Esse incomum e belo protótipo laranja é o McLaren M8B, que disputou a Can-Am Series entre os anos de 1969 e 1971. É a evolução do M8A, vencedor do campeonato de 1968.
O M8B dominou a série em 69, ganhando todas as 11 corridas, levando o lendário Bruce McLaren ao segundo título, e seu companheiro de equipe, Dan Hulme, ao vice campeonato. O motor era um Chevrolet V8 8.1L com incríveis 800HP, que levava o carro a 315Km/h. Destaque para a asa traseira extremamente elevada que marcou o visual desse carro, e os adesivos discretos da Gulf, que pela discrição não qualificam ele para a série Gulf Racing aqui do blog. Também disputou as temporadas de 70 e 71, mas sem o mesmo sucesso, sendo que no último ano devido ao regulamento tiveram que abaixar a asa traseira (duas últimas fotos).
Nessa mesma época, Bruce McLaren também competia na F1 com o M7A, onde vinha obtendo resultados cada vez mais consistentes ao lado de Hulme, incluindo algumas vitórias. E em 1970, durante testes do M8D em Goodwood, Bruce sofreu o acidente que tirou sua vida aos 33 anos de idade. Mesmo assim, nesse trágico ano, a equipe conquistou o título na Can-Am com o M8D pilotado pelo Hulme.
Me chama atenção o laranja nos carros da McLaren dessa época, é a cor original da equipe, muito bonita por sinal. Muitos acharam que eles voltariam as origens esse ano na F1 após a Mercedes se tornar apenas fornecedora de motores, mas infelizmente eles mantiveram o prata.
4 comentários:
O carro não esta qualificado porque tinha apenas um adesivo mequetrefe, sem vergonha e imperceptível. rsrsrs
Abraços
Leandro Castro
Montei quando pequeno essa McLaren. O o Jerobee no aerofólio da última foto, eram carros com motor a combustão 0,49. Uns de Rádio Controle.
Lindo demais...
Carlos Eduardo Szépkúthy
Fala Leandro,
Mais ou menos isso aí, rsrs. E também faltou o azul, rsrs.
Abraço.
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Fala Tohmé,
Não conheci essa mini não, mas devia ser maneira, ainda com esse tipo de motor, mini foguetinhos.
Abraço.
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Fala Carlos, concordo 100%.
Abraço.
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