Porsche 904 Carrera GTS

Posted Posted by Pipe in , , , Comments 3 comentários


Por coincidência ontem eu também achei esse belíssimo Porsche 904 Carrera GTS com uma pintura parecida com a do Alfa do post anterior, prata com o bigode vermelho. O carro é muito lindo, não me lembro desse modelo que é original de 1964, mas esse #18 participa de eventos de clássicos, como o Monterey Historic do ano passado.

Após deixar a F1 no final de 1962, a Porsche voltou suas atenções novamente para a construção de carros esporte, e estrearam o 904 no temporada de 1964. Foi o primeiro carro da marca a utilizar fibra de vidro na carroceria, e a maioria tinha a cor prata por ser a cor oficial de corrida da Alemanha. Vale dizer também que os 904 marcaram o início do desenvolvimento de vários carros esporte que culminaram no lendário 917. O motor era um "Four-Cam Flat" 4 cilindros 2.0L com 198HP, considerado um dos motores 4 cilindros mais complexos de todos os tempos. E algumas poucas unidades chegaram a correr com um V8 2.0L de 225HP. Essa versão 4 cilindros tinha apenas 655kg, o que permitia uma aceleração de 0-100km/h em menos de 6 segundos e uma máxima de 260km/h.

O carro competiu em 1964 e 1965 no FIA GT, no Group 3, em Le Mans e no Rally, conseguindo resultados expressivos frente a concorrência de modelos bem mais fortes. Venceu o Targa Florio por dois anos, e terminou com cinco carros entre os doze primeiros em Le Mans na primeira participação e venceu na segunda, fora outras tantas vitórias no asfalto e na terra e títulos no SCCA. Ficou marcado por sua resistência e pela trajetória de sucesso, e é um dos Porsches mais bem sucedidos de todos os tempos.

Abaixo imagens de modelos originais da época.




3 comentários:

Tohmé disse...

O Porsche que eu mais gosto.
Pena que ninguém faz uma réplica dele...

Volney disse...

Não morro de amores por esse modelo, por fugir das características da marca.
Ele lembra alguns modelos de Ferrari e Maserati.

Pipe disse...

Fala Tohmé, eu não conhecia, mas achei muito bonito, coloco na minha lista de Porsches mais bonitos também, rs.
Agora vou te falar que não duvido que façam réplica dele lá pela Europa, já vi de cada carro por aí, que deve ter desse também.
Abraço.

-------------------------

Fala Volney, é verdade, lembra um pouco os italianos, mas é bonito a beça cara, rs. Vale uma consideração, rs.
Abraço.