Pescarolo Courage C52 Peugeot, ano 2000, ótimo resultado em Le Mans.
Pescarolo Courage C60 Peugeot, ano 2001, o leão já em destaque no bico do carro.
No início dessa década, em 2000, o lendário ex-piloto de F1 e campeão de Le Mans, Henri Pescarolo, resolveu retornar as pistas como dirigente e criou uma equipe para disputar a LMS e principalmente as 24H de Le Mans, a Pescarolo Sports. Foi estabelecida uma parceria com a Peugeot para fornecimento dos motores 3.2L V6 turbo com 550HP, e o carro utilizado nesse primeiro ano foi um Courage C52, conhecido como Pescarolo Courage C52 Peugeot. A primeira experiência em Le Mans foi bastante animadora, com a 4ª posição na geral, atrás apenas dos três Audis R8 de fábrica.
No ano seguinte a equipe comprou o novo Courage C60, e surgiu então o Pescarolo Courage C60 Peugeot, com o mesmo motor V6 3.2L de 550HP. Mas essa mudança não surtiu os efeitos pretendidos, e dos dois carros inscritos só um completou a prova, e apenas na 13ª posição, o outro abandonou logo no início com problemas no motor. No entanto, como uma consolação, o carro venceu as duas primeiras corridas da equipe no FIA Sportscar Championship. As fotos acima são dos modelos de 2000 (#16) e 2001 (#17) respectivamente.
Pescarolo Courage C60 EVO Peugeot, ano 2002. Comemorando uma das vitórias no FIA.
Em 2002, Pescarolo contratou André de Cortanze para ajudar do desenvolvimento do carro (o mesmo engenheiro que projetou o Toyota GT-One e o Peugeot 905). Várias evoluções foram feitas, principalmente na aerodinâmica, mudando bastante o visual, que a meu ver ficou bem mais maneiro, ainda mais com a bela pintura verde claro. Passou a ser chamado então de Pescarolo Courage C60 EVO Peugeot. O motor ainda era o mesmo V6 3.2L só que com um aumento para 580HP. Mesmo com mais duas vitórias no FIA Sportscar Championship, os resultados foram novamente bem abaixo do esperado, e o carro não conseguiu acompanhar o ritmo dos concorrentes mais fortes em Le Mans, tendo assim mais uma decepcionante participação e terminando em 10º lugar.
Em 2003, novas mudanças foram feitas no visual do carro e a equipe passou a contar com o apoio da Sony, que anunciava o Playstation 2. O Pescarolo Courage C60 EVO 03 Peugeot conquistou mais duas vitórias no campeonato da FIA, mas tiveram vários problemas nas outras corridas, e em Le Mans os dois carros terminaram em 8º e 9º lugares. No fim desse ano a Peugeot informou que não continuaria com a parceria e o fornecimento de motores, e a equipe passou por um tempo de dificuldades financeiras até a Sony informar que aumentaria os investimentos. Eles adquiriram então os motores Judd V10, mas aí é uma história pra outro dia, porque a idéia desse post é mostrar apenas os carros com a marca do leão, que como sabemos disputam a competição com equipe própria hoje em dia.
Pescarolo Courage C60 EVO Peugeot 2003.
4 comentários:
Pesacarolo é uma lenda viva.
O Divilla trabalhou com a Pescarolo algumas vezes. ele chegou a projetar algum desses carros?
Verdade Tohmé, o cara tem é história pra contar.
Abraço.
-------------------
Fala Maurício, na pesquisa que fiz pra esse post não vi o nome dele não, então ñ sei dizer. Vai ver começou a trabalhar com o Pescarolo depois dessa época da Peugeot.
Falou, abraço.
I would like to exchange links with your site carrodecorrida.blogspot.com
Is this possible?
Postar um comentário