Taí o Porsche 917 que apareceu nas fotos do post anterior. Entrou para história ganhando as 24H de Le Mans em 1970 e 71, e o mundial três vezes, se tornando um dos maiores ícones das corridas de todos os tempos e afirmando na época a marca alemã nas provas de resitência. Muito por conta de sua força e velocidade, capaz até de assustar alguns pilotos.
Tinham duas versões, 917L (Long Tail, ou cauda longa) e 917K (que dispensava essa cauda), que eram utilizadas de acordo com as pistas, sendo a L para circuitos mais rápidos como Le Mans. Era empurrado pelo motor Type 912 V12 4.5 L, 4.9L ou 5.0L com 620HP (na versão K, a mais bem sucedida). A versão L fazia de 0-100Km/h em 2,7 segundos, atingindo absurdos 390Km/h.
Disputou também corridas com a versão 917/30 na Cam-Am, nos EUA, após ser não ter mais espaço na Europa devido ao regulamento, utilizando um motor modificado de mais de 1.100HP (!!), e uma carroceria aberta, bem diferente dessa.
2009 marca o 40º aniversário do modelo, que teve um primeiro ano de vida ruim, mas depois engrenou e se tornou a lenda que é hoje. Acho esses modelos da Gulf Oil muito lindos com sua clássica pintura azul e laranja, aliás, todos os carros patrocinados por eles são lindos e vão aparecer mais aqui.
Abaixo o modelo 917/30 com seus mais de 1.000HP de potência e um visual totalmente diferente do irmão europeu.
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