Modelo de 1999.
Três dos modelos de 2000.
Tanto o Joel quanto o Interdomin observaram que o protótipo MC Tubarão V do post anterior por conta de sua incomum posição descentralizada de pilotagem lembra o Panoz LMP-1, também conhecido como Panoz LMP-1 Roadster S. Então fui buscar mais informações e fotos desse Panoz que realmente parece ter servido de inspiração para o pessoal da MC Competições.
Ele foi construído em 1999 pela Panoz como sucessor do Esperante GTR-1, que havia disputado em 97 e 98 a categoria GT1, extinta no fim de 98. O GTR-1 tinha a carroceria fechada e o estranho visual típico dos carros da marca, mas falarei mais dele em outra oportunidade. Já no LMP-1, a principal característica era a colocação do motor a frente do piloto, ao contrário dos outros carros, e a posição de pilotagem descentralizada. O motor era um 6.0L V8 e o câmbio X-trac sequencial de 6 marchas.
O carro surpreendeu conquistando três vitórias em 99 e o título de construtores, uma vitória em 2000, duas vitórias em 2001 e mais duas em 2002, sendo aposentado ao final de 2003. Sendo que em 2001 a Panoz resolveu desenvolver o LMP07 que acabou sendo uma frustração total, e já em 2002 eles partiram para o LMP-1 Evo. No final das contas o saldo foi positivo e o carro deixou seu nome na história não só pelas conquistas, mas também pelo visual "ame ou odeie". Eu ainda estou decidindo de que lado ficar.
Acima o LMP-1 Evo e sua pintura pra lá de nacionalista.
Essa foto é legal pra ver a diferente posição de pilotagem.
Um dos últimos modelos.
7 comentários:
O de carroceria fechada é muito mais feio que o simpático foguete apresentado por vossa senhoria.
Lembrei dos antigos roadster, com a frente bem comprida e o piloto sentado quase que em cima do eixo traseiro.
Olha ae o Panoz Esperanto, fazia tempos que eu não via imagens desse fantástico carro.
El coche utilizado por el equipo Leader en la película "24 horas al límite" (Michel Vaillant) es un Panoz.
Dejo el enlace de la película en español.
El enlace: http://www.cinetube.es/peliculas/accion/ver-pelicula-24-horas-al-limite-michel-vaillant.html
Falei besteira no post anterior, Panoz Esperante não, Panoz Roadster S.
Um belo carro e muito bem construído,pena não ter continuado.
abs
Fala Leandro,
Não sei cara, tenho dúvidas quanto ao mais estranho, mas talvez esse seja mais maneiro mesmo. E realmente lembra os roadsters antigos com essa posição diferente de pilotagem.
Abraço.
-----------------------------
Fala Volney,
Tá tranquilo, eu também me confundia com eles até fazer o post, mas você tem razão, são fantásticos os carros.
Abraço.
---------------------------
Hola Interdomin,
Gracias por el enlace de nuevo. No sabía que la película, tenía curiosidad. Voy a tratar de ver cualquier día y practicar mi español jajaja.
Saludos.
-------------------------
Fala Joel,
Verdade, investiram pesado no carro e tiveram resultados positivos. Realmente uma pena ter sido descontinuado, poderia ter servido de base para futuros carros, mas mantendo o visual característico.
Abraço.
Postar um comentário