Lotus 79 de Mario Andretti.
Lotus 79 de Carlos Reutemann em 1979.
GP do Canadá. Lotus 79 de M. Andretti atrás do Ensign N179 de M. Surer,
e a frente da Brabham BT49 de N. Piquet. Infos do Caranguejo.
Esse blog tem andado mais devagar que o carro da Hispania, mas é que estou passando por um momento com pouca inspiração e principalmente animação. Não sei porque, mas acho que deve ser normal, aos poucos vou movimentando o blog pois foto e assunto é o que não falta. E para re-iniciar os posts esse mês e dar continuidade as séries de pinturas famosas escolhi duas representantes do Martini Racing, só que com pinturas diferentes daquela branca, azul e vermelha mais comum, são elas a Lotus 80 e a Lotus 79. Vale lembrar também que antes de estampar sua marca nas Lotus, a Martini já tinha aparecido em outros F1, duas Brabhams, a BT44B com a pintura mais tradicional branca e a BT45B com uma bela pintura vermelha, ambas já mostradas nessa série.
No começo da temporada de 1978 a Lotus estreou o modelo 79 ainda com a famosa e bonita pintura preta e dourada da John Player Special, que depois deu lugar a esse british green com patrocínio da Martini e da Essex, o carro das primeiras fotos. É uma pintura bonita, prefiro a da JPS, mas há quem ache uma das mais bonitas dos anos 70. Enfim, esse carro foi o primeiro a explorar todo o conceito de "carro-asa", era quase imbatível devido a sua aderência superior ao dos adversários. Venceu oito das quinze etapas do ano e deu o único título da F1 de Mario Andretti, além do vice-campeonato póstumo de Ronnie Peterson.
Já no ano seguinte, a equipe estreou o modelo 80, teoricamente uma evolução do 79, mas que se revelou um dos maiores fracassos da F1. Foi criado para ser o carro-asa perfeito e até conquistou um terceiro lugar em sua corrida de estreia, mas depois disso se mostrou pouco competitivo e muito difícil de acertar, fez apenas mais três corridas e foi aposentado das pistas. Chapman apostou tanto no efeito-solo que o carro se tornou impraticável nas curvas, mesmo depois de instaladas asas. A equipe utilizou então o 79 no restante da temporada, mas já estava ultrapassado e não arrumaram mais nada. Ao menos o 80 serviu como ponto de partida para a pesquisa da suspensão eletrônica que foi paras as pistas alguns anos depois.
Mario Andretti na fracassada Lotus 80.
5 comentários:
Pipe, o piloto que está no comando do Lotus 79 na segunda foto do post não é o Peterson e sim o argentino Carlos Reutemann, nota-se isso pelo capacete e pelo fato do número 2 estar pintado no carro, o que mostra que esse carro foi utilizado na temporada de 1979, ou seja, após a morte de Peterson, que ocorreu em 1978.
Fala Lui,
Legenda devidamente corrigida, valeu pela informação, eu não sabia mesmo. Mas você entende muito sobre automobilismo cara, show de bola.
Abraço.
Pipe, vc não imagina o que esse carro fazia nas curvas!!!
Vi o Andretti andando em Interlagos com ele.
Abs
Rui
Um verdadeiro torpedo... fantásticas fotos...
Abs.
Rafael Oliveira
Fala Rui,
Não imagino mesmo, mas pelo que li era impressionante. E ver ao vivo deve ter sido incrível, inveja boa que eu senti cara, rs.
Abraço.
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Valeu Rafael, esse carro acabou com aquela temporada mesmo e marcou época. Show de bola.
Abraço
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