GT40 -Equipe Ifesteel

Posted Posted by Pipe in , , Comments 5 comentários



Sei que preciso falar mais do automobilismo brasileiro, é uma dívida minha aqui no blog, algumas pessoas já sugeriram carros e tudo. Pretendo ir melhorando isso aos poucos. E aproveitando isso, esse é o GT40 da Equipe Ifesteel que disputou algumas provas da Divisão 4 em 1973 com o piloto Arthur Bragantini, belo exemplar do modelo.

Algumas pessoas vão dizer que na D-4 só podiam correr protótipos nacionais com motores nacionais, e era verdade, só que em 73 o regulamento permitiu carros estrangeiros desde que utilizando motores nacionais (ou homologados), uma verdadeira "salada" para tentar manter os importados em atividade. Sendo assim, esse GT40 correu com motor de Maverick, mas não teve muito sucesso.

Quem se lembrar e quiser, pode contar mais sobre o carro e essa época diferente do nosso automobilismo.

Abaixo, a largada com o GT40 de Bragantini na frente, seguido no meio por um protótipo Avalone da Equipe Motoradio pilotado por Francisco Lameirão, e no alto da foto um outro protótipo Avalone. Bons tempos esses, pena que não era nascido para poder acompanhar de perto.

* Atualizado
O amigo Rafael Oliveira acrescentou mais algumas informações desse carro. Ele veio para o Brasil em 1969, não conseguiu os resultados esperados e por falta de tecnologia para manutenção, foi deixado um bom tempo de lado. Depois já na equipe Ifesteel seu melhor resultado foi um sexto lugar na Divisão 4, e mais tarde foi vendido para os EUA onde corre até hoje. As histórias de que esse carro venceu tudo por aqui não são verdadeiras.

*Atualizado 2
O Carlos de Paula informou que o Avallone #2 no alto da foto era do Luis Carlos Pinto Fonseca, também conhecido como "Kid Cabelereira". E nesse post em seu blog ele conta muitos outros detalhes da história desse GT40 aqui no Brasil, vale dar uma conferida.


5 comentários:

Volney disse...

Mais um GT40 no Brasil, e esse eu não tinha cohecimento. O que será que fizeram com a mecânica original dele?
Bons tempos de automobilismo brasileiro, carros fantásticos e histórias incríveis.

Rafael Oliveira disse...

Esta menina... existem tantas histórias dela...mas vamos lá...rss

Ela foi adquirida em 1969... por incrível que pareça, com parcas vitórias (se não me engano, 3, 4 no máximo) era tido como "zicado", ficou mutio tempo parado, por falta de tecnologia para manutenção, era uma outra época...
Na fase da foto, com o Bragantini, o melhor resultado foi um sexto no brasileiro Divisão 4... depois foi vendida para os states e corre até hoje... mas alguns sites dizem que venceu todas as corridas aqui... fato inverídico.

Vou sugerir o site do mestre joca, que conta a história da GT 40 beem melhor...

Grande abraço.

Rafael Oliveira.

Pipe disse...

Fala Volney, também não conhecia esse GT40 até esbarrar com ele pela internet. Não sei dizer o que fizeram com a mecânica original, mas deve ter sido botada de volta no carro quando venderam para os EUA.
Sem dúvida tempos incríveis, com muita história pra contar.
Abraço.

--------------------------------

Fala Rafael,
Mais uma vez valeu pelas informações. Pelo visto então o carro foi uma grande decepção. Também, mudaram o motor e vai saber mais o que.
Valeu também pela dica do site do mestre joca, já tinha ouvido falar mas ainda não tinha visitado, realmente muita história do nosso automobilismo. Preciso gastar um bom tempo lá, rs.
Abraço.

Carlos de Paula disse...

O outro Avallone é do Luis Carlos Pinto Fonseca, o Kid Cabeleira, dono de cartorio em BH. Para os interessados escrevi um texto razoavelmente longo sobre o 1083, no meu blog http://brazilexporters.com/blog/index.php?blog=5&s=1083&submit=Search

Pipe disse...

Oi Carlos, seja bem-vindo e obrigado pela informação, já foi devidamente atualizada no post. Valeu pelo link também, um ótimo post sobre a trajetória desse GT40 aqui no Brasil.
Abraço.