Toyota GT-One

Posted Posted by Pipe in , Comments 0 comentários

Modelo de 1998

Taí o carro que estava cuspindo fogo no post anterior. O Toyota GT-One, desenvolvido inicialmente para corridas de Grand Turismo (daí o nome), mas depois adaptado para prova de protótipos de Le Mans.

Disputou as 24H de Le Mans em 1998 e 1999. No primeiro ano com três carros conseguiu classificar bem, todos entre os dez primeiros. Mas no meio da corrida um deles bateu forte e ficou de fora, mais pro final outro teve problemas na caixa de câmbio e abandonou, e o que sobrou ficou em nono lugar, bem atrás do vencedor.

No ano seguinte, houveram algumas mudanças nas regras e os três GT-One se classificaram bem (1º, 2º e 8º). Mas mais uma vez dois carros abandonaram, dessa vez por problemas nos pneus que estouraram repentinamente causando até um forte acidente de um deles. E o que sobrou lutava pela vitória quando na última volta teve problemas nos pneus e precisou parar nos boxes, e acabou terminando em um frustrante segundo lugar.

Em 2000 a Toyota resolveu largar as provas de Le Mans e voltar suas atenções para a F1, uma pena, talvez fosse melhor continuar nos protótipos mesmo...

O carro é bonito mesmo, uma bela pintura, principalmente o modelo de 1998. Meio que inaugurou esse estilo para carros protótipos. Me lembra os carros da Peugeot de hoje.

Motor Toyota R36V, 3.6L Twin Turbo V8, 600HP a 6.000rpm. Velocidade final de 380 Km/h, e 0-100Km/h em 3,6 segundos. Seus maiores concorrentes foram o Mercedes CLK GTR e o Porsche 911 GT1, que em breve aparecerão por aqui.


Modelo de 1999

0 comentários: