Martini Racing: Porsche 908/4

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O mês de fevereiro acabou e só me dei conta agora que não apareceu nenhum carro da série Martini Racing. Sendo assim, nada mais justo do que iniciar esse mês de março com um representante deste seleto grupo de carros de corrida com a famosa pintura.

E o escolhido é esse lindo Porsche 908/4, conhecido também como 908/80. O modelo original é de 1975, mas esse das fotos disputou os 1000Km de Spa na Classic Endurance Racing recentemente, não sei o ano correto. Uma prova repleta de belezas como esse Porsche, e vou postar aqui mais alguns participantes dessa corrida por esses dias.

Esse 908 é bonito, com bonitas rodas douradas e a elegante pintura prateada da Martini.

*Atualizado
O Claudio Paes Leme deu ótimas informações desse carro. Além da correção no modelo, ele informou que o veículo original era equipado com o motor Flat 6 Turbo, e pilotado pelo Herbert Mueller. E foi o 908 que fez com que surgisse o 936, mais famoso e vitorioso.

Outra informação interessante é que esse carro foi criado para correr em pistas específicas como Targa Florio e Nurburgring, e talvez por isso o formato diferente que muitos estranham, mas eu particularmente gostei. Além de outras observações interessantes que vale a pena conferir nos comentários.
Valeu Claudio!


6 comentários:

Alysson Prado "Balo" disse...

Ao lada da Gulf, sempre achei a pintura da Martini uma das mais belas, sobretudo sobre os carrões alemães dos anos 1970 e início dos 1980.

Pipe agradeço aos elogios, talvez vc ache a revista desatualizada devido a rapidez da internet frente aos outros meios de comunicação de massa.

Faço apenas a minha parte(rs).

Obrigado e abs.

Claudio Paes Leme disse...

Pipe, bom dia. Este Porsche das fotos é o 908/4 também conhecido como 908/80 já equipado com motor flat 6 turbo no lugar do original flat 8. Herbert Mueller andava com o carro da Martini e e Reinhold Joest com seu próprio que vem a ser o vencedor dos 500 km de Interlagos em 72. Essa versão do 908 fez com que surgisse o 936 que tinha uma distancia entre eixos maior e que ganhou tudo. Vale dizer que o 908/3 foi um carro criado para provas em pistas específicas Targa Florio e Nurburgring. Quando as regras do Mundial de Marcas foram mudadas (72) o carro que era muito leve tinha de colocar um lastro ficando fora de combate junto às Ferraris, Matras e mesmo os Mirage. Agora esse refinamento da janela na lateral a exemplo do Tyrrell P-34 não foi utilizado na época mas ficou bem bonito.

Abraço

Tohmé disse...

Tô com o Balo. A Martini é foda...
MAs esse 908/4 é um transformer. Um pré-917....sei lá. Muito desproporcional.

Pipe disse...

Fala Alysson,
Também acho demais essas pinturas clássicas dessas marcas. Me diz aí os modelos que você gosta pra eu correr atrás e entrarem na fila pra serem postados.

De nada cara, faz sentido o que vc diz, mas graças também ao empenho e dedicação de pessoas como vc, sempre atualizado dos últimos lançamentos, e disposoto a compartilhar na web. Show.

Abraço.
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Oi Claudio,
Muito obrigado pelas informações, já foram devidamente atualizadas no post. Acho esse carro bonito também.
Abraço.
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Fala aí Tohmé,
Concordo com vocês dois, eles patrocinaram muito carro maneiro, e sempre destacando as belas pinturas.
Mas até que curti esse Porsche, acho o 936 que sucedeu ele bem mais desproporcional. Mas de fato, a comparação com um Transformer é pertinente, rs.
Abraço.

Alysson Prado "Balo" disse...

Fala Pipe, um deles você já fez post, o XJ 220, outros são o Lancia 037, e Delta S4 de rali, o beta você já postou..e o Alfa 155 você também já fez post...achoe que nem sobrou nenhum da lista.

abs, obrigado pela atenção e continue desenvolvendo o seu trabalho que a cada só tem melhorado.

Pipe disse...

Fala Alysson,
Esses alemães são demais mesmo cara. Pode deixar que os Lancias já estão programados pra aparecerem aqui em breve, mas valeu pela lembrança.

E valeu pela força cara, ainda tem muito o que melhorar, mas vamos aos poucos, rs.

Abraço.