Sauber Mercedes C9

Posted Posted by Pipe in Comments 2 comentários


Esse é o Sauber Mercedes C9, protótipo do Grupo C que estreou nas pistas em 1987 dando continuidade na parceria entre a Sauber e a Mercedes. A primeira responsável pela construção do carro, e a segunda pela construção do motor. Foi desenvolvido para disputar a World Sportscar Championship, ou WSC, que eu citei alguns post antes, e descobri que se trata de um dos maiores campeonatos de automobilismo de todos os tempos, que aconteceu de 1953 até 1992 na Europa e América do Norte. Deve ser tipo a LMS / ALMS de hoje.

O motor era um potente V8 5.0L Turbocharger, e esse carro detém o recorde até os dias de hoje de maior velocidade alcançada na pista durante um fim de semana de corrida, 398 Km/h no treino classificatório para Le Mans em 1989, que ele acabou ganhando e chegando também em segundo lugar. Impressionante. Com velocidades tão perigosas, no ano seguinte a organização colocou duas chicanes nessa reta para reduzir a velocidade final e evitar acidentes mais sérios.

Eu achei esse carro lindo, nunca gostei de prata em carro de corrida, mas esse é simples e elegante. Além de ter um desenho esportivo e futurista com essa asa traseira enorme e a posição de pilotagem.

O prata acima acredito que seja em algum evento de clássicos atual, mas os pretos abaixo são da época e são um show também.

O carro número 53 peguei emprestado no blog Sport Protótipos do Joel, que aproveito para indicar como uma ótima opção de navegação diária, sempre com informações atualizadas das mais diversas categorias e ótimas fotos.


2 comentários:

formulatotal disse...

Clássico, clássico, clássico!

É um dos exemplos de carros recentes que viram clássico assim que dão as caras pelas pistas do mundo.

Bela escolha.

Abraços
Leandro Castro

Pipe disse...

Valeu Leandro!

Eu conheci esse carro a pouco tempo, mas achei muito lindo e quando fui pesquisar sobre ele descobri o clássico que é. Com um desenho tão maneiro e um visual tão diferente tinha que marcar época mesmo.

Abraço,