Alpine A110

Posted Posted by Pipe in Comments 8 comentários





Aí está o famoso Alpine A110 que eu havia prometido. Um dos motivos que me lembrou esse carro foi ter visto um belo exemplar ao vivo no último fim de semana no evento de clássicos que teve no autódromo do Rio. Aliás tinha cada carro incrível lá , como Jaguar E-Type, Shelby Cobra, De Tomaso Pantera e por aí vai. Mas vamos ao pequeno notável das fotos.

O Alpine A110, também conhecido como Berlinetta, é a evolução do A108, e foi produzido pela fabricante francesa de 1961 a 1977, e assim como os outros carros da marca usava várias peças da Renault. Ganhou vários rallys na França no final dos anos 60, e no início dos anos 70 passaram a utilizar em corridas um motor Renault 16 TS com dois carburadores de corpo duplo weber 45 e 125HP, capaz de atingir 210Km/h.

Ficou famoso internacionalmente durante as temporadas de 70 a 72 com a participação no recém-criado Campeonato Internacional de Fabricantes, quando venceu vários eventos pela Europa, como o Rally de Monte Carlo em 71. De olho nesse sucesso a Renault concretizou a compra da Alpine e inscreveu o A110 no WRC (World Rally Championship) de 1973, que substituiu o Campeonato Internacional. O carro venceu a maioria das corridas e faturou o primeiro título mundial de construtores. Em 74 o Lancia Stratus foi lançado, construído especialmente para Rally, e vários carros incluindo o A110 se tornaram obsoletos. Ainda tentaram algumas modificações no carro, mas sem resultados positivos, e assim o A110 se aposentou, mas foi considerado um dos melhores carros de rally do seu tempo.

Diferentes modelos do A110 foram fabricados por outras montadoras ao redor do mundo. No Brasil por exemplo, devido a parceria da Willys Overland com a Renault, foi produzida uma versão do A108 com linhas do A110 e denominado Willys Interlagos. Vários pilotos famosos fizeram história com esse carro por aqui, mas isso é história pra um outro post.



8 comentários:

Alysson Prado "Balo" disse...

Um dos mais belos e antológicos modelos Renault, tanto que sempre é lembrado em editoriais de carros clássicos, post muito bem desenvolvido Pipe, mais uma vez você está de parabéns.

abs.

ALYSSON PRADO "BALO"

Tohmé disse...

Um dos desenhos mais limpos e lindos já realizados.

Até minha mulher gostou...he, he

Ricardo Pedro disse...

Ontem enquanto jogava gran turismo mas nem sabia que tinha ppartcipado no WRC uma das minhas provas preferida.
Agora aqui em Portugal no rally também andam a usar aston martin´s e porsches penso que ás poderiam publicar.
Para o posche ponha Mex Machado
e para o aston não me lembro do nome do condutor

Fórmula Total disse...

É um dos meus preferidos!

É difícil achar um Interlagos.

Abraços
Leandro Castro

Tohmé disse...

Pipe, corrige o título do post....he, he

Joel Marcos Cesetti disse...

Simplesmente lindo é o meu clássico preferido.

Volney disse...

Conheci o Alpine 110 no jogo GT Legends, legal ver a disposição dele tanto para pistas de asfalto quanto pistas de de Rally.

O Interlagos fez história no Brasil nas mão do Luizinho Pereira Bueno.

Pipe disse...

Valeu mesmo Alysson, é importante esse retorno pra mim.
Mas o carro é realmente bonito e marcou época, um verdadeiro clássico dos franceses.
Abraço

-------------------------------------

Concordo contigo Tohmé, os caras acertaram nesse carro.
Mostrei pra minha namorada e ela achou "diferente e maneiro", rsrs.
E valeu pela dica do título, nem tinha me ligado, rsrs.
Abraço.

----------------------------------

Oi Ricardo,
Também gosto do WRC, muito carro maneiro.
Valeu pelas sugestões, vou procurar esses Porsches e Astons Martins de Rally pra colocar aqui, não sabiam que estavam correndo.
Abraço

-----------------------------------

Fala Leandro, bom que vc gostou cara. Vou dar uma boa pesquisada pra fazer o post do Interlagos.
Abraço.

----------------------------------

Fala Joel, o carrinho é lindo mesmo, fico feliz que tenha gostado.
Abraço.

----------------------------------

Pois é Volney, eu não lembro como conheci não, mas deve ser legal jogar com ele. Andava bem em qualquer terreno, mas fez história mesmo no rally.

Bem observado cara, o Interlagos venceu muita coisa por aqui também com pilotos de nome como o Luizinho Pereira Bueno, vou fazer um post dele em breve.

Abraço.