Cobras andando em bando.
Estou para postar esse carro há um tempo, e hoje finalmente resolvi que é o dia. Esse é o Shelby Cobra Daytona Coupe, máquina lendária que levou os EUA ao topo do mundo das corridas de carros esporte em meados da década de 60.
Após o resultado ruim do Shelby Cobra Roadster em Le Mans em 1963, que terminou em 4º atrás das Ferraris GTO, Carrol Shelby autorizou o desenvolvimento de um novo modelo do Cobra com a carroceria fechada de forma a melhorar a aerodinâmica. O resultado foi um centro de gravidade mais baixo, muito menos arrasto e uma velocidade final 30Km/h maior. A estréia promissora do novo carro foi em 1964, e já na sua segunda corrida venceu as 12h de Sebring na categoria GT (4º na geral) superando as Ferraris. Imediatamente a Ford ofereceu suporte financeiro para o carro ir competir na Europa, pois eles estavam ansiosos para vencer em pistas internacionais. Nessa época também estavam no meio do desenvolvimento do GT40, após o fracasso em comprar a Ferrari.
Um outro Cobra Daytona foi construído para a temporada européia, o que incluía Le Mans. Ainda no fim de semana de testes o carro obteve o tempo mais rápido de sua categoria, anunciando o que vinha pela frente. Com Dan Gurney e Bob Bondurant dividindo a pilotagem, o carro venceu a categoria GT, chegando a frente de várias Ferraris. Por todo o restante da temporada o Cobra batalhou contra os carros da marca italiana, mas o título do campeonato, que seria decidido na última corrida, acabou com os italianos, pois a corrida foi cancelada e Ferrari estava alguns pontos a frente.
Para a temporada seguinte em 1965, mais quatro carros foram construídos, e a falta de apoio da Ferrari aos seus carros devido a recusa da FIA em homologar a 250LM como GT, permitiu que o Cobra Daytona vencesse quase todas as corridas do campeonato, e a equipe se tornasse o primeiro time americano a conquistar o título de equipes no Europen GT. Após esse feito o projeto do carro foi sendo deixado de lado e as atenções voltadas para o lendário Ford GT, cujo resultados todos já sabemos. O motor do Daytona era um Ford V8 4.7L com 385HP, e atualmente é um dos carros de corrida mais desejados do mundo. Sorte de quem tem um.
Interior caprichado.
Modelo da Highland Daytona Racing nos EUA, ficou demais.
* Atualizado
O Alysson (blog Meca News) informou que no início dessa década, junto com o GT40 e o Shelby Cobra, foi feita a releitura do Cobra Daytona, chamada de Shelby GR-1. Infelizmente o único que realmente vingou foi o Ford GT, mas pelo menos um conceito dos outros dois foi feito. Esse GR-1, se produzido, teria motor 6.4L V10 com 605HP, realmente uma pena não ter saído do conceito, pois sem dúvida daria trabalho pra muito carro esportivo europeu metido a besta. Abaixo, fotos do GR-1, belíssima releitura e ainda com pintura cromada.
6 comentários:
Além de mais desejado, é um dos mais caros!
Já bateu recorde em leilões de venda carros, mas que ele é lindo de morrer ninguém nega...
Fantástico é uma das melhores definições do Cobra Daytona, um bravo coupé papa-títulos que quebrou a hegemonia das Ferrari nos anos 1960. Curioso Pipe, no início desta década uma versão para o século XXI do Cobra Daytona fazia parte dos palnos da Ford, junto como o retorno do GT 40 e do novo Shelby Cobra, que bateria os 300 km/h. O nome do Conceito era Shelby GR-1, mas o único do trio que chegou as ruas e pistas foi a releirura do GT-40, que foi batizada apenas por Ford GT,devido a uma briga na justiça entre a Ford americana e a britânica Safir Engineering, que detinha os direitos de fabricação dos GT 40 desde os anos 1980. Se fosse realmente fabricado, o GR-1 teria um motor 6.4 litros V10 de absurdos 605 cavalos, quem até sabe não voltaria a encher o saco dos carrões europeus nas pistas?
LINK COM OUTRAS INFORMAÇÕES DO SHELBY GR-1 CONCEPT (http://www.seriouswheels.com/cars/top-Ford-Shelby-GR-1-Concept.htm)
abs.
ALYSSON PRADO "BALO"
Bem lembrado Alysson, eu lembro quando um programa chamado Rides que passava no Discovery Channel, fez uma matéria sobre esse carro.
Se eu não me engano sua carroceria seria toda em alumínio! Imagina um carro desses relativamente pequeno, muito leve e ignorantemente forte com mais de 600 cv!
Linda menina, tenho uma hot wheels dela, eu brinco que eu acho que nos testes ela levou uma porrada na traseira, e como o Carrol estava sem tempo, apenas colocou as lanternas e mandou pro arrebento...rss
Abs.
Rafael Oliveira
é volney, pena a Ford não ter levado o projeto à frete, seria muito lindo ver o retorno das Daytonas, mesmo que espiritualmente, às pistas.
abs.
ALYSSON PRADO "BALO"
Fala Volney, verdade, está na lista dos 10 mais caros já vendidos em leilões. Um clássico realmente valioso.
Se esse GR-1 tivesse entrado em produção seria demais também, motorzão pra andar junto de carro forte europeu, pena ter ficado só no conceito.
Abraço.
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Fala Alysson,
Disse tudo, "coupé papa-títulos" é um ótimo apelido, rs.
Valeu pelas informações do GR-1, ficou muito show essa releitura, e uma pena não ter vingado como o Ford GT, andaria demais. Como vc disse, pelo menos uma versão de pista deveriam fazer, como a Honda fez com o HSV, já valeria muito.
Falou, abraço.
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Fala Rafael,
Interessante seu ponto de vista, realmente a traseira parece ter sido acabada as pressas, rs, vai saber, mas o carro é uma beleza mesmo.
Valeu, abraço.
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