Aí está o Corvette GTP, que disputou o IMSA GT no EUA de 1984 a 1989 na classe GTP, daí o nome. Era o carro oficial da General Motors desenvolvido junto com a Lola Cars International do Reino Unido, e apesar do nome, tinha muito pouco em comum mecanicamente com o Corvette original. Foi uma maneira da fábrica brigar nas pistas diretamente com seus concorrentes como Jaguar, Porsche, Nissan e Mazda.
De início a GM tinha dois motores a disposição, um V6 Turbocharged 3.4L e um V8 5.7L aspirado que seriam usados de acordo com cada pista. A aparência do carro era a do Corvette C4 na frente com um traseira alongada. Para temporada de 86 houveram algumas mudanças, como um novo chassi, o abandono do motor V8 e a modificação no motor V6 que passou a 3.0L. E em 88 a fábrica usou um V8 6.0l. Não parece ter obtido resultados convincentes.
No fim de 88 a GM resolveu abandonar o projeto, mas o carro continuou em 89 com uma equipe particular que teve que abandonar no meio da temporada devido a vários acidentes. E em 1990 o carro foi bastante modificado e inscrito nas 24H de Le Mans com um motor 10.2L V8 com 950HP por uma outra equipe, mas devido a problemas elétricos na qualificação não chegou nem a disputar a corrida, e marcou o fim do carro.
Ao todo foram sete carros diferentes sob o nome de Corvette GTP. Achei o modelo bem bonito, principalmente o preto e cinza das primeiras fotos, um visual esportivo e nervoso, como um bom Corvette deve ser.
2 comentários:
Pipe...Imagine a Vette de 10 litros na Mulsanne...
Coisa de louco!!
Abraços.
Rafael Oliveira.
Rafael, nem imagino cara, devia ser absurdo, pena o carro ter dado problema e não participar da corrida. Com certeza seria um ótimo adversário com essa usina de força.
Abraço.
Postar um comentário