Strycek Volker, DTM 1984.
Carros do BMW Team Schnitzer, ETCC 1984.
Emanuele Pirro, ETCC 1986.
Esse post teria só uma ou duas fotos, mas acabou ficando bem maior depois que dei uma pesquisada na história desse carro, a BMW 635 CSi, a bisavó da M6. Eu não fazia ideia da importância dela para a marca, mas entre 1981 e 1986 esse carro conquistou três títulos em renomados campeonatos europeus de turismo, fora vitórias nas 24H de Spa e de Nurburgring.
A 635 CSi competiu no Grupo A de Turismo, e foi substituída em 86 pela M3, talvez o carro mais bem sucedido da marca que já apareceu algumas vezes aqui no blog. Mas voltando a 635, o carro mais conhecido e vitorioso foi o do Team Schnitzer, que contava com apoio da fábrica, e disputou o ETCC (campeonato europeu de turismo) com a famosa pintura oficial da BMW, marcada pelas faixas azuis e vermelha. Mas também teve 635 correndo na DTM e no ATCC (campeonato australiano de turismo). Essa do campeonato australiano também é bem bacana pois tinha a bonita pintura preta e dourada da JPS, John Player Special, que vimos em uma M3 nesse post.
Ah sim, o motor, na versão de corrida oficial era um 6 cilindros em linha 3.5L com aproximados 360HP, na minha opinião o suficiente para boas doses de diversão.
Modelo com pintura JPS do ATCC. O original nas duas primeiras fotos,
e o restaurado logo acima.
Lindo modelo restaurado que disputa o ADAC na Alemanha.
Outro modelo restaurado que corre em Portugal.
5 comentários:
Vale lembrar que uma BMW 635, assim como o M3, o M1 e outros grandes carros da marca fazem parte da série "BMW Art Car Collection", onde os carros viraram "quadros" para grandes pintores e artistas do século XXI pintarem
Mi 635: http://todoescala.blogspot.com/2010/11/bmw-635-csi-11-etcc-1986.html
Fala Pedro,
Alguns desses belíssimos Art Cars da BMW já apareceram aqui no blog. Mas eu não sabia que tinham pintado esse modelo também, ainda não vi o Art Car derivado da 635. Valeu pela informação, vou dar uma procurada.
Abraço.
--------------------
Hola Interdomin,
Linda a mini.
Saludo.
A BMW da JPS talvez foi um dos carros de turismo mais lindos que ja rodaram em pistas, como foi todos os carros patrocinados pela JPS. Uma curiosidade sobre este carro era sua tração. Quem pilotou sabia que a melhor forma de sair de uma curva com uma BMW serie 6, era usando aceleração intermitente. Os vencedores com este carro sim eram herois gladiadores de pistas, sua aceleração era muito forte, um otimo torque que o fazia feroz em ultrapassagens e perseguisões.
Oi Macchina, informação interessante, tinha q ter coragem então pra acelerar uma máquina dessas. Mas concordo com vc, é um belíssimo carro.
Abraço.
Postar um comentário