Grupo B: Peugeot 205 T16

Posted Posted by Pipe in , , Comments 10 comentários



Começa hoje a mini série Grupo B, mais uma boa sugestão do amigo Guilherme Akatsu, que vai mostrar os carros que disputaram essa lendária categoria do Rally na década de 80. Para quem não conhece, nessa categoria, uma espécie de "vale tudo" dos carros (nas palavras do Guilherme), não havia limite de potência, nem peso mínimo estipulado e nem limites tecnológicos, e isso fez o Grupo B ser uma das mais incríveis competições do Rally de todos os tempos. Mas devido a isso também que a Fia encerrou a categoria, pois se tornou muito perigosa, com muitos acidentes fatais de pilotos e espectadores.

E para iniciar a série, o Guilherme sugeriu o simpático e rápido Peugeot 205 Turbo 16 (T16). Equipado com um motor 4 cilindros Turbo 1.8L com aproximados 450HP, pesando apenas 930kg e utilizando tração nas 4 rodas, é possível entender o porque do sucesso do carro.

Após um acidente quase fatal de Ari Vatanen na etapa da Argentina (que impossibilitou o piloto de continuar na temporada), a equipe da Peugeot de Jean Todt conquistou o título de 1985 com o piloto Timo Salonen. Em 1986, mais um triunfo da equipe francesa, só que dessa vez com Juha Kankkunen na pilotagem. Os títulos nos dois anos foram no campeonato de pilotos e no de construtores, deixando os famosos Audis, Lancias e Fords para trás.

Após o fim da categoria, Jean Todt levou o carro para correr no Rally Dakar, na Subida de Pikes Peak e até em Le Mans, obtendo bons resultados em todas as competições.

O amigo Alysson do blog Meca News, chamou a atenção para o fato de que a versão de rua desse carro também fez muito sucesso. Ficou em produção por 10 anos (de 1986 a 1996), sendo que uma de suas últimas versões na Europa foi a "Forever", uma alusão a longa vida do modelo. Show de bola!

E essa série está só começando, alguém gostaria de sugerir o próximo carro do Grupo B a aparecer aqui?

Muito legal a participação do pessoal, obrigado pelas sugestões e comentários, foi tudo registrado. Pelo visto essa série vai ser um sucesso.
Mas qual será o próximo carro a aparecer aqui?
Aguardem os próximos capítulos... (rs).

Tomada aérea.

Esse vermelho acho que não é da época, mas é bonito.

10 comentários:

Ricardo disse...

Lancia Stratos e Lancia Delta S4

Alysson Prado "Balo" disse...

Pipe, taí um dos modelos que sem sombra de dúvidas marcou época não só nas provas de rali como também nas ruas, o projeto do Peugeot 205 é datado de 1986, e foi tão bem sucessido, que o carrinho só foi aposentado em 1996, com para dar lugar ao 206 que chegaria em 1997, uma de suas últimas versões na europa tinha um sobrenome bastante sugestivo "FOREVER",talvez para fazer alusões a durabilidade do seu projeto que o fez viver quase que 'para sempre'.

Belo Post, nostálgico mesmo, FANTÁSTICO!

Abs.

Ricardo Pedro disse...

Audi quattro
Ford rs200
Lancia 037
Reanault 5 turbo os lancia que mandei ainda nao tinha visto que os tinha posto

Volney disse...

Sou doido pelos carros do Grupo B, já assisti diversos vídeos no youtube das corridas que eram realizadas.
É certo que era um perigo enorme tanto para espectadores quanto para pilotos, mas parece ter sido de uma diversão sem tamanho, sem falar na habilidade dos pilotos em guiar esses MONSTROS sobre 4 rodas.

Eu sugeria um carro que ninguém lembra muito quando o assunto é Rally, o Lancia Stratos HF.

Um abraço!

Leandro Castro disse...

Parece que temos alguma ligação sensorial.

Estava escolhendo (ontem) alguns videos para colocar no blog. Como o WRC e o IRC estão em voga, estava a procura de videos de rali da década de 80. Coisa antiga mesmo.

Encontrei dois dos bons: um se chama crazy fans e o outro é um tributo ao Rali de Portugal. Estarão postados na segunda. Ambos "Group B". Além disso, tenho um recorte, não sei se é de revista ou jornal, fazendo uma comparação entre um F1 com o Grupo B de Rali.

Espere e matarás sua curiosidade.

Foi uma década doida, com um público doido e pilotos mais pirados ainda.

Abraços
Leandro Castro

manuel disse...

MG Metro R6R. El más espectacular.

Guilherme Akatsu disse...

Acho que o proximo post merecia ser do Audi Quattro. Simplesmente pq foi a revolução dos 4x4 nos rallys, ainda mais com o lenda do motor de 1000cv que nao chego a correr. Queria ter visto essa brincadeira rsrs

abraço!

Tohmé disse...

Grupo B foi o máximo.....inclusive em custos.

Os carros eram pequenos foguetes.

ely_rafael disse...

lembrei deste video quando vi esse carro simpatico, para min é um dos videos mais espetaculares

http://www.youtube.com/watch?v=MBPgCJBUjtg

Pipe disse...

Oi Ricardo,
Obrigado pelas sugestões. Os dois Lancias que você comentou primeiro já apareceram, mas de repente eu posto eles de novo já que agora tem essa nova série, e também são carros bem legais.
Não deixe de voltar aqui, em breve um novo post do Grupo B.
Abraço.
---------------------------------------

Fala Alysson, obrigado cara. A idéia é essa mesmo, relembrar essa categoria incrível que foi o Grupo B.

Mas eu não sabia dessa vida longa da versão de rua, tão longa quanto a de corrida, que continuou participando durante um bom tempo de vários outros campeonatos, valeu pela informação. Devia ser um ótimo carro mesmo, pequeno, econômico e com disposição. Sem dúvida, Forever é um bom nome pro modelo, rs.
Abraço cara.
------------------------------------

Fala Volney,
Era sensacional mesmo. Verdadeiros foguetes acelerando tudo em estradas apertadas e escorregadias, não tinha como passar 100% ileso, rs. Os vídeos no You Tube são show mesmo, já vi vários também.
Mas sugestão anotada cara, valeu.
Abraço.
-----------------------------------

Fala aí Leandro,
Vai ver temos mesmo, rs. Mas maneiro hein, vou conferir esses vídeos no seu blog com certeza.
Agora sem dúvida o que os caras faziam poderia ser chamado de loucura, mas devia ser divertido e emocionante demais, rs.
Falou camarada, abraço.

------------------------------------

Hola Interdomin,
Acho que o modelo é MG Metro 6R4. Gracias pela sugestão. É um carro legal mesmo, diferente, e já está anotado para aparecer em breve.
Saludos.
-------------------------------------

Oi Guilherme,
Viu o sucesso que a sua sugestão fez? Valeu mesmo cara.
Mas então, de repente é a melhor opção por tudo que representou, e pela beleza de carro que era. Valeu pela sugestão, está anotada e será analisado com cuidado, rs. Em breve um novo post da série.
Abraço.
-----------------------------------

Fala Tohmé,
Verdade cara, pena ter chegado ao fim devido aos acidentes, talvez se fosse hoje em dia com mais tecnologia e segurança, a categoria iria mais longe.... ou não, vai saber. O que importa é o que representou para o Rally, uma época incrível.
Valeu, abraço.
------------------------------------

Oi Eleyder,
Esse vídeo é sensacional mesmo, vi há um tempo atrás, mas obrigado pelo link, é sempre bom ver novamente. O carro em questão é o Peugeot 405 do Vatanen. Já estou preparando um post sobre ele.
Abraço cara.