Eu achei esse carrinho preto e laranja na internet e achei muito maneirinho, seria perfeito pra disputar a Superclassic aqui no Brasil.... A pintura, o desenho, as rodas, tudo muito maneiro, e ia fazer um post só dele, mas descobri que ele é uma versão de pista de um modelo clássico de Rally que obteve sucesso no início da década de 80. O Talbot Sunbeam Lotus.
Esse da foto está com roupagem de turismo, que para mim é bem melhor que a de terra, mas isso é opinião minha. Me lembra muito o gol primeira geração com suas linhas quadradas. Ele disputa aquele BRSSC no Reino Unido, que comentei no post do Mondeo. Um grupo com várias categorias para diferentes motorizações, sendo o pré-requisito básico ter sido modelo de corrida e rua ao mesmo tempo.
Já o de Rally, representado nas fotos abaixo tem história pra contar. O Sunbeam era fabricado pela Chrysler, mas depois da retirada da operação na Europa, continuou um tempo em produção e mudou o nome para Talbot. No final da década de 70 eles contratara a famosa fabricante de carros esportivos, Lotus, para desenvolver um modelo para Rally. Foi utilizado uma versão preparada de um motor Lotus 2.2L twin-cam de 4 cilindros com 150HP, capaz de atingir quase 200km/h. Motor que casou muito bem com a tração traseira do carrinho, fazendo dele super rápido e ágil para rally . Em 1981 conquistou o Campeonato Mundial de Rally no Grupo II. Depois disso, o carro foi ficando obsoleto com o surgimento de novos concorrentes mais modernos, e com mudanças nos campeonatos.
Eu não conhecia esse carro, mas acho que vale a pena o registro aqui para que mais pessoas conheçam também esse simpático modelo "Europeu-Americano".
Atualizado
O amigo Rodrigo lembrou que esse carro ficou bastante conhecido nas mãos do piloto Henka Toivonen no WRC no inícios dos anos 80, e chegou a ganhar o Lombard RAC Rally em 1980. Valeu pela lembrança!
2 comentários:
Fala Pipe!
Estava pesquisando sobre rallys e me deparei com o seu post sobre o Talbot. Vale lembrar que o carro ficou conhecidissimo nas mãos do gênio Henkka Toivonen, que fazia as mais diversas peripécias com o carro nas etapas do WRC no começo da década de 80.
Abraço!
Fala Rodrigo, valeu pela visita! Legal você ter encontrado o post na internet, se você pesquisar aqui pelo blog vai achar muita coisa legal de rally que já apareceu aqui.
E é verdade, o Toivonen fez o que quis com o carrinho, ele ganhou em 1980 o Lombard RAC Rally, bem lembrado cara, valeu pela informação.
Abraço.
Postar um comentário