Toyota Eagle GTP Mark III

Posted Posted by Pipe in , , Comments 2 comentários




Muito bem, já está na hora de movimentar esse blog, afinal já se vai uma semana sem atualização. Me desculpem por isso, embolou o feriado com problemas no trabalho e não deu pra postar antes. Mas vamos ao que interessa, e esse é o Toyota Eagle GTP Mark III, que fez história nos EUA no início dos anos 90, e é considerado uma lenda do Sport Motor americano pelo que fez nas pistas, um dos sport protótipos mais rápidos e complexos tecnologicamente de todos os tempos.

Esse carro foi desenhado, produzido e utilizado pela Equipe Dan Gurney's AAR (All American Racers), um time que correu com protótipos Eagle nos EUA de 1965 a 2000, mas nenhum chegou perto das conquistas desse Mark III. A Toyota Racing também participou na preparação do motor, um potente e compacto Toyota 4 cilindros Turbocharger 2.1L com 750HP, e o carro venceu 21 das 27 corridas que disputou no IMSA GTP Championship em 1992 e 1993, sendo 14 vitórias seguidas. Esses resultados deram o título de pilotos a Juan Manuel Fangio II e o título de construtores a fábrica japonesa.

A carroceria simples e "limpa" representava uma enorme vantagem dessa máquina, que se adaptava com facilidade para diferentes pistas. Esse carro foi o primeiro investimento da Toyota no IMSA GTP, e logo de cara mostrou que poderia ser um adversário a altura dos V8s dos Nissans e Jaguars que dominavam a série. Na verdade ele meio que acabou com o campeonato no fim de 93, pois essas grandes marcas se retiraram da série devido aos altos custos que teriam pra desenvolver um carro tão bom quanto o Eagle. Para se ter uma idéia de como esse bicho andava, ele era tão rápido quanto os carros da Indy quando os dois campeonatos dividiram as mesmas pistas. Eu achei bonito o carro, o visual, o aerofólio imenso, as rodas, a pintura, os numerozões, enfim, uma máquina bonita, rápida e que marcou época.


Nas duas fotos acima o Eagle aparece com o visual um pouco diferente devido aos faróis.

2 comentários:

Tohmé disse...

E aó Pipe, vamos trabalhar? he, he. Adorei esse Toyota.

Pipe disse...

Hahaha, verdade Tohmé, tô meio preguiçoso mesmo, mas a situação vai se normalizar. Obrigado pelo incentivo.
E também curti muito esse carro.
Abraço.