração e crescimento mesmo com a morte recente de seu fundador Aurélio Batista Félix.

Atualmente são 6 marcas de caminhões participando diretamente e coloquei uma foto de cada modelo. Pelo que encontrei os motores tem entre 7.2 e 13,8 L (me corrijam por favor se estiver errado) e produzem algo em torno de 1.000 HP. Chegam fácil a 200km/h, mas por medida de segurança são limitados a 160 km/h.
Vale destacar a beleza e imponência desses bichões. Ainda vou ver uma corrida dessa ao vivo.
As fotos são do Rodrigo Ruiz do Velocidade Online.

*Atualizado: Estava faltando o caminhão alemão MAN, que faz parte do grupo da Volks, que fez a estréia nessa temporada na categoria pilotado pelo austríaco Egon Allgäuer.

Caminhão MAN

Caminhão Ford


Caminhão Scania

Caminhão Iveco

Caminhão Volvo

Esse é Mercedes também, mas coloquei aqui porque é diferente dos outros com a frente reta. Bem maneirinho né?

Fórmula Superleague Brasil

Posted Posted by Pipe in , , Comments 0 comentários


Apesar dos resultados recentes, como Flamenguista que sou estava faltando aqui a foto do carro do Mengão que corre na Fórmula Superleague, e essa temporada está sendo pilotado pelo experiente Enrique Bernoldi. A pintura ficou show!

Mais tarde retorno com as especificações de motor.

E aproveitando o espaço, segue abaixo também o carro do Corinthians que corre nessa categoria pilotado pelo Antônio Pizzonia.