Creation Autosportif

Posted Posted by Pipe in , , Comments 4 comentários



Passei a tarde vendo um documentário no Discovery Turbo sobre o esforço de uma equipe particular inglesa para construir um carro bom para disputar a Le Mans Series, e principalmente a prova de 24H de 2005. Passaram os seis episódios seguidos, acho que o nome era Road to Le Mans, e foi muito interessante ver todos os esforços e desafios que a equipe enfrentou. É muita grana investida, e muita coisa que pode dar errado, e no fim das contas o objetivo de ao menos terminar a corrida foi alcançado, mesmo após muitos problemas. E ainda tinha no documentário outros ótimos carros como Audis R8 e Pescarolos.

A equipe era a Creation Autosportif, e o carro o protótipo DBA 03S da categoria LMP1, os #7 das primeiras fotos. O 03S era na verdade um Reynard 02S modificado, com um motor V8 Judd 3.0L de 500HP. Um carro bastante competitivo e rápido, que conseguiu ótimos resultados em seu ano de estréia, mas que sofreu muito com problemas de durabilidade.

Em 2006, algumas mudanças no regulamento da série obrigaram a equipe a dar um upgrade no carro, que passou a se chamar CA06/H, o belo #14 das fotos abaixo, que terminou em segundo lugar no campeonato de marcas daquele ano.



E em 2007, a Creation lançou o CA07, o #15 azul e marrom da foto abaixo, com um novo motor V10 AIM, e com o objetivo não só de continuar competindo na LMS e na ALMS, mas também de comercializar o protótipo para outras equipes. E parece que a equipe se firmou como um dos grandes nomes da Inglaterra, capaz de brigar com as equipes de ponta, e continua obtendo resultados consistentes.

Bom, inspirado no documentário que vi, esse foi apenas um breve histórico da trajetória da Creation e seus belos protótipos.



4 comentários:

Unknown disse...

também assisti , foi muito bom o documentário !!1

Ricardo Pedro disse...

Só vi um bocado e foi a parte em que eles puseram o motor judd depois não consegui ver.
Foi pena

Tohmé disse...

Pipe, há alguns meses coloquei um post deles.

Pipe disse...

Fala Rodrigo, que coincidência cara, mas legal, porque valeu a pena mesmo.
Abraço.

--------------------------------

Pena mesmo Ricardo, porque depois ficou melhor ainda, mas qualquer dia deve passar de novo, ou então deve ter no YouTube, aí vc tira a diferença.
Abraço.

---------------------------------

Fala aí Tohmé, eu não lembro de ter visto lá no seu blog não, mas minha memória não anda muito bem.
De qualquer forma, eu tentei dar uma olhada lá e não consegui achar, dá pra pesquisar posts antigos lá? Queria ver a mini.
Abraço.