Audi 90 Quattro IMSA GTO

Posted Posted by Pipe in Comments 4 comentários


Esse é mais um carro que descobri pelas minhas andanças na internet e me surpreendi, achei diferente e muito lindo esse modelo, o Audi 90 Quattro IMSA GTO de 1989, que para muitos é um marco na história, sendo um dos carros de corrida 4 portas mais "selvagem" e avançado tecnologicamente que já passou pelas pistas.

Com a proibição do famoso Grupo B do WRC pela Fia em meados dos anos 80, muitos fabricantes incluindo a Audi resolveram repensar seus investimentos no automobilismo. Mas após as vitórias e títulos no Rally, o que fazer então com a tecnologia Quattro? Migrar para os campeonatos de Turismo foi a conclusão que chegaram.

Eles iniciaram essa nova fase em 88 na American Trans Am Series com o modelo Audi 200, que depois posso colocar uma foto aqui, e obtiveram bons resultados. A escolha pelos EUA foi porque a marca andava em baixa por lá. Mas em 89 eles resolveram partir para um campeonato menos restritivo e construíram um carro para o IMSA GT Championship, o Audi 90, o verdadeiro assunto deste post. Esse campeonato era uma espécie de ALMS da época com divisão de carros GTs e Protótipos.

A máquina possuía a tração integral Quattro, e um motor turbo 5 cilindros 2,2L com 720HP, em uma incomum carroceria comprida e achatada feita em cima de um chassi tubular. Atingia 335Km/h e fazia de 0-100 em apenas 3,5 segundos. Ganhou 7 das 13 corridas da temporada, sendo que não participou de duas provas que eram de longa duração. Infelizmente a fábrica resolveu encerrar esse projeto no fim do ano e voltou as atenções para a DTM, onde conquistou o título no primeiro ano e está presente até os dias de hoje.

Achei esse carro muito maneiro. As rodas são lindas e diferentes, totalmente fechadas e a pintura também é bonita. Estranho só esse escapamento "gigante" saindo pela lateral, mas que deve ter alguma explicação.

No próximo post esse carro cuspindo fogo, e o som indescritível do motor...


4 comentários:

Volney disse...

Isso é um monstro sobre rodas!

Lui George disse...

Esse carro é fantástico, e representa um marco pois foi a partir dai que Audi decidiu investir pesado em automobilismo e simplesmente conquistou tudo que disputou, fazendo da marca um dos principais nomes em corridas do mundo.

EU disse...

coloquei alguns videos no blog algum tempo atras de uma olhada http://burnoutracing.blogspot.com/2009/08/videos-sessao-audi.html abraço

Pipe disse...

Fala Volney, palavra apropriada cara, sem dúvida.

-------------------------------------

Verdade Lui, o carro é demais mesmo, um dos melhores que a Audi já fez, e o ronco é simplesmente inconparável.
Valeu, abraço!

-----------------------------------

Fala aí Anderson, quanto tempo cara! Valeu pela dica, ótimos vídeos! Já até atualizei um no post.
Grande abraço.