Pintura original da vencedora de Le Mans de 1973.
Para começar o mês escolhi esse diferente exemplar da marca italiana que eu não conhecia, a Ferrari 365 GTB/4 Daytona Competizione, um nome que por si só já assusta. Pois bem, no início da década de 70 a 365 GTB/4 Daytona era um dos carros de rua mais rápidos que existia, e até então a fábrica não tinha feito uma versão de corrida dele. Foi aí que algumas equipes privadas resolveram pegar essas versões de rua e preparar para as pistas por conta própria.
Uma dessas equipes, a americana NART, fez cinco conversões de Daytonas de rua para as pistas que se saíram muito bem. Dessa forma a fábrica resolveu investir no projeto e construir suas próprias versões de corrida da Daytona, acrescentando então o sobrenome Competizione. Entre 1971 e 1973 três séries de cinco carros foram construídas, sendo o motor a maior diferença entre elas. Mas a versão principal utilizava um motor V12 4.4L com 450HP.
Embora os carros fossem construídos em Maranello, a equipe oficial da fábrica não chegou a correr com eles. Quem mais utilizou esses modelos foi a equipe Pozzi da França e a NART dos EUA, que competiram com as Daytonas em diversos campeonatos GT pelo mundo, onde o carro provou ser muito rápido e confiável. A Pozzi foi a mais bem sucedida, sendo os principais resultados as primeiras posições na sua categoria nas 24H de Le Mans de 72, 73 e 74.
Eu achei essa Ferrari bem diferente, principalmente a dianteira com seu incomum esquema de faróis que me lembra os carros japoneses, mas não deixa de ser bonita e ter um estilo interessante.
*Atualizado
Os amigos Rui Amaral e Rafael Oliveira informaram mais detalhes sobre a NART - North American Racing Team - de Luigi Chinetti, representante oficial da Ferrari nos EUA que utilizou os carros da marca para correr por diversos anos. Chegaram a inscrever carros oficiais em algumas etapas da F1 de 1964, devido a desentendimentos do Commendatore com o Automóvel Clube da Itália. Inclusive o modelo 158 azul que deu o título a John Surtees nesse ano era inscrito pela NART.
4 comentários:
A NART - North American Racing Tean - de Luigi Chinetti era representante da Ferrari nos EUA e corria com a marca a longo tempo. Realmente a 365 GTB/4 é linda, tem algumas GTB em Sampa.
Abs
Rui
Pipe, uma das coisas mais lindas que já vi. Sei lá, parece que combinou tudo. O carro com a pintura...
Pipe...
A NART era uma revendedora da marca Ferrari nos EUA, inclusive o título de John Surtees em 64 foi com uma Ferrari 158 azul (!!!) inscrita pela NART (North America Racing Team), devido atritos do Commendatore com o automóvel clube da Itália.
Complementando, a NART correu nas duas últimas corridas em 64 e chegando em segundo em ambas.
E esta GTB/4 é fantástica.
Abs,
Rafael Oliveira
Fala Rui, obrigado pelas informações. Pelo visto a NART foi importante e representou bem a marca.
Agora, ter um carro desses hoje em dia é para poucos, e ainda rodando pelo Brasil. Deve ser muito legal ver uma ao vivo, realmente muito bonita.
Abraço.
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Fala Tohmé, é bonita mesmo essa Ferrari, diferente e com um design único, uma obra-prima da marca.
Abraço.
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Oi Rafael, valeu pelas informações também, foram devidamente atualizadas. Pelo visto tem muita história pra contar sobre a NART, participação até na F1!
E o carro é demais mesmo.
Abraço.
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