Carros da DAMS no Fia GT de 97.
Carros da David Price Racing no Fia GT de 97.
Para que não hajam confusões quanto aos modelos dos carros, esse é o Panoz Esperante GTR-1 que disputou entre 97 e 99 o Fia GT e as 24H de Le Mans na Europa, e o IMSA GT, o USSRC e a ALMS na América do Norte. Ele antecedeu o LMP-1 mostrado no post anterior, e embora sejam parecidos, o GTR-1 possui a carroceria fechada ao contrário de seu sucessor. Esse carro foi desenvolvido pela Panoz junto com a Reynard Motorsport e uma das exigências do Don Panoz foi que o visual fosse baseado de alguma forma no modelo de rua da marca, o Esperante. E então surgiu esse clássico do fim da década de 90 com um visual diferente marcado pela frente comprida com o cockpit mais atrás, meio narigudo, e que chegou a receber o apelido de "Batmóvel" por sua semelhança com o carro do homem-morcego.
O motor Ford foi desenvolvido pela Roush Racing, um V8 6.0L com 600HP. Interessante que para o carro ser homologado, uma versão de rua precisou ser construída e acabou ficando nas mãos do Don Panoz, devia ser um ótimo "brinquedo". Seis carros foram construídos e duas frentes se formaram para utilização deles, a fábrica correria nos EUA e a equipe francesa DAMS utilizaria na Europa. Nesse primeiro ano os resultados não corresponderam as expectativas, os carros tiveram vários problemas de motor, muitos abandonos e quebras mas chegaram a ganhar uma corrida ou outra, sendo que os três inscritos em Le Mans não chegaram ao fim.
Em 98 o carro dominou o IMSA conquistando os títulos de piloto e construtores, e a DAMS melhorou seus resultados no Fia GT, terminando em quinto ao final da temporada. Em Le Mans o melhor resultado foi o 7º na geral. Nesse ano também foi construída em parceria com a Zytek uma versão híbrida chamada de Q9 Hybrid, que utilizava um motor elétrico e foi desenvolvida pela David Price Racing. Para chamar a atenção pintaram o carro de roxo e puseram alguns raios amarelos, mas o bólido se mostrou muito pesado por conta das várias baterias e não se classificou para Le Mans. Ainda correu em Petit Le Mans, terminando em 12º e o projeto foi abandonado.
Com o fim da classe GT1 no Fia GT em 99, só sobrou a Panoz correr com o Esperante na ALMS, e o LMP-1 também já estava em desenvolvimento. Duas tentativas foram feitas com o GTR-1 mas os carros não chegaram ao fim das corridas, e assim foram aposentados mas a sua aparência diferente ficou marcada para sempre na história.
Modelos de 99 da Panoz Motorsports e da DAMS.
Panoz Esperante Q9 Hybrid.
2 comentários:
Fiquei curioso com a versão de "rua" dele, nunca cheguei a ver.
Vou dar uma pesquisada na internet.
E uma pergunta, para o pessoal que joga GTR-2, tem algum projeto desse carro para o jogo? Pois nunca encontrei.
Fala Volney,
Eu vi essa versão de rua outro dia em um programa no Discovery Turbo. É roxo como o da última foto, e chama atenção pra caramba.
Não sei dizer sobre o lance do GTR-2, mas vai ver o oráculo (google) saiba, rs.
Abraço.
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