Ford 3L / P68

Posted Posted by Pipe in , , Comments 7 comentários


Conheci esse carro há um tempo atrás no blog do Joel (Sport Protótipos), e depois o Tohmé (Minis no Mundo) também mostrou a mini, é o Ford 3L, também conhecido como Ford P68, na minha opinião um dos protótipos mais bonitos da década de 60. Se fosse competir em um concurso de beleza, sem dúvida esse carro seria finalista, mas como no automobilismo o que mais importa são os resultados, nisso o 3L deixou muito a desejar, e olha que chegou a ser chamado de sucessor do GT40.

A história desse carro começa com a retirada oficial da Ford das competições de protótipos em 1967, após a FIA reduzir de 7 para 5 litros a motorização das máquinas, e então os dois principais construtores da época que corriam de Ford, John Wyer e Alan Mann seguiram caminhos diferentes. Wyer continuou a desenvolver o GT40 de 5 litros, e acabou conquistando Le Mans em 68 e 69. Já Mann resolveu desenvolver seu próprio protótipo de 3 litros, o 3L, daí o nome do carro, que foi lançado em 1968, e inicialmente foi chamado de P68.

O carro foi desenhado por Les Bailey, um dos mais famosos especialistas em aerodinâmica da época, e o motor era o recém lançado Cosworth DFV da F1, 3.0L com 420HP. Foram construídos três protótipos, eram extremamente rápidos, capazes de atingir 350Km/h, mas ao mesmo tempo muito instáveis em alta velocidade devido ao excesso de downforce nas rodas dianteiras, sendo que até John Surtees chegou a recusar pilotar o carro na época.

Estreou no BOAC 500, mas abandonou logo no começo, e depois participou de mais algumas provas, mas não completou nenhuma devido a problemas mecânicos ou acidentes. Sua maior conquista foi a pole position de Frank Gardner nos 1.000 km de Spa, mas também não completou essa corrida. Enfim, o carro foi um grande fracasso apesar do enorme potencial que tinha, e se tivessem um apoio maior da Ford sem dúvida seriam um grande adversário para as Ferraris e Porsches da época, com um motor que depois veio a ser um dos maiores vencedores da F1.

As fotos acima são dos carros da época, e abaixo lindos modelos restaurados em eventos de históricos.


7 comentários:

Fórmula Total disse...

Muito bonito o carro. O que chamou mais minha atenção foi a traseira, bem comprida.

Abraços
Leandro Castro

Tohmé disse...

Não andava nada, mas foi o protótipo mais lindo, já construído.

Alysson Prado "Balo" disse...

Pipe, este é um dos desastres mais bonitos que já vi (rs)

PS: por favor não se sinta ofendido!

abs.

interdomin disse...

Parece un Ferrari 330 P4.

Volney disse...

Matou a pau agora Pipe, não conhecia esse Ford, bem bacana a história dele. E como o GT40 tinha o mesmo problema de instabilidade em grandes velocidade.
Gostei muito dele, lembra as antigas Ferraris.

Rafael Oliveira disse...

Muito lindo...

Abraços.

Rafael Oliveira.

Pipe disse...

Fala Leandro,
Verdade, a traseira dá uma aparência legal ao carro. Belo protótipo mesmo, pena não ter atingido os resultados pretendidos.
Valeu, abraço.

----------------------------------

Fala Tohmé, era bonito mesmo, talvez um dos mais bonitos como vc disse. Até andava o bicho, dava mais de 300 por hora, mas sem estabilidade nenhuma, aí não tinha como ir pra frente o projeto, ficou perigoso, uma pena.
Abraço.

-----------------------------------

Fala Alysson, sem ofensas nenhuma, muito bem observado cara, rsrs. Saiu tudo errado, mas o visual era fantástico.
Abraço.

---------------------------------

Hola Interdomin,
Lembra mesmo a Ferrari por causa da carroceria arredondada, aliás, linda essa Ferrari, preciso falar dela.
Saludos.

----------------------------------

Fala Volney, valeu cara. Eu também não conhecia até me deparar com ele no blog do Joel há um tempo atrás, achei muito lindo e tinha que postar aqui. Lembra algumas Ferraris mesmo pela carroceria arredondada, principalmente essa que o Interdomin comentou acima.

Achei ele tão maneiro quanto o GT40, mas com problemas parecidos, um foi um grande vencedor e o outro não terminou nenhuma corrida, baita diferença, rs. Esse Ford merecia melhor sorte.

Falou cara, abraço.

-----------------------------

Fala Rafael, concordo 100% cara.
Abraço.