Clássicos F1: Lotus

Posted Posted by Pipe in , , Comments 0 comentários


Em homenagem a notícia do retorno da Lotus a F1 após 15 anos de ausência, resolvi postar fotos de Lotus famosas que passaram pela F1 nas mãos de pilotos mais famosos ainda.

A amarela, Lotus Judd 1989 com a qual Piquet não obteve muito sucesso no final de década de 80.  Acho esse carro muito bonito, tanto a cor quanto o desenho dele mesmo, pena que não andava tão bem.

Já a preta acima, Lotus 97T, motor Renault V6, pilotada pelo grande campeão Airton Senna.

A preta logo abaixo, muito linda também, modelo 1972, motor V8 Ford Cosworth, pilotada pelo Ronnie Peterson.

E a última foto é de Bruno Senna, a bordo da Lotus 97T de seu tio em um evento de clássicos em 2006. Na minha opinião uma das pinturas mais bonitas que já passaram pela F1. Belo capacete também, e bela foto.



BMW M3 Evolution II (E30)

Posted Posted by Pipe in , Comments 3 comentários


Finalmente o BMW M3 Evolution II (E30), um dos mais bem sucedidos carros de corrida de turismo de todos os tempos. Ele correu de 1987 até 1993 pelo Grupo A, e disputou diversos campeonatos pela Europa e Oceania. Um carro com legítimo DNA de corrida.

Para se ter uma idéia ele ganhou o WTCC (1987), o ETCC (87 e 88), o BTCC (88 e 91), o Italia Superturismo Championship (87, 89, 90 e 91), a DTM (87 e 89) e o ATCC, campeonato australiano (87), além de 4 vezes as 24h de Nurburgring e de Spa. Impressionante ou não?

Muito de suas conquistas foi por causa do excelente motor aspirado 2,5L que gerava de 235 a 340 HP, chegando a mais de 250 Km/h.

E fora das pistas conquistou importantes títulos de revistas especializadas como o melhor série M da BMW de todos os tempos. Com certeza, um clássico que vale a pena ser lembrado e reverenciado.


Gillet Vertigo - Fia GT

Posted Posted by Pipe in , Comments 0 comentários

© 2009 "Patoc" . All rights reserved.

Não achei um carro número 100, mas achei o 101...

Esse post ia ser sobre a BMW M3 citada no post anterior, mas não pude resistir a essa foto.

O carro, que por sinal é muito maneiro, é um Gillet Vertigo que disputa o Fia GT a alguns anos na categoria G2, que permite chassis e motores de diferentes modelos. Acho que esse ano não está participando, me corrijam se eu estiver errado por favor.

Esse carro é uma versão de um esportivo Belga, e chegou a disputar o Belgian GT (campeonato Belga) com um motor Alfa Romeo V6 3,0L , mas sofreu algumas modificações para correr na categoria GT3 no Fia GT ano passado, como a instalação do motor Maserati V8 4,2L.

O chassis é de fibra de carbono e foram utilizadas tecnologias emprestadas da Formula 1 na construção do carro deixando o peso extremamente baixo.

Sem dúvida o carro na versão de corrida é muito lindo e agressivo com esses faróis e lanternas que me lembram o Seat Leon Cupra, e o Alfa Romeo 159, e merece o destaque.

Esses nas fotos abaixo acho que são do modelo até 2007, mas não menos bonitos.

Post Número 100!!

Posted Posted by Pipe in , Comments 4 comentários



Atualizado
Aí está!! O carro de corrida número 100!! Que eu tanto procurei e não achei, mais uma excelente contribuição do amigo Leandro Castro (
Fórmula Total), valeu mesmo cara, esse achado é sensacional, e agora sim o post está completo, mandou muito bem.

Apesar de já ter um post um pouco abaixo dedicado a esse carro, a foto não podia ser melhor, além de ter o número certo, esse carro é demais, um dos modelos mais lindos da atualidade, e essa pintura é a melhor de todas. É um Audi R8 LMS nas 24H de Nurburgring desse ano. Quantas vezes forem necessárias esse carro aparecerá por aqui.
----------------------------------------------------------------------------------
Já tinha postado, mas acabei de me dar conta que esse é o post de número 100. Já estamos no sétimo mês do blog, dos quais 3 foram bem ruins, com poucos posts devido a um desânimo momentâneo. Mas nos últimos meses voltei com tudo e espero melhorar cada vez mais esse espaço dedicado a um assunto que eu e muitas pessoas tanto gostam, os Carros de Corrida.

Obrigado aos leitores que aparecem de vez em quando, e que contribuem para melhorar o blog, com destque especial para o parceiro Leandro Castro (do Fórmula Total), que está sempre dando ótima dicas sobre os posts.

PS: O post da BMW M3 cuspindo fogo precisou ser realocado.

Protótipos: Jaguar XJR

Posted Posted by Pipe in , , , , Comments 3 comentários


Acima, modelos com a roda traseira descoberta, muito mais bonitos.


Acima um modelo XJR12 de 1990.

Mais um protótipo pintando por aqui, esse é o
Jaguar XJR. Para alguns tem o estilo meio controverso, com as rodas traseiras escondidas, mas eu achei diferente e bonito.

Motor V12 7.0L com 730HP (no modelo xjr 12), em um carro de apenas 900kg, era capaz de atingir 368 Km/h.

Correu entre os anos de 1985 e 1993 nos campeonatos WSC e IMSA da Fia, que eu não tinha ouvido falar ainda.

Agradecimentos ao colega Leandro Castro do Fórmula Total por informações mais detalhadas do carro.

*ATUALIZADO - Com informações do colega Egídio Maneol.
O Jaguar correu com motores V12 e V8 turbo em 89, sendo este derivado do Ford Cosworth de F1. Tudo para fazer frente as Sauber Mercedes que dominavam o campeonato e apareceram nesse post.

Mais algumas fotos dos modelos, destacando o XJR5, primeiro modelo de 1985 (branco e verde) e o modelo XJR11 e 12 sem a cobertura nas rodas traseiras, o que deixou o carro mais maneiro mesmo.



Modelo XJR5, primeiro modelo de 1985. Já era bonito.



Modelo XJR 9 acima . A traseira é realmente... diferente.