A década de 60 foi sem dúvida incrível para a história dos carros protótipos, e um dos veículos lançados nessa época foi esse simpático e bonito Chevron B8. Criado no final dos anos 60 pelo britânico Derek Bennett, construtor de carros e inventor da marca, o B8 foi uma evolução dos modelos anteriores visando participar do Group 4 da FIA na GT Class. Naquele tempo para ser homolagado nessa categoria um carro de corrida precisava de pelo menos 50 unidades produzidas, e embora tenha chegado apenas perto desse número, o B8 conseguiu o ok final considerando os modelos anteriores que já tinham sido produzidos e não catalogados e as peças em estoque para construir as unidades restantes.
Correu de 68 a 70 e utilizou vários modelos de motores, como Ford e BMW, conquistando vitórias importantes tanto no campeonato nacional como no internacional (venceu as 24H de Daytona), solidificando a reputação da marca como construtora de carros rápidos e duráveis. E por isso hoje é uma escolha bastante comum para disputar os eventos de históricos, conseguindo bater de frente com os GT40 e as Lolas T70. Aliás, a frente do carro me lembrou a T70 MKIII mostrada nesse post. Todos os modelos das fotos são show, mas se fosse pra escolher um ficaria com o #133 de bico vermelho aí de cima, que belo brinquedo.
*Atualizado
O amigo Rui Amaral (blog Hitória que Vivemos) mandou a imagem de uma reportagem da época em que o Chevron B8 corria, que faz um pequeno resumo dessa prova especificamente. E nessa reportagem estava essa imagem da largada onde vemos pelo menos três B8s, uma Lola T70 MKIII, uma Lotus Europa, um Porsche 907 e parece que uma Ferrari lá no canto (acrescentou o Rui), ótima imagem, valeu Rui!
4 comentários:
Gostei do prata da primeira foto, deve ser coisa de outro mundo guiar um carrinho desse.
Pipe, pra mim é muito baseado na Ferrari 250 LM.
Valeu Pipe,alem deles lá atras Lotus Europa, Porsche 907 e lá no cantinho parece uma Ferrari.
Abs
Rui
Fala Volney,
O prata é maneiro mesmo, seria difícil escolher um, rs. Pilotar deve ser incrível cara, sei nem o q dizer...
Abraço.
-------------------------------
Fala aí Tohmé,
Eu não lembrava dessa Ferrari, mas dei uma procurada em fotos pela internet e realmente parece mesmo com o B8. Embora eu ainda ache o Chevron mais bonito.
Vou ver se falo dessa Ferrari qualquer dia desses.
Abraço.
--------------------------------
Fala Rui,
Valeu pelas informações e pela reportagem, atualizei o post.
Abraço.
Postar um comentário