Primeiro dia do ano, e primeiro post do ano de 2010. Espero que todos tenham passado bem a virada. E para começar como prometido, vou atender ao pedido do amigo e um dos grandes colaboradores do blog, o Leandro Castro do Fórmula Total. Ele viu a miniatura desse carro no excelente blog do camarada Tohmé (Minis no Mundo), e sugeriu que eu fizesse um post sobre ele.
Esse é o diferente Matra 640 Essai Avril, especialmente projetado para disputar Le Mans em 1969, por coincidência a mesma prova da foto do post anterior. O carro ganhou um visual parecido com o do Peugeot CD que falarei mais no próximo post também a pedido do Leandro. Carroceria arredondada, com as rodas traseiras levemente cobertas e duas asas traseiras verticais na traseira marcam o visual diferenciado e incomum desse carro.
Mas infelizmente a bela máquina teve uma vida muito curta. No seu primeiro teste em Le Mans, pilotado por Henri Pescarolo, o carro "decolou" alguns metros depois da reta Mulsanne, se desintegrou e pegou fogo. Milagrosamente o piloto saiu com vida mas com sérias queimaduras. O piloto alegou que as asas dianteiras muito flexíveis em altas velocidades fizeram o carro decolar, enquanto o criador do carro, Robert Choulet, afirmou que se Pescarolo tivesse dosado a aceleração, o problema poderia ter sido detectado e o acidente evitado.
Após o acidente, chegou-se a conclusão que embora o carro pudesse atingir velocidades muito altas, apresentava sérios problemas aerodinâmicos, e o projeto foi abandonado. Para nossa sorte alguém resolveu reconstruir o modelo algum tempo atrás baseado no projeto original, e é o que aparece nas fotos aqui.
2 comentários:
Pipe...
Que coisa mais linda... eu curto carros com concepções aerodinâmincas...
Le mans é pista de decolagem mesmo... rss, não sabia que havia decolado carro antes das slk-gtr (um dos carros mais lindo de todos os tempos) no final da década de 90...
Creio que quem estava correto era o Henry, pois com tantas vitória (4), é um dos reis de Le Mans.
Abraços.
Rafael Oliveira.
Fala Rafael, esse Matra é realmente bonito, bem diferente do que estamos acostumados a ver, uma pena não terem seguido com o projeto.
Mas sobre a decolagem da Clk GTR eu tenho uma foto do exato momento do giro que o carro dá, vou aproveitar que vc lembrou isso e vou postar a foto e depois fazer um post dele q é realmente muito bonito.
Agora, eu também acredito mais no piloto do q no projetista, o cara tava lá dentro e tinha muita experiência pra saber o que estava falando, sem dúvida um dos grandes nomes da famosa corrida.
Abraço cara.
Postar um comentário