Saindo das pistas de antigamente direto para a terra, resolvi fazer esse post de hoje baseado em umas fotos enviadas pelo camarada e colaborador Leandro Castro, do blog Fórmula Total. Não conhecia ainda esse carro, mas achei bonito e fui atrás de mais fotos e informações. Esse é o Seat Cordoba WRC, que disputou o campeoanato mundial de Rally nos anos de 98, 99 e 2000.
Após as conquistas do Seat Ibiza no campeonato de Rally de 2.0Ls por três anos seguidos (96, 97 e 98), a fábrica resolveu entrar pra valer no WRC (mundial), e investiu no desenvolvimento do Cordoba. O carro estreou em 98 e conseguiu alguns bons resultados no campeonato, mas nunca o suficiente para chegar ao topo do pódio. Após outra temporada abaixo do esperado em 99 e 2000, a Seat resolveu encerrar o projeto e dar adeus as pistas do WRC. Interessante reparar a ligação da Seat com a Repsol já há bastante tempo, parceria que dura até hoje no WTCC, e que inclusive levou o título desse ano.
O motor era um 4 cilindros 2.0L turbo charger gerando em torno de 315HP.
E segundo informação do amigo Volney, um carro desses já andou correndo pelo Brasil. Não se sabe exatamente nem quando nem aonde mas passou por aqui.
2 comentários:
Bem legal ele, inclusive já disputou algumas etapas de Rally em terras tupiniquins.
Não sabia que tinha andado por aqui Volney, mas valeu pela informação. O carro é maneirinho mesmo.
Abraço.
Postar um comentário