Plymouth Road Runner Superbird - Post 2

Posted Posted by Pipe in , Comments 4 comentários


#43 de Richard Petty, venceu oito provas em 1970.


Pete Hamilton no #40 da Petty Enterprise Blue, venceu a Daytona 500.

Para podermos comparar com o post anterior, esse é o Plymouth Road Runner Superbird, primo do Dodge Charger Daytona. Já tinha mostrado ele antes, mas faz muito tempo e agora achei novas fotos, e também estava devendo para o Tohmé. Ele só competiu em 1970, e foi uma tentativa na Plymouth de obter o mesmo sucesso que a Dodge tinha conseguido no ano anterior. Ele foi construído baseado no Road Runner de rua, mas inspirado no Charger Daytona e com um objetivo claro, enfrentar o Ford Torino Talladega nas corridas da Nascar.

O motor era o mesmo 426 Hemi V8 com 425HP de seu primo mais velho, capaz de levar o carro a mais de 300km/h. Haviam algumas diferenças do Superbird em relação ao Daytona, no Plymouth o nariz era um pouco mais longo, o aerofólio era mais inclinado e mais alto, e tem também um vinco em formato de grampo próximo a caixa de roda traseira. O carro foi um sucesso e embora não tenha obtido o título, ganhou várias corridas principalmente com Richard Petty e seu clássico modelo #40 azul, homenageado no filme Carros da Disney onde recebeu o nome de "The King". Venceu também a Daytona 500 com Pete Hamilton pilotando um carro de Petty. Enfim, o carro era muito bom e compensou o investimento da fábrica, mas com as mudanças no regulamento de 1971 se tornou inviável e não pôde mais ser usado, o que na minha visão fez a categoria perder muito. Nessas fotos já é mais fácil escolher um preferido, embora todos os outros sejam bonitos, o azulão aí de cima é show demais.

#32 de Dick Brooks.

#14 de Richard Brickhouse.

#07 de Ramo Scott.

4 comentários:

Alysson Prado "Balo" disse...

De fato, o "The King" azul se sobressai aos outros, acho que azul é a cor do Superbird, assim como o azul escuro com duas faixas brancas é a cor do Viper GTS!

E este ano tanto o Dodge Daytona, quanto o Plymouth Superbird, ganharam uma versão século XXI feita a partir de um Kit desenvolvido pela HHP (HIGH PERFORMANCE PRODUCTS) que por US$ 41.461 + o preço de um Dodge Challenger 2010 podem ser revividos sob a base novo muscle da Dodge. o carro pode ser visto neste post que fiz no final de Julho:

http://mecanews.blogspot.com/2010/07/o-presente-do-passado-hpp-lanca-kit.html

Belo post super emocionante Pipe, parabéns!

abs.


ALYSSON PRADO "BALO"

Rafael Oliveira disse...

O Superbird do The King é um mito... vejo vida prórpia nele... simplesmente fantástico...

Abs.

Rafael Oliveira

Volney disse...

Realmente o Superbird do "The King" é muito bacana, mas também gostei do #14 do Brickhouse.

Pipe disse...

Fala Alysson,
Obrigado cara. Mas pois é, muito bem lembrado por vc a cor dos Vipers, e o The King é por aí, azul é a cor dele oficial e não se discute, rs.

Valeu pela informação desse kit para os novos Challengers. Não conhecia mas achei maneiro demais, ficaram show de bola os carros, mas sem dúvida é um investimento meio salgado, rs.

Abraço.

--------------------------

Fala Rafael,
Você resumiu bem, o carro tem vida própria, só pela imagens já se vê sua imponência.
Valeu, abraço.

-------------------------

Fala Volney, sobre o The King não se discute, rs, mas curti também o #32 do Brooks, sei lá, sou fã de carros de corrida brancos com detalhes coloridos, rs. Mas o do brickhouse é show também.
Abraço.