F1: Shadow Ford DN5
Descobri esse carro na internet há um tempo atrás e achei diferente, mas um diferente legal. Esse é o Shadow Ford DN5, que disputou a temporada de F1 de 1975, 76 e 77 com os pilotos Jean Pierre Jarrier, Tom Pryce e Renzo Zorzi. O motor era um Ford Cosworth DFV V8.
A pintura preta com o degradé na lateral e as rodas escuras dão um visual bem maneiro a esse carro. E o desenho dos carros de F1 dessa época também eram bonitos.
Nas fotos acima, o carro de Tom Pryce no Festival de Goodwood recentemente. Pryce que morreu tragicamente em 1977 pilotando esse carro, aos 27 anos de idade, após ser atingido na cabeça pelo extintor de incêndio de um fiscal de pista que ele atropelou a mais de 250Km/h, matando também o fiscal, um dos acidentes mais bizarros da história da F1.
E abaixo fotos da época, sendo Tom Pryce no primeiro carro e Jean Pierre Jarrier no segundo.
-
▼
2009
(220)
-
▼
dezembro
(41)
- Largadas: Le Mans 1969 e 1966
- Spitting Fire: Ferrari 512S
- Red Bull Racing: Hyundai Genesis Coupé - Drift
- Toyota Starlet
- Aston Martin DBS V8
- Aston Martin DBRS9 e Ford GT
- Nascar: Ford Taurus e Chevy Monte Carlo
- Gulf Racing: Mirage GR7 / Mirage GR8
- Carga Rápida: Ferraris 512S
- Largadas: F1 GP Japão 1988
- Martini Racing: Brabham BT45B
- Martini Racing: Brabham BT44B
- Alfa Romeo 33 TT3 Spider
- Spitting Fire: Ferrari F430 GT2
- Jaguar XKR GT2
- Jaguar X-Type - BTCS
- Porsche Racing: 936 Warsteiner
- Spitting Fire: Renault Alpine V6
- Kia Pro_cee'd - BTCS
- Suzuki XL7 Pikes Peak
- Ford Fiesta Pikes Peak
- Post Número 200!! Ford RS 200E
- Peugeot 307
- Mercedes AMG
- Stealth B6
- Peugeot 308 - STCC
- DTM: Mercedes C36 AMG
- Red Bull Racing: Audi TT DTM
- F1: Arrows A2
- Gulf Racing: McLaren F1 GTR
- Largadas: Fia GT 1997
- Mini Coopers
- Carga Rápida: Mini Cooper
- Spitting Fire: Mazda RX7
- F1: Shadow Ford DN5
- Rally: Seat Ibiza Kit Car
- Rally: Seat Cordoba WRC
- Clássicos: Indy Roadster
- Aston Martin AMR1
- A1GP: EUA e Brasil
- F1: Renault R27
-
▼
dezembro
(41)
- Pipe
- Rio de Janeiro, Brazil
- Um apaixonado por carros e corridas. Sugestões e críticas são sempre bem vindas: felipemadsen@gmail.com
6 comentários:
A Shadow sempre manteve um diferencial na aparência de seus carros em relação aos outros.
Concordo com o Joel. Sempre fui admirador das Shadow. Lindos e andavam bem.
Os carros dos anos setenta são realmente diferentes de tudo que anda e andou em quatro rodas.
Alguns são bonitos, outros são desprovidos de beleza e charme, mas sempre serão lembrados por serem inovadores.
Abraços amigo
Fala Joel, eu não conhecia a equipe, mas achei o visual desse carro bem legal.
Valeu pela visita.
Abraço.
---------------------------------------
Fala Tohmé, como disse acima não conhecia o carro, mas realmente é diferente, impactante. Imagino na época como não devia chamar a atenção.
Abraço cara.
---------------------------------------
E aí Leandro, concordo contigo cara, nessa década teve muito carro diferente, muita coisa esquisita, mas muito coisa legal. Só não entendi se você achou ou não o Shadow bonito, rsrsrs.
Abraço.
Nunca esquecerei do passeio do J. P. Jarier e seu Shadow em Interlagos 1975. Quebrou a oito voltas do final dando ao nosso saudoso José Carlos Pace sua única vitória na F1.
Oi Carlos,
Não era nascido na época e não pude acompanhar essa corrida, mas imagino que tenha sido muito boa, não só pela presença da bela Shadow, mas também pela vitória inesperada do moco.
Valeu pela lembrança e pela visita.
Abraço.
Postar um comentário