Aí está mais um lindo protótipo Japonês, o Mazda RX 792P, construído para disputar o IMSA GT Championship na categoria GTP. Teve uma carreira curta, com apenas dois carros correndo em 1992, e logo depois a fábrica abandonou o projeto. O nome vem da combinação do nome do Mazda RX-7 de rua, com o ano em que correu (1992) e a letra "P" de "Protótipo", daí RX 792P.
Alguns fatores levaram a fábrica a investir nesse carro. A vitória em Le Mans em 91 com o Modelo 787B e a consequente proibição da Fia dos motores 4-rotor nessa competição, os bons resultados do RX-7 na classe GTO do IMSA, e o fato de que o IMSA ainda permitia a utilização dos motores rotativos. Assim o motor R26B 2.6L com 690HP foi para os EUA com os devidos ajustes para as corridas mais curtas e os circuitos menores. Ao todo foram construídos três carros.
Na primeira e na segunda corrida em que participou, o primeiro carro teve que abandonar pois pegou fogo devido ao contato do escapamento com a carroceria. Na terceira corrida, já com dois carros, os resultados não foram mais empolgantes, um acidente nos treinos e um 15º lugar. Já na quarta corrida os carros mostraram algum potencial, terminando em 3º e 4º lugares. Daí em diante alguns resultados medianos, outros melhores como um 2º lugar, mais algumas quebras e a decepcionante 6ª colocação no mundial de construtores.
No final da temporada vários acontecimentos influenciaram a descontinuação do projeto, como o anúncio da IMSA que após a temporada de 93 a categoria GTP seria substituída por outra com protótipos "open-cockpit", ou sem capota, fazendo com que o modelo RX 792P tivesse apenas mais um ano de corrida antes da fábrica ter que desenvolver outro carro novo. Mesmo assim a Mazda USA conseguiu uma verba, bem inferior a dos concorrentes, para participar da temporada de 93, só que a Mazda Corporation no Japão, que fornecia os motores, anunciou que estava saindo das corridas e descontinuando o programa experimental de motores, que incluía o 4-rotor. Sendo assim, com a verba e o carro mas sem o motor, foi o fim do belo RX 792P.
3 comentários:
Um belo Protótipo, uma trágica história, seria bom se as marcas nipônicas despontassem de novo nas provas GT pelo mundo,uma vez que as marcas européias dominam o campeonato, não que isso seja ruim, mas a diversificação seria um aforma até de encher os olhos dos expectadores.
Parabéns pelo Post Pipe,
abs.
Poxa Pipe, belo post. Nunca imaginei que esse carro fosse de 92, pelas linhas e pela belissima pintura chutaria que esse carro fosse do fim da década de 90, pena que não teve uma trajetória de sucesso.
Abraço
Fala Alysson, valeu cara.
A história não condiz com a beleza do carro mesmo, uma pena. Mas concordo contigo, está na horas dos japoneses voltarem a ganhar alguma coisa no cenário internacional das corridas de gt. Eles até estão tentando, mas ainda está meio discreto perto do início da década de 90.
Falou, abraço.
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Fala Lui, obrigado cara.
Realmente o carro parece a frente de seu tempo com um visual diferenciado, mas acho que é uma característica dos japoneses em geral nesse tipo de carro, só é de lamentar mesmo ele não ter correspondido nas pistas. Se unisse a beleza a vitórias teria marcado época.
Abraço.
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