Ford C100

Posted Posted by Pipe in , , Comments 7 comentários



Vou iniciar uma sequência de protótipos e o primeiro é o Ford C100, um dos protótipos mais bonitos que a Ford já fez, principalmente o modelo branco. Pelo que encontrei de informação, não teve muito sucesso nas pistas. Sua principal participação foi no ano de 1982 nas corridas de longa duração do Grupo C, mas também chegou a disputar provas em 81 e 83, só que de forma mais discreta.

A Ford alemã apostou nesse carro com motor Cosworth DFL V8 3.9L, mas acabou sendo uma decepção, mesmo nas mãos do famoso piloto Klaus Ludwig. Nas 24H de Le Mans de 82 os dois carros abandonaram com problemas elétricos, e em outras provas famosas só obtiveram resultados medianos ou não completaram a corrida.

A montadora abandonou o projeto no final da temporada de 82, e um carro foi vendido para uma equipe particular, e o outro ficou com a preparadora Zakspeed, que fez algumas modificações no carro e passou a chamá-lo de Ford C1/4 e depois C1/8, e chagou até a ganhar uma corrida.

Achei alguns modelos com pinturas e frentes diferentes, mas parece que os originais são os brancos com logo Ford e os laranjas da Jagermeister. Esse amarelo e verde não sei bem de quando é, mas deve ser um modelo reformado para eventos de exibição, e a pintura ficou bem maneira.

*Atualizado
O amigo Claudio Paes Leme passou uma informação interessante.O projeto inicial do belo C100 é de Len Bailey, que também participou do desenvolvimento de outros carros famosos como o GT40, o Gulf Mirage M6, o Ford 3L P368, o Emka Aston Martin, e ainda do Iso Rivolta e do Politoys FX3 de Frank Williams na F1. Um currículo de respeito, que não foi necessário para que o carro atingisse os resultados desejados.


7 comentários:

Alysson Prado "Balo" disse...

Pois é Pipe este pode ter sido um fracasso nas pistas, mas aos nossos olhos fica difícil acreditar nisso, já que este é um belo prótótipo.

Parabéns pelo post, abs.

Alysson Prado "Balo" disse...

Pipe agora você é um First Class(rs)!

abs.

Pipe disse...

Fala Alysson, obrigado.
O carro é bonito mesmo, uma pena não ter obtido os resultados esperados, mas pelo menos ficou pra história por seu visual.

E valeu mesmo pela referência no First Class cara, show de bola.

Grande abraço.

Rafael Oliveira disse...

Fala Pipe...

Como eu já disse, quase todos os bólidos de competição da Ford são lindos... com linhas simples mas bem organizadas.

Excelentes fotos.

Abrços.

Rafael Oliveira.

Tohmé disse...

Foi um lindo e grande fracasso. Deve estar nas mãos de colecionadoresa sortudos.

Claudio Paes Leme disse...

Pipe,bom dia.

O C100 realmente é um belo carro. O Amarelo não chegou a correr. A exemplo da Renault que fez uma van equipada com o motor V10 da F1 e o Prost dava voltas com jornalistas em seu ultimo ano de Williams Renault (93) a Ford fez uma van (só a casca claro)Transit com o motor DFL e o chassi desse C-100. O projeto inicial do carro é de Len Bailey que participou do desenvolvimento do GT40, desenhou também o Gulf Mirage M6(que você já postou) o Ford 3L P68 e os Emka Aston Martin do Gruypo C. Na F1 ele fez os belos e lentos Iso Rivolta de Frank Williams(73) e terminou o projeto de Ron Tauranac do Politoys FX3 também do time de Frank Williams (72). Abraço grande

Pipe disse...

Concordo Rafael,
Eles podiam não saber acertar o carro, mas na aparência eram impecáveis, rsrs.
Ainda tenho mais alguns carros da Ford para por aqui, aguarde, rsrs.
Abraço.
-------------------------------------

Fala Tohmé,
Excelente frase cara, resumiu bem a história do carro, rsrs.
Mas com certeza algum feli$ardo tem um desses guardado em casa pra passear em Goodwood de vez em quando, rsrs.
Abraço.
------------------------------------

Oi Claudio, boa tarde.
Imaginei que o amarelo fosse só de exposição mesmo, já que não achei registro dele correndo, mas valeu pela confirmação.

Eu tenho fotos dessas Vans da Ford e da Renault, bem lembrado, vou fazer um post delas, são diferentonas, não combinam muito com as pistas, mas ficaram são bonitas.

Agora, bela lista que você botou aí dos trabalhos do Bailey, vou ver se pesquiso cada um pra aparecerem aqui depois, e vou atualizar o post com essa informação.

Obrigado pela participação.

Abraço.