![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhMTWmLxzdNnHG4vFYzgYG_8U_M8toAoHNOPOmXsGuYqtqMTNOk-4Oy6GyU-envszvVEvdStZV0wlgGDhg5CP_XLRF-S7JggXwFlAaanbxS4mDtzTvoiu-6mTU2al96s3zNZ12ZfeFKhWM/s400/Porsche-936_5.jpg)
Mês passado apareceu por aqui o 935 , e hoje na seção Porsche Racing é a vez do Porsche 936 de 1976/77, pois houveram modelos nos anos seguintes. E ele nada tem a ver com o 935 mencionado, que é uma variação do carro de série, enquanto esse é mais pra protótipo, com o piloto exposto ao vento. Na verdade o 936 sucedeu o 908, que aparecerá futuramente aqui. E o nome é devido a utilização de uma variação do motor Turbocharger do Porsche 930, e por competir no Grupo 6, daí 930 + 6 = 936... grande constatação!
Foi construído em 1976 para correr no WSC (World Sportscar Championship) e nas 24h de Le Mans, ganhando os dois eventos. Curioso que o 936 ganhou no Grupo 6 e o 935 no Grupo 5. Esse ganhou Le Mans também em 1977.
O motor V6 Turbocharger refrigerado a ar possuía 2140cc, gerando 540HP. Chama atenção a enorme entrada de ar no centro do carro, utilizada principalmente para o intercooler, e a clássica pintura da Martini, marcando presença em mais uma categoria.
O carro correu até 1981, mas nos últimos anos com o visual e o motor diferentes, e depois foi substituído pelo 956, mas aí é história para outro post, e põe história nisso.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgm5cGjM3tnJnaqQm-FPOwsgVpLyRKFaR1Q3ueS86Tj4j2obGkhRh3vY7O_vLAgODkWUqE8C7XDyo4ZeKsENV6fP5Taa78hoMpgPadUolNaqRLAEl0Fed0rKnLnw98I0stc7bl8cyKYo2g/s400/Porsche+936_2.jpg)
2 comentários:
Convenhamos, é meio esquisito para um Porsche! Mas ganhou tudo que ganhou.
Abraços
Leandro Castro
Também achei cara, principalmente a traseira e a entrada de ar em cima... mas faz parte da história... rsrsrs
Falou, abraço!
Postar um comentário