BMW M3 E30 Prodrive

Posted Posted by Pipe in Comments 2 comentários





Ah o Rally na década de 80, anos fantásticos na história desse tipo de competição. Essa é a BMW M3 E30 da Prodrive que disputou o Campeonato Francês de Rally de 1987, que nesse ano incluiu o Rally Tour de Corse como etapa oficial do WRC. A Prodrive, equipe britânica, é muita conhecido hoje em dia, já participou com ótimos carros de vários certames importantes do automobilismo, mas 87 foi o primeiro ano de utilização desse nome, antes se chamava Dave Richards Autosport, e essa M3 foi o primeiro carro de corrida a usar esse sobrenome.

Esse carro em especial marcou época porque conquistou a vitória no Rally Tour de Corse de 87. Era a primeira vitória de uma equipe particular desde 81, e sobretudo, a vitória de um time pequeno e pouco conhecido, contra várias potências da época com investimentos muito maiores. Foi marcante também porque esse carro foi projetado inicialmente para ganhar o WTCC, o que ele fez depois nesse mesmo ano, e muitos pensavam que não se sairia bem na terra, estavam enganados.

Na verdade essa BMW das fotos ficou famosa devido a parceria com a Rothmans e ao que conquistou, mas havia uma outra M3 da equipe mais discreta que também disputou o mesmo campeonato. Na falta de um patrocínio expressivo, a equipe optou por usar o carro como vitrine. Não conquistou muita coisa, mas vale o registro.

A outra M3 da equipe, menos badalada.

2 comentários:

Volney disse...

Esse tem história pra contar, já vi diversos vídeos desse modelo disputando rallys europeus na década de 80 e 90. E se eu não me engano hoje em dia tem um exemplar de rally no museu da BMW.

Pipe disse...

Fala Volney, pois é, esse carro conquistou a façanha de ganhar de carros mais fortes e com bem mais investimento, e acabou entrando pra história. Depois dele outras M3 foram pras pistas de rally tentar a sorte. Esse carro deve estar lá no museu da BM mesmo, é uma parte importante da história deles e merece ser preservada.
Valeu, abraço.