Enfim, o Peugeot 905 LM que apareceu no post anterior. Nas fotos acima a versão inicial do carro, e na minha opinião a mais bonita, que estreou no final da temporada de 1990 do WSC (World Sportscar Championship), e correu a temporada completa de 1991. O motor já era o Peugeot V10 3.5L de 650HP, similar aos motores de F1 da época. Assim como em 90, o carro de 91 não era tão rápido quanto os concorrentes, principalmente o Jaguar XJR-14 que fazia voltas tão rápidas quanto os F1 da época. Mesmo assim conseguiu com sorte uma vitória em Suzuka, mas os dois carros abandonaram antes de 4 horas de corrida em Le Mans. Antes do fim dessa temporada o projeto foi revisto, principalmente a aerodinâmica, e o carro ganhou um novo visual e um motor mais forte com 670hp, e passou a se chamar 905 Evo-1 B. Conquistaram mais duas vitórias e terminaram em 2º lugar no campeonato.
Nesse ponto eu fiquei em dúvida pois encontrei duas versões do 905 Evo-1 B. A versão logo abaixo, mais simples e que eu acredito ser a primeira, e a versão com faróis logo depois.
Mas continuando, para a temporada de 92 do WSC o carro teve mais alguns ajustes na aerodinâmica e no motor, e era uma das duas únicas participações oficiais de fábrica, juntamente com a Toyota. Sendo assim, a única corrida que representou algum desafio para os Peugeot no Grupo C foi as 24H de Le Mans, mas o carro venceu e conquistou também o terceiro lugar.
Em 1993, após 40 anos, o WSC foi cancelado, sendo mantida apenas a corrida de Le Mans que não poderia faltar. A Peugeot já vinha desenvolvendo o 905 Evo-2 para a temporada, mas se viu obrigada a voltar as atenções novamente para o modelo anterior e a última participação na corrida de 24H na França. E aproveitaram para dar logo um show conquistando as três primeiras posições da corrida e se despedindo por um bom tempo do campeonato de protótipos, que só foram voltar em 2007 com o 908.
Em 1994 eles se voltaram para a F1 como fornecedores de motor da McLaren, onde ficaram até o ano 2000, quando foram para o campeonato de Rally (WRC).
Abaixo o último modelo do lendário e belo carro, que marcou época na famosa corrida de 24h.
Obs: Desculpem o texto enorme, mas era muita história pra contar.
4 comentários:
Os caras chegaram, arrebentaram e saíram da mesma forma.
O carro é lindo.
A das últimas fotos são fantásticas, até meu wallpaper é uma destas...
Simplemente lindas.
Grande abraço.
Rafael Oliveira.
É verdade Tohmé, foi bem por aí mesmo, não estavam de passagem, e além de tudo fizeram belas máquinas.
Abraço.
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Fala Rafael,
Eu preferi o das primeiras fotos, mas o último modelo também é incrível, e realmente dá um belo papel de parede.
Valeu cara, abraço.
Texto muito bom e esclarecedor. Apenas faltou mencionar o porquê dos 905 não terem retrovisores (externos)... hehe...
Allan - allan_guima@hotmail.com
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