MKI Le Mans 1979, equipe March, não se classificou.
MKI 1979, equipe March.
MKI 1980, equipe March.
MKII 1980, Busby Racing.
Por falar em M1, estou para postar essa há um tempo. Na verdade eu tinha a foto de uma que me chamou a atenção pelo visual incomum, e ao buscar mais informações achei mais outras fotos. Essa é a BMW March M1, que disputou o Campeonato Mundial de Construtores e o IMSA Championship entre os anos de 1979 e 1980. Na época muita gente se surpreendeu quando a BMW contratou a empresa inglesaMarch Engineering para cuidar da transformação da M1 em Grupo 5 " Silhouette.
Um novo chassi monocoque de alumínio foi criado, e a semelhança com o modelo de rua era apenas em alguns traços externos da carroceria. A idéia inicial era botar um motor mais forte, com 800HP, só que ainda estava em desenvolvimento e não foi possível aguardar, então seria utilizado um V6 3.5L de 480HP mesmo. Interessante que em uma das demonstrações antes de estrear oficialmente Marc Surer foi responsável por guiar o carro. Ele apareceu aqui no blog há alguns posts atrás e sempre esteve envolvido com a marca alemã.
Já quase na data de estrear o campeonato, a FIA resolveu mudar as regras, e para ser homologado um carro precisaria ter pelo menos 400 unidades de rua produzidas, o que foi um tremendo baque para a fábrica. Vários interessados desistiram de comprar o carro, e apenas dois foram construídos. Um ficou para a March correr pela BMW, e o outro foi adquirido por Jim Busby que já competia no IMSA nos EUA e se interessou em levar o carro pra lá. Infelizmente para se adequar a nova regra da FIA, o carro precisou sofrer alterações no motor, o que o deixou em total desvantagem frente aos adversários. Das pouco mais de 10 corridas que participaram (os dois exemplares), em apenas uma conseguiu chegar ao final, no caso o de Bubsy. Nas outras o carro sofreu com inúmeros problemas e quebras, e foi um decepção e tanto, inclusive nas duas tentativas de disputar as 24H de Le Mans. Uma pena, esse visual "Silhouette"caiu bem na M1, merecia melhor sorte.
Foram dois exemplares, mas três modelos ao todo. O MKI da March, o MKII de Busby, que depois recebeu um motor Chevrolet V8 5.0L, e o MKIII, que na verdade era o MKI recuperado após um acidente.
Le Mans 1980, MKIII equipe March.
3 comentários:
Ficou meio deformado...
Eu achei legal, conheço pouca coisa desse modelo vou até dar uma olhada no youtube e ver se encontro vídeos desse "bichinho" em ação.
Fala Tohmé, esse estilo Silhouette de ser sempre deforma um pouco os carros mesmo, mas até quenão achei ruim não.
Valeu, abraço.
-----------------------
Fala Volney, eu também não conhecia não, e achei interessante. Se vc encontrar alguma coisa é só mandar que eu atualizo aqui.
Valeu, abraço.
Postar um comentário