#22 de Dick Brooks, o primeiro de 1970 e o segundo de 1969.
#28 de Fred Lorenzen, 1969. Tem quase meu apelido ali do lado...
#06 de Neil Castles, 1969.
#71 de Bobby Isaac, 1969, com a pintura vermelha.
Após os belos Buicks mostrados alguns posts atrás, não tem como não mostrar um dos mais clássicos carros da Nascar, o Dodge Charger Daytona e seu visual inconfundível. Bom, na verdade confunde sim pois tem o Plymouth Road Runner Superbird que é quase igual aos Chargers e me causa uma certa confusão. Eles são primos, só que o Superbird só correu em 1970.
Bom, esses Daytonas eram Chargers de rua modificados e foram criados com o único intuito de vencer corridas na Nascar, e venceu, inclusive a sua corrida de estreia. Conquistou o campeonato nacional de 1970 com o piloto Bobby Isaac muito embora ele não tenha vencido corrida alguma, e ainda estabeleceu um novo record de velocidade na categoria, ao atingir 200mph ou 320Km/h pelas mãos de Buddy Baker. É também um dos mais famosos aero-cars, devido principalmente a sua incomum e alta asa traseira, e ao "nariz" comprido e afinado, os dois desenhados pela NASA especialmente para a Chrysler.
Dos 503 Daytonas construídos, 70 unidades utilizavam o motor 426 Hemi V8 7.0L, e o restante o motor 440 Magnum V8 7.2L. Hoje em dia ambos são veículos raros e bastante valorizados no mercado de colecionadores. Sem dúvida ter um desses em casa deve ser demais. Pena só terem corrido por uma temporada e meia, embora fizessem sucesso nas pistas, não vendiam quase nada das versões de rua, e para 1971 a Nascar proibiu os apetrechos aerodinâmicos e restringiu o tamanho dos motores, para que nenhum outro fabricante ousasse tanto novamente. Agora, se fosse para escolher um aqui do post eu teria sérios problemas, talvez o #3 ou o #71, ou quem sabe o #30, complicado.
2 comentários:
O primeiro carro da Nascar a ultrapassar as 200 milhas, no tempo em que a categoria usava carros de verdade.
Sem falar que custa uma pequena fortuna um exemplar desses hoje em dia.
Pois é Volney, carros de verdade derivados dos modelos de rua, e andavam demais. Uma pena não se fazer mais isso hoje em dia na Nascar, quando usam aquelas barcas estranhas com bolhas como na nossa Stock. Por isso os campeonatos q utilizam carros de verdade hoje em dia tem atraído tantos fãs, é mais legal mesmo.
E hoje esse carro virou artigo raro de colecionador a preços surreias. Também imagina rodar com um desses nos dias de hoje, deve ser muito maneiro, rs.
Abraço.
Postar um comentário