Largadas: GP França 1954

Posted Posted by Pipe in , , Comments 6 comentários



Mais uma série que andava meio sumida, e escolhi a largada do GP da França de 1954 em Reims para atualizá-la. Essa corrida marcou a volta da Mercedes a Fórmula 1 com os W196, os famosos Flechas de Prata. De cara já conquistaram as duas primeiras posições no grid de largada com Juan Manuel Fangio e Karl Kling, e ainda tinham uma terceira Mercedes de Hans Herrmann que pode ser vista ali no meio do pelotão. Em terceiro lugar estava a Maserati de Alberto Ascari.

Outro fato curioso é que dos vinte e um carros que largaram apenas seis terminaram a prova, com a dupla da Mercedes confirmando a vitória e Herrmann obtendo a volta mais rápida mesmo abandonando antes da metade da corrida. Me chamou atenção a diferença no visual dos carros da Mercedes ao lado dos outros bólidos, enquanto todos ainda eram "charutos" eles tinham aparência de carro mesmo, parecem até de outra categoria.

*Atualizado
O Caranguejo informou com detalhes as três primeiras filas do grid de largada dessa prova.

1ª - #18 JM Fanfio (Mercedes); #20 Karl Kling (Mercedes); #10 Alberto Ascari (Maserati)
2ª - #2 Froilan Gonzalez (Ferrari); #12 Onofre Marimon (Maserati)
3ª - #46 Príncipe Bira (Maserati); #22 Hans Hermann (Mercedes); #6 Mike Hawthorn (Ferrari)

E chamou a atenção para os militares ali ao lado, e o sujeito ajoelhado quase dentro da pista, que o Rui acha que estava dando a largada. Seja o que for, essas corridas de antigamente eram muito perigosas, teve sorte quem saiu vivo. E o Caranguejo ainda mandou a bela imagem da chegada da prova, com os dois carros da Mercedes cruzando a linha quase juntos, para se ter uma idéia Fangio completou em 2h42m47.900s e Kling em 2h42m48.000s, uma diferença mínima.


Foto da chegada apertada com Fangio em 1º e Kling em 2º.

6 comentários:

Rui Amaral Jr disse...

Oi Pipe, na época as rodas podiam ser carenadas e a MB usava essa configuração em pistas de alta. Note que o assento é no meio do carro, que na verdade é um formula.

Abs

Rui

manuel disse...

Tengo la misma foto en mi blog. http://todoescala.blogspot.com/2010/07/mercedes-w-196-18-1954.html#comments

Rafael Oliveira disse...

Complementando ao que o caro amigo Rui disse, será eterna a busca de brechas no regulamento para se ter vantagens... desde o princípio... rss

Abs.

Rafael Oliveira

Anônimo disse...

Alô Pipe:
Nas três primeiras filas temos: JM Fangio-Merdedes(18), Karl Kling-Mercedes(20), Alberto Ascari-Maserati(10), Froilan Gonzalez-Ferrari(2), Onofre Marimon-Maserati(12), Príncipe Bira-Maserati(46), Hans Hermann-Mercedes(22) e Mike Hawthorn-Ferrari(6). Curiosidades: tem pelo menos seis gendarmes em seus tradicionais uniformes e alguém levou uma cadeira para o lado da pista (Ah, se o Bernie vê). Mas o mais pitoresco é o sujeito meio ajoelhado ao lado do carro do Ascari.
Caranguejo

Rui Amaral Lemos Junior disse...

É Caranguejo, parece que ele está dando a largada. E meu enciclopedico amigo esse é o primeiro ano do tri de Fangio 54/55/56 como vc sabe melhor que eu.

Um abraço a todos.

Rui

Pipe disse...

Fala Rui, não sabia dessa de configuração da carenagem de acordo com a pista, mas faz sentido. Deu mole quem não aproveitou isso né?
Agora, vc definiu muito bem o amigo Caranguejo, fiquei rindo aqui do "enciclopédico". E realmente aquele maluco ali devia estar dando a largada, só estranhei que não segurava nenhuma bandeira, mas vai ver não tinha isso nessa época.
Falou, abraço.

--------------------------

Hola Interdomin, linda a miniatura. E verdade, maior coincidência.
Saludos.

-----------------------

Fala Rafael, verdade, pelo tudo q eu vi nesses tempos de pesquisas para o blog, percebe-se que desde os primórdios da categoria tinha gente atrás dessas vantagens. Mas faz parte, vide a tão discutida peça da Brawn GP ano passado, e os dutos de ar da McLaren esse ano, e por aí vai, isso realmente não tem fim.
Valeu, abraço.

--------------------------

Fala Caranguejo,
Valeu pelas sempre ótimas informações, e pela foto. Realmente se o Bernie fosse transportado praquela época e visse como era o nível de segurança das corridas, o cara ia enfartar, rsrs.
Falou, abraço.