Esse mês começou bem devagar aqui no blog, mas aos poucos vai engrenando. Esse é um carro que já estou para postar há algum tempo, e depois que o amigo Caranguejo me enviou a foto do modelo que correu no Brasil, resolvi ir atrás de mais informações. Esse carro foi homologado para corrida pela britânica Lister Cars em 1993, e utilizava um motor Jaguar V12 7.0L com 546HP, capaz de atingir 336Km/h, que era baseado no que o Jaguar XJR utilizou em Le Mans.
Houveram três versões de corrida, a primeira, GTS, correu em 95 e 96 em Le Mans e no BPR Global GT Series, mas não obteve sucesso pois era muito lenta frente aos adversários da GT1. Para 1997 a fábrica resolveu então redesenhar o carro, que foi chamado de Storm GTL, e acabou sendo um fracasso igual ao modelo anterior, abandonando a maioria das corridas que participou, incluindo a única tentativa em 1998 em Daytona. Após nova decepção a equipe não correu mais em 98, reuniu todos os esforços para redesenhar novamente o carro visando a temporada de 1999, surgiu então o modelo desse post, o Lister Storm GT.
Eles resolveram participar da temporada completa doFIA GT em 99, na categoria GT2. O começo não foi bom, mas eles melhoraram e ao longo do ano o Storm GT chegou ao pódio diversas vezes, terminando o campeonato de equipes na honrosa quinta posição. Em 2000 com a saída da Chrysler a concorrência diminuiu significativamente, e os Listers provaram sua capacidade em ganhar corridas e conquistaram o campeonato de equipes, e ainda obtiveram várias vitórias no British GT. Em 2001 terminaram o FIA GT em 3ºe venceram o britânico, e em 2002 e 2003 foram vice-campeões no FIA. 2003 marcou também a parceria da Lister com a equipe Creation que utilizou os carros no FIA GT, e que possibilitou a volta da fábrica a Le Mans com o estranho modelo Storm LMP, que mostrarei em um outro post. Nos anos seguintes o carro foi perdendo a força e foi aposentado oficialmente em 2005. É um carro bonito, lembra de frente as F40, e pode ser considerado vitorioso por sua trajetória.
Algumas equipes particulares também adquiriram o Storm GT para competir em campeonatos locais, e até hoje é possível ver essa bela máquina em pistas europeias. Em especial aqui no Brasil, ficou marcado o carro do Alcides Diniz da equipe Capuava Racing que correu alguns eventos importantes como as Mil Milhas em 2003 e 2004 e os 500Km de Interlagos, e estava a venda recentemente lá na Europa. Será que alguém que acompanha o blog teve a oportunidade de ver essa máquina acelerando ao vivo?
Storm GT da Creation.
Lister de Alcides Diniz nas Mil Milhas de 2003, Luiza Brunet no capô.
Reprodução da capa da revista Ele/Ela de Dezembro de 1986.
Lister Storm GTS, 1995.
*Atualizado
Para complementar o post, o amigo Claudio Paes Leme mandou essa foto abaixo tirada por ele mesmo do Lister da Capuava Racing em uma situação inusitada que aconteceu na Fazenda Capuava. Ao volante do Lister ninguém menos que Emerson Fittipaldi, e atrás na Mercedes CLK-LM o Alcides Diniz na perseguição. Rolou uma corrida particular entre amigos na qual participaram outras máquinas fantásticas como Porsches GT3, GT2 e 911, e uma BMW M3. E até o Rubinho que estava no evento pilotou o Lister, coisa que só soube quem teve o privilégio de presenciar essa reunião incrível de máquinas invocadas e super pilotos. Valeu Claudio!
Lister Storm GT x Mercedes CLK-LM.
5 comentários:
No Lister do Cidão, a moça era a Brunet? Tem certeza?
Isso que é atacar a zebra hein?
Belo carro e belas fotos.
Um abraço!
Eu vi um ao vivo na casa do Maluf, alem do Porsche RUF e mais uns 10 carros esporte ele tinha, ou ainda tem, um Lister. Fui instalar um sistema de sensores de CO2 na garagem dele.
Prezado Anonimo do post de 04/10:O Sistema era de Detecção de Monoxido de Carbono e não Dioxido!!
Sim o Maluf tinha um que vendeu ao Alcides Diniz. Era Azul com estofamento branco(?????). O Alcides gostou do carro, pensou em transforma-lo para pista. Como tinha muito $$$$$$ trouxe outro, então um Storm verde(que depois ficou branco, ou vice-versa).
O Storm de rua, teve os estofamentos e bancos trocados e Eu tive a feliz oportunidade de ver o carro já reformado na oficina do Mario Martarello que estava fazendo um bodykit em fibra de carbono para o Alcides.
O carro é maravilhoso!!!
Além deste que foi vendido, o Maluf também possui um outro Jaguar Lister. Mais antigo, e que já foi usado como carro madrinha de uma prova MIl Milhas, correto?
Fala Tohmé,
Então, o Caranguejo pediu para eu te informar que é ela mesmo. A pintura era a reprodução da capa de Dezembro de 1986 da revista Ele/Ela.
Ele também comentou que achou fotos do seu tio na F/F inglesa, vai te mandar quando consertar o PC.
Abraço.
--------------------------
Oi Ararê, bom te ver por aqui.
Pois é, o cara subiu até onde dava na zebra e levantou vôo, ficou bonita a foto.
Valeu pelo elogio.
Abraço.
--------------------------
Oi Anônimo, que bela coleção a do Maluf hein?! Imagino daonde não vieram os recursos pra isso, mas deixa pra lá, rs.
Agora deve ter sido bacana ver essas máquinas de perto, principalmente o raro Lister. Se eu fosse vc tentaria vender mais sensores desse, rsrs.
Abraço.
-----------------------
Oi Ogdecanini, seja bem vindo ao blog.
Não entendo desse tipo de sistema, mas se vc falou tá falado, rs.
Agora, que coisa o Alcidez né?! Gostou manda trazer e pronto, deve ser bom poder fazer isso. Mas acho que primeiro o carro foi branco e depois verde, que por sinal não ficou tão bonito, e estava a venda lá na Inglaterra há pouco tempo atrás.
E oportunidade feliz mesmo a sua de ver o carro de perto, quem dera... tem fotos?
Sobre o Jaguar do Maluf eu já não sei dizer, mas não duvido nada.
Abraço e volte sempre!
Postar um comentário