Grupo B: Audi Quattro A1 / A2

Posted Posted by Pipe in , , Comments 3 comentários


Audi Quattro A1 em ação.

Essa série andava muito sumida, e nada melhor do que um clássico para retomá-la em grande estilo. Esses carros marcaram época no início da década de 80, e foram responsáveis pelo sucesso posterior da Audi nas pistas dos mais variados campeonatos e nas ruas. Como tem mais de um modelo, serão dois tópicos sobre esse assunto.

Antes de falar dos carros desse post é preciso contar um pouco da história de seu antecessor, o Audi Quattro, que não está presente aqui, mas foi um dos carros de rally mais importantes de todos os tempos por ser o primeiro a utilizar tração nas quatro rodas. Ele estreou no Grupo 4 em 1980, e em 1981 Michèle Mouton conquistou a primeira vitória de uma mulher em uma etapa do WRC. No ano seguinte os dois carros de Hannu Mikkola e Michèle Mouton venceram sete etapas do campeonato e deram o primeiro título de construtores a Audi. Sem dúvida a tração 4x4 estava fazendo diferença.

Em 1983 para se adaptar as novas regras do Grupo B a Audi lançou o Audi Quattro A1, que tinha um motor turbo de 5 cilindros com 2145cc e 340HP. O modelo vinha bem, mas sofreu algumas evoluções nessa mesma temporada, e surgiu então o "Audi Quattro A1 Evolution", ou Audi Quattro A2. O visual era bem parecido, incluíram umas tomadas de ar em alguns pontos do carro, e o motor de 5 cilindros turbo passou a ter 2110cc e 360HP. Foi nesse ano também que a Lancia lançou os promissores 037 para bater de frente com os Audis. O A2 ganhou o campeonato de pilotos com Hannu Mikkola, mas a fábrica italiana ficou com o de construtores.

O A2 ainda disputou e venceu algumas etapas da temporada de 1984, mas logo depois foi lançado o modelo Sport Quattro, que originou o S1. Mas isso já é assunto para o próximo post. Vale destacar a beleza desse Quattro A2 branco com a pintura da Audi, muito lindo, coloco no top five de beleza dos carros de rally.


Audi Quattro A2 em seu habitat natural.

3 comentários:

Fórmula Total disse...

Fala Pipe

Ótimo post, mas contém um pequeno erro. Michèle Mouton foi vice campeã. Ela chegou a vencer três provas naquele ano(82), mas acabou quebrando na última etapa e perdeu o campeonato.

Mais informações aqui http://formulatotal.wordpress.com/2009/11/16/mulheres-ao-volante-michele-mouton/

Abraços

Leandro Castro

Volney disse...

Um dos meus sonhos de consumo, como alguns outros carros do extinto Grupo B.

Pipe disse...

Fala Leandro, valeu cara.
Mas então, obrigado pela correção, onde eu peguei a informação estava errada. Eu lembro desse seu post sobre a história dela, bem bacana, tem até comentário meu lá, rs.
Abraço.

------------------------

Fala Volney, é verdade, muitos dos carros do Grupo B são incríveis e verdadeiros sonhos para qualquer fã de corridas.
Abraço.